sexta-feira, 6 de julho de 2012

Ser, ou não ser Doutor

Não sou muito de escrever sobre Ministros individualmente., talvez porque os considero como fazendo parte dum grupo escolhido a dedo para  nos azucrinar  vida, tendo todos andado na mesma escola, aprendendo os mesmos tiques e sacanisses, mas este Relvas já me fez um dia escrever sobre as suas habilidades «informativas e secretas» (como temos memoria curta lembro que foram ameaças a uma Jornalista e a sua ligação ao ex-espião Silva Carvalho), hoje está na berra a sua licenciatura na Universidade Lusófona, sobre este último caso nada tenho a acrescentar a não ser que também quero ser Doutor.

Ora o cavalheiro conseguiu o canudo praticamente sem entrar numa Universidade, deram-lhe como equivalência das cadeiras que lhe calharam na rifa para ser chamado de doutor, a sua experiência profissional, então pensei, se tive tantos trabalhos que até já me esqueci de alguns, tantos anos a labutar, muitas vezes do nascer ao pôr do Sol, porque não exigir também um canudo? vejam bem este melro, bem ou mal ninguém o chama pelo nome só é o  sr. dr. para aqui sr. dr. para acolá, sr. dr. faça favor de entrar, sr. dr. quer um cafézinho? e eu? na Marinha era o 26, nem ao menos me chamavam pelo número completo que era o 326, no trabalho era o apelido, os Amigos chamam-me pelo nome próprio, nem um diminutivo tive, para me facilitar a vida, toda a gente tem um  diminutivo e eu nada, por tudo isto quero ser Doutor.

Para o caso de algum Professor desta Universidade que dá estas equivalência ler esta mensagem, e para não perderem tempo a descobrir aqui no blog onde coloquei o meu currículo Profissional e Politico aqui vai: trabalhei na agricultura, ramo automóvel, fundição, fábrica de baterias, fábrica de embalagens, padeiro, vendedor de leite ao domicilio, caseiro, chofer, electricista, trabalhei no Estado Central e Local etc. também andei na politica pois votei algumas vezes o que enriquece sempre o currículo, na Tropa estive na Marinha e no Exército, sendo corrido dos dois o que só enriquece o currículo, perante tudo isto, e pensando melhor já não quero ser só Doutor, quero ser Professor Doutor nem que seja da mula russa como disse Jerónimo de Sousa, e também Honoris Causa, pelas melhores Universidades de língua Portuguesa, acho que mereço.

Mais a sério, direi que ainda sou do tempo em que este senhor Relvas estava na oposição ao anterior Governo, juntamente com o o seu protegido ou protector, não sei bem qual lhe assenta melhor, e em plena campanha eleitoral disseram cobras e lagartos do programa novas oportunidades, será por elas não darem direito a canudo? de facto as novas oportunidades destinavam-se essencialmente a trabalhadores que quisessem melhorar os seus conhecimentos e tanto quanto julgo saber só ia até ao 12º ano,  mas na Lusófona a coisa fia mais fino, Dr. em letras grandes sempre dá outro ar, e então sr. dr. Passos Coelho que nos diz a estas  «oportunidades» do seu fiel escudeiro? é fixe não é? mas já agora, embora pense que saberá quem foi o«pai da criança» das novas oportunidades vou repeti-lo aqui, olhe que não foi o Sócrates, foi o seu colega de Partido e ex-Vereador daqui de Oeiras, Professor David Justino quando foi Ministro da Educação! passe bem.

Será que somos mesmo burros? ou eles ainda vão saber com quantos paus se faz uma canoa?  tal como o Jumento do Tiririca fazia-lhes falta umas raquetadas no traseiro, já andam a brincar connosco há tempo demais.

5 comentários:

António Querido disse...

Força meu amigo, vai-lhe dando umas raquetadas no traseiro aí em Lisboa, tive pena só saber esta tarde, que de manhã esteve aqui o chefe e eu tinha-lhe mandado comer relva!

Tintinaine disse...

Olá Gil
A Licenciatura, o Doutoramento ou o Mestrado não te posso dar, mas ofereço-te um diminutivo que podes usar daqui em diante. Nunca é tarde para se mudar, doravante deixas o Virgílio em descanso e passas a ser o GIL para os amigos.
E que tenhas um bom fim de semana!

Edum@nes disse...

Quero lá saber
Que seja ou não doutor
Até pode desaparecer
Antes de causar mais dor.
De cabeça muitas já causou
E até despedimentos
Na Universidade onde estudou
Não houve favorecimentos.
Para que servem muitas cadeiras
Se o homem só duma precisar
Trabalhos não são brincadeiras
O homem não tem tempo de se sentar
A correr de um para o outro lado
Ameaça aqui e acolá
Vai fazendo o que muito bem entender
Porque bem protegido estará
Até quando ninguém saber.
Mas algo irá mudar
Parece que tiro saiu pela culatra
Já começaram a falar
Com a Tróika haver negociata.
Querendo fazer dos portugueses parvos
Com a cumplicidade do presidente
Estão a ser desmascarados
A ver vamos se será melhor para a gente?

Bom fim de semana para ti, amigo Virgílio.
Um abraço
Eduardo.

Observador disse...

Ó Amigo Tintinaine, agradeço o esforço que não deve ter sido pequeno para me encontrares um diminuitivo, mas se não levas a mal, como diz o outro "mal por mal, antes «cadeia que hospital" é que a minha meta já está próxima, e se aguentei até agora com este nome, faço mais um sacrifício e levo-o até á «quinta das tabuletas» onde já me aguardam faz tempo, mas há uma razão forte que me leva a olhar para o diminutivo que me arranjastes com algum receio e que passo a explicar: Quando li Olá Gil, veio-me á cabeça o Gil Martins, recordas-te com certeza dele, foi aquele artista que era Comandante da Protecção Civil e que foi corrido por peculato e falsificação de documentos, ao ler o resto do comentário então percebi que te estavas a referir a mim, fiquei satisfeito mas ao mesmo tempo receoso que com este diminutivo me possam associar ao tal, embora também tenham existido com este nome Pessoas ou Instituições de valor como Gil Eanes, ou Gil Vicente, ou ainda na actualidade a Fundação do Gil, ou ainda o Cantor Gilberto Gil, mas eu como pessimista fico sempre a pensar na parte negativa da coisa, por exemplo: temos o nosso Amigo dos Blogs Eduardo que é cinco estrelas, ora quando ouço o nome Eduardo de quem me lembro logo? do Eduardo mas Catroga, um dos comilões do regime, ou outro exemplo ainda; Ouço o nome Álvaro, tivemos um Álvaro Cunhal, Homem de valor que deu parte da sua vida a lutar pela Liberdade, (embora tenha divergências politicas com ele) mas quando ouço Álvaro de quem me lembro? não é deste mas do outro o dos "pasteis de nata" e que também é ministro da economia, outro exemplo ainda e este que me diz muito, tenho na minha Terra um Passos, que é simplesmente o melhor Homem de lá, mas quando ouço o nome Passos de quem me lembro? do Passos mas também Coelho, o que nos anda a lixar, e que não desiste enquanto não nos levar a todos de saco ás costas a pedir esmola, penso que ficou compreensível o meu receio de ser associado a nome que me causa urticária, e para além do mais com o nome próprio (sorte minha) não tenho ideia deste nome estar associado a actos menos lícitos. Com esta brincadeira até fui comprar o Borda de Água, para tentar saber mais alguma coisa do meu nome, afinal dei com os "burros na água" o meu nome não consta nem para santo nem para diabo, mas depois lembrei-me desta bendita Internet que tenho aqui á mão, e lá está! São Virgilio de Salisburgo, só podia ser, tenho um Santo com mo meu nome mais uma razão para o manter até final.
Um abraço e bom fim de semana
Virgilio

Edum@nes disse...

Virgílio,para os amigos
Olá Gil não ficava mal
São nomes, não castigos
Dos grandes de Portugal

Muitos deles mencionastes
Há um que também se chama Eduardo
Esse tal de Catroga disparates
Recebe muito como reformado!

Só os outros enganar
Falas do Álvaro Cunhal
Outros que estiveram no Tarrafal
Por em defesa dos seus direitos lutar!

Com este governo
Que tem sido muito alarve
Que parece não ter medo
Protegido por alguém do Algarve!

Bom fim de semana,
um abraço,
Eduardo.