quinta-feira, 19 de julho de 2012

"OBSERVANDO" A COSTA DA CAPARICA

Uma vergonha, é o mínimo que posso exprimir, uma Terra ao abandono, a maior Praia continua do País, com cerca de 30 quilómetros, sem rei nem roque quanto ao ordenamento das zonas envolventes, para começar direi que estamos numa Cidade criada em 2004, com cerca de 13.000 Habitantes quando chove, e muitos milhares mais quando faz Sol, tem como Presidente da Câmara uma Senhora, que se perpetua no lugar desde1987, (bem sei que foi eleita democraticamente como se diz por cá, mas como dizem na minha Terra tudo o que é demais é moléstia) já fez as bodas de prata, no lugar, se ainda se descuida ainda vai fazer concorrência ao «António da Calçada» mas calma, que antes já tinha sido Presidente da Junta de Almada e Vereadora da mesma Câmara com os pelouros da salubridade, espaços verdes etc. em 1986 assume os pelouros do planeamento e administração urbanística, actualmente para além da «vitalícia presidência», tem a presidência do conselho municipal de segurança dos Cidadãos, bonito e grande nome, que significa zero, quanto á segurança dos Cidadãos como que a seguir mostrarei.

Começando pela Segurança dos Cidadãos que a Senhora ostenta no seu currículo, as fotos mostram a segurança que aqui há, quem conhece a estrada que sai da Costa e se dirige para a Fonte da Telha, e de onde «nascem»  todos os acessos para as diversas Praias, sabe que, praticamente em toda a sua extensão existem habitações, parques de campismo, campos de futebol, restaurantes, cafés e mini-mercados, enfim dezenas de estabelecimentos dos mais variados negócios, quem não conhece aqui fica a informação para estes últimos, assim sendo torna-se imperioso que centenas ou milhares de Pessoas têm de atravessar esta estrada diariamente.

Desde o local onde terminam os edifícios de grande altura, os mais conhecidos e famosos são os das "argolas" que por aqui implantaram há já muitos anos como novidade arquitectónica, e desde aí até ao final dos parques de campismo, o ultimo dos quais coincidente com o entroncamento para a "Praia da Cornélia", existem passadeiras para Peões, sumidas, que ninguém respeita mas existem,a partir daqui acabou, passadeiras para Peões? esse luxo ainda aqui não chegou, isto é um Mundo á parte, ainda ontem foi atropelado aqui um Rapaz ao fim da tarde, isto esteve engarrafado até ás tantas, hoje mesmo falando com a dona do café, que tal com o Marido e o Sogro que infelizmente já se foi á uns anos,  sempre aqui viveram e assistem a acidentes quase diários, são milhares de carros por dia e não estou a exagerar que passam nesta estrada a caminho das Praias e a sair delas, e são quilómetros sem uma única passagem para Peões, isto é uma vergonha Nacional.

O  sinal que mostro de proibição de andar a velocidade superior a 60 quilómetros hora, indica que as autoridades não reconhecem isto como localidade, pois se assim fosse não se podia exceder os 50 quilómetros hora, o carro que aqui mostro e que apaguei a matricula para não criar problemas ao homem,  não me passou a ferro porque tive o bom senso de parar a meio da passadeira que de facto se vê mal, mas tem placas a assinalar, passagem de Peões, só que não se vê autoridades por aqui e ninguém respeita nada, mandei uns impropérios, o homem parou á frente da passadeira fez marcha atrás e pediu desculpa repetidas vezes (aqui para a gente que ninguém nos ouve, ele viu-me de maquina fotográfica na mão e temeu as consequências se eu participasse dele) então vinha a ler, muita desculpa porque não viu a passadeira, ora porra não me viu a mim? não sou invisível e já vinha a meio da dita, isto é a selva pura e dura, a minha Patroa tem medo de sair de casa, vejam onde isto chegou.

Mas dirão, isso é já na periferia da Costa, e dentro da Cidade propriamente dita? aí as coisas estão de certeza nos trinques! Ó se estão, foi feito um passeio junto ao Mar, é verdade, o meu consócio Benfiquista «Barbas» tem três restaurantes, por fora são caixotes como se pode ver, por dentro não sei, junto á orla e mesmo no Centro nevrálgico da Cidade foram colocadas toneladas de pranchas, no pavimento, não faço ideia se foi a Câmara se a Polis, ou quem quer que seja, sei isso sim que foram despejados aqui rios de dinheiro, quem paga? quem? o Zé, para quê? para quem lá se atrever a circular partir pé ou perna, tenho noticia que a Câmara já teve de indemnizar pessoas feridas nesta estupidez sem ponta por onde se lhe pegue, não vinha para aqui á vinte anos, fiquei completamente parvo com o atrazo que aqui se verifica, que foi feito da massa que entrou aqui como em todos os serviços públicos? foi gasta nesta porcaria de obras? e agora eu é que pago as favas? ontem disse que me tinham devolvido o subsidio que me tinham subtraido, afinal não passou dum sonho, e os meus ricos subsídios são para pagar estas porcarias? estou a ficar pi-urso com esta gente que nos desgoverna  a todos os níveis.

