terça-feira, 31 de julho de 2012

DOIS EM UM

É assim mesmo, dois dias de correrias para aqui postar  em apenas uma mensagem.
Ontem fiz aqui junto a Vila Fria a minha caminhada matinal, não estava á espera de sair daqui, a não ser lá para Quarta ou Quinta Feira para ir regar a horta á Terra, pois o Agostinho só vai largar a Praia quando estiver torrado, um gajo não o vai reconhecer quando o voltar a ver, parece saído dum lagar de azeite, mas eis que inesperadamente o meu Filho mais novo que entrou de férias ontem, se lembrou de ir passar uns dias a Vila Verde, ora como as tecnologias de rega que tenho lá são das antigas, (tirar água a balde do poço, passar para o regador e zás, junto á raiz dos tomateiros, como dizia o Rapaz não sabia trabalhar com estas geringonças., pelo que fui lá dar-lhe umas lições, para ele regar o resto da semana ou até se cansar de lá estar.

Eu a chegar, e montes de Gente a passar á minha porta, nem tive tempo de entrar, fui cercado, e ali estive uma boa meia hora até apanhar uma aberta e poder finalmente entrar em casa, vinham de acompanhar uma Senhora (D. Laura boa Senhora mas a hora chega a todos) á sua última morada, (mesmo que não me gramem passam todos á minha porta, dessa é que não escapam), ali estive aquele tempo na conversa com Amigos, alguns dos quais já não via á tanto tempo que não os reconheci, nem eles a mim, só depois de identificados lá chegámos, entretanto enquanto metíamos a conversa em dia, o Padre despachava outra Senhora na Igreja Matriz, para a quinta das tabuletas, foi um dia em cheio para o Padre e para os acompanhantes que assim só tiveram de perder um dia em vez dos dois que seria normal, se não embarcassem as duas na mesma altura, que descansem em Paz.

Já tinha então feito a caminhada de manhã, mas não podia escapar de fazer mais uns quilómetros estando lá o maratonista de serviço, assim foi, logo que terminaram os funerais e eu reguei a horta parti com o Vicente para mais seis quilómetros, mas desta vez fiquei preocupado com o Companheiro, é que o Homem trepa por todo o lado onde aviste amoras, eu com a proveta idade que tenho nunca tinha assistido a uma coisa destas, ele vê uma amora num píncaro duma silva, e lá vai ele, estou com receio que despenque por uma ribanceira abaixo e depois não sou capaz do rebocar dali para fora., pois os terrenos por onde andamos são tão sinuosos que só um Helicóptero o consegue tira dali.

Ontem ainda, quando cheguei a Porto Salvo, li ou sonhei já não tenho a certeza de nada, que o Navio Escola Sagres estaria atracado em Santa Apolónia toda a semana, e que poderia ser visitado,  eu visita não ia fazer até porque as horas a que ando, não há visitas para ninguém, mas saí daqui todo lampeiro para o fotografar, pois  era mas não foi, não vi Sagres nenhuma, ando sempre de passo trocado, quando foi da inauguração da estátua ao Fuzileiro no Barreiro apareci lá uma semana antes da data, agora provavelmente fiz o mesmo, porca de vida, cabeça que não tem juízo o corpo é que paga.
Aproveitei de qualquer modo para caminhar, e "Observar", a primeira observação foi no Cais do Sodré, o Largo em frente vazio de carros, pois é, atenção que o trânsito está cortado todo o Mês de Agosto, entre este local e o Campo das Cebolas, quando regressei da volta, a fila de carros já chegava a Santos, cuidem-se.

Tirei algumas fotos, ao Panteão Nacional, (morada dos famosos) de diversos ângulos; num deles podemos ver o Museu Militar e a Estação de Santa Apolónia, avistando-se ainda o Hospital da Marinha que foi minha casa por mais de dois Meses, noutro ângulo vê-se a Feira da Ladra em pleno movimento pois hoje era o seu dia (também se realiza aos Sábados)  fotografei a Igreja de São Vicente de Fora, subi até ao Castelo de São Jorge, e junto á Escola onde andou o nosso Amigo Valdemar Alves observei e fotografei um Operário com o chapéu mais castiço que já vi, depois passei por um Jardim, onde existiam três cadeiