quarta-feira, 20 de julho de 2011

Nova Lei das Reformas

A minha geração passou as «passas do Algarve» não toda é claro, mas atrevo-me a dizer que talvez mais de 90% não teve infância nem adolescência, os Rapazes passaram de bébes a homens começando na labuta por volta dos dez anos de idade, no campo ou aguardar o gado, na sua maioria, com as Raparigas acontecia o mesmo, embora em trabalhos mais leves como «Criadas de servir» algumas a sofrer ainda mais que os Rapazes tal a qualidade de algumas patroas, tudo isto passou felizmente á história, com algumas excepções.

Mas na minha geração nem tudo foi mau, aprendemos a ser Homens e Mulheres respeitadores/as dos seus semelhantes, arranjávamos trabalho com alguma facilidade, embora mal pago, os mais aventureiros Imigravam para melhores paragens, quase sempre a «salto» tal a dificuldade de o  fazer legalmente, instituiu-se a reforma ou aposentação, as oito horas de trabalho passaram a ser respeitadas por muitos ( hoje a voltar para trás já se trabalha novamente de sol a sol, e até mais, conheço casos destes) e passámos a ter, julgávamos nós até ir para a «quinta das tabuletas» uma reforma paga a tempo e horas, outra ilusão, vivemos agora com a incertesa do amanhã.
E o que esperam agora os mais novos? emprego? não há! reformas? talvez!  que Mundo este que nos deu tantas esperanças e que agora só nos trás desilusões, a seguir mostro o futuro que aí vem já ao virar da esquina.


 APROVADO HOJE EM CONSELHO DE MINISTROS, ENTRA PARA A SEMANA EM VIGOR

 «6 Coisas que não sabes sobre as consequências do aumento da idade de reforma»

 
1 - Todos os locais de trabalho com mais de 100 trabalhadores vão passar a ser obrigados a ter agência funerária. Com mais de 500 trabalhadores vão também ter que ter um crematório (preferencialmente junto à zona de economato).


2 - Ao completar 85 anos o trabalhador pode começar a trabalhar só da parte da manhã, mas também passa a trabalhar nas manhãs de Sábado.


3 - Todas as repartições públicas vão estar equipadas com megafones para os utentes se fazerem ouvir.


4 - Não vai ser necessário pagar 13º mês nem subsídio de férias aos trabalhadores com Alzheimer.


5 - O governo já tem uma parceria com a Ausónia e todos os locais de trabalho vão estar equipados com dispensadores de fraldas para adultos.

 6 -Nos serviços com atendimento ao público os utentes/clientes que mudarem as fraldas aos funcionários têm atendimento prioritário.






 

 






2 comentários:

Tintinaine disse...

A única alegria que me resta é que o estouro não deverá acontecer no tempo que me resta de vida.
E depois de eu embarcar não valerá a pena preocupar-me com aquilo que por cá acontecer.

António Querido disse...

É pá, atão em Marte, já há Conselho de Ministros!
Já sei, o vai vem que aterrou hoje na América, ao passar por Oeiras deixou cair o texto que roubaram aos Marcianos!
Eu também começo a ter dúvidas, se ainda habito na Terra!
Saúde da boa a todos os cotas como eu!