quarta-feira, 6 de julho de 2011

Macumba é que está a dar

Ao passar na estrada que liga Porto Salvo a Oeiras junto ao Colégio das Freiras, (sem Elas) e nuns metros de estrada desactivada e que servia para depósito de entulho até lá colocarem uns pedregulhos á entrada e saída, hoje de manhã cedo, quando fazia a minha caminhada deparei com um «espectáculo» que já não é a primeira vez que vejo, aliás  a primeira vez até saí a ganhar com a bruxaria, pois é de bruxaria que se trata, mas já que estou com a mão na massa vou começar pela primeira vez.

Esta primeira vez passou-se ainda circulava por aí o defunto Escudo de boa memória, portanto antes de Janeiro de 2002 data em que começou a circular o Euro que nos vai levar á ruina.
Como ia dizendo, fui com a Patroa dar uma volta pela Serra de Sintra, e como acontece em todas as Serras com vegetação, um indígena não tem problemas em arranjar casa de banho para verter águas, pois atrás de cada arbusto encontramos uma, e foi esse o meu destino pois era Verão e tinha ingerido bastantes líquidos, e ao aproximar-me de um arbusto deparo com um alguidar de barro, cheio de comida já seca, garrafas, velas e cigarros á sua volta, e em cima da comida seca uma quantidade apreciável de moedas variadas.

Fui chamar a minha Maria que tinha ficado no carro para apreciar o espectáculo, e ao mesmo tempo trazer um saco de plástico para trazer as moedas que ali estavam sem utilidade nenhuma, quando na minha mão ainda iam pagar uns cafézinhos, a minha Mulher que acredita ou pelo menos tem um bocado de medo destas bruxarias, por nada cria que eu trouxesse as moedas, mas comecei a pensar que se não fosse eu, alguém as iria apanhar e não resisti, não só trouxe as moedas como veio com elas o alguidar que ainda hoje tenho no meu quintal,(juntamente com outras inutilidades) na Terra.

Já deparei com outros do género nas minhas caminhadas, mas a de hoje estava nos trinques, só lá faltavam as moedas, de resto estava o prato completo, Bebidas e Comidas, até um charuto lá estava, e lembrei-me de tirar umas fotos para quem nunca se deparou com aquilo que se passa com alguma frequência aqui por estas bandas, parece que são Africanos/As ou Brasileiros/As que acreditam nestas coisas que fazem estas refeições para o pedir alguma graça, ou para agradecer algum beneficio, isso não sei  pois não estou por dentro do assunto, chama-lhe se não erro macumba.

 Depois da descoberta de hoje  na rua, quando cheguei a casa deparei com uma brochura na caixa do correio, na capa da qual vinha uma inofensiva chamada de atenção para a maneira como nos alimentamos, mas depois no interior tem uma meia dúzia de páginas, onde se afirma que os cataclismos que têm acontecido ultimamente, tais com  o ataque ás Torres Gémeas, o Tsunami na Ásia, os grandes Terramotos, as ultimas revoltas em África e Ásia, e vejam só até o recente e actual epidemia de E-Coli, estavam previstas nas sagradas escrituras, ora lembrei-me de mandar um recado ao nosso novo Primeiro Ministro dando-lhe conhecimento destas descobertas, para que ele passe a investir nestas coisas do além, ao invés de ter que queimar os neurónios a tentar descobrir alguma maneira do «barco não afundar», pois as ultimas noticias sobre o estado da Nação parece-me que só lá vai com ajuda de algo sobre-natural, porque não, em vez de grandes economistas recrutar nomes com o bruxo Alexandrino ou a taróloga Maia?





3 comentários:

Tintinaine disse...

Parece-me que tens razão, só com uma boa macumba é que isto vai lá.
Estes gajos da Moody's que nos baixaram o «Rating» bem mereciam uma macumba para nunca mais entesarem o pau, já que nos querem entesar a nós.

Anónimo disse...

Por incrível que pareça escrevi um longo comentário para na públicação e tenatado como anónimo tenha ído à vida.
Isto é mais forte que eu.
As minhas desculpas e um forte abraço.

António Querido disse...

Um bom OBSERVADOR está sujeito a observar de tudo, as moedinhas serviram, vai passando porque em vez de moedas pode começar a aparecer, notas de 100€ espetadas em paus!
Quanto aos gajos da Moody´s, atem-nos a uma árvore, e espetem-lhe uma macumbada em cada um!
Pessoas que acreditam nessas coisas de macumba, também já passaram aqui pela Cova-Gala e deixaram o repasto na praia, há disso em todo o lado.