Mas fiquei ainda espantado é o termo, quando verifiquei que o Policiamento era feito pelos Militares da G.N.R. tinha ideia que as Cidades eram Policiadas pela P.S.P. e que a G.N.R. fazia o patrulhamento do Portugal Rural, ora como aqui, é esta a Força no terreno, das duas uma, ou a Lei foi mudada, ou pior isto é considerado Rural e não Urbano, não que isso me importe, o que interessa é que existam Autoridades no terreno,só falo no assunto, para dar mais ênfase aquilo que penso, isto aqui está com atraso de dezenas de anos, é o Portugal do interior, podem crer.
Sei que os Filipes de Espanha já se foram á muito, mas julgo que terão deixado descendencia, pois esta malta abrazonada era danada para fazer Filhos, assim sendo agradeço que algum descendente no desemprego ( que a coisa aí por Espanha também não está famosa) venha aqui dar um jeito, vocês sabem como preparar esta Costa para o bem estar dos Locais, e dos Forasteiros que para aqui vêm descansar da labuta dum ano de trabalho, venham que serão bem recebidos, isto aqui já deu o que tinha a dar.

Ainda encontrei por aqui algures esta prosa que até me vieram as lágrimas aos olhos, reza assim:

"A Costa renova-se a cada dia que passa, venha visitar-nos, encontre o seu lugar no estacionamento de 800 lugares a 2.5 Euros dia.Visite o novo paredão e percorra-o a pé ou de bicicleta nos seus três quilómetros de extensão.
Há uma Costa da Caparica renovada, não deixe de a conhecer."
Blá..blá..blá.
Mais palavras para quê, se as imagens falam por si.






3 comentários:

Edum@nes disse...

Neste longo relatório
Muitas coisas relatas
Falas do património
Mas ninguém maltratas!

Isso é que é gozar
Fazes tu muito bem
Que esteja longe o azar
Aproveita o bom que a vida tem!

Falas dos patrulhamentos
Feitos dentro das cidades
Eram pela polícia noutros tempos
Novas leis mudaram as vontades!

Para explicar melhor.
Antigamente a Guarda Nacional Republicana (GRN), não o Grupo Novo Roque, São esses que andam ai montados em cavalos (bestas), patrulhavam a zona rural, e a Policia de Segurança Pública (PSP),
não é o Partido Socialista Português. São esses que correm de uma para o outro lado com os pirilampos ligado a fazerem muito barulho, para avisarem os ladrões que estão chegar, e assim os ladrões fogem e não vale a penas levá-los a tribunal, para depois os juízes os mandarem em liberdade.
Esses homens e mulheres, é que fazia, antigamente, o policiamento dentro das cidades. Agora anda por aí uma salada "russa", quase ninguém compreende o que eles andam a fazer! Porque é mesmo para não se compreender!

Boas férias, e não te esqueças, que no dia 22 de Setembro temos que estar presentes no convívio das Companhias de Fuzileiros nºs. 2 e 8, em Alvados, junto às Grutas na Serra de Santo António, restaurante "A Gralha" Ou coisa assim parecida!

Um abraço
Eduardo.

António Querido disse...

Ó meu amigo, afinal pelo que relatas e vejo nas fotos, Lisboa parou há 50 anos, a ver isto cada vez gosto mais da minha Figueira, aqui temos passadeiras e ai do condutor que as não respeite, agora na época balnear o policiamento é feito a pé, ou de bicicleta!
Esse condutor que falas, fez-me lembrar uma condutora jovem, que seguia à minha frente em direção a Coimbra às 8H da manhã, a 3km de Coimbra vejo-a atirar meio pão pela janela, mais à frente vejo-a a beber água, um pouco mais à frente numa reta, vejo o carro aos zig-zagues, quando a ultrapasso vejo que se ia a maquilhar, acabei por perceber que tomou o pequeno almoço e maquilhou-se antes de chegar ao trabalho, sempre a uma velocidade aproximada a 80 km H, depois quando se despistam, ai ai aconteceu,
para não esticar mais o comentário, desejo-te boas férias!
O meu abraço

Tintinaine disse...

Oh Virgílio, vai até ao Barbas e faz uma foto para mostrares aos amigos benfiquistas. Quero dizer, uma foto tua e dele lado a lado.
Quanto à segurança das pessoas, o distrito de Setúbal, em geral, e o concelho de Almada, em especial, parecem ser do pior que há em Portugal. Já há muito roubaram o lugar à Amadora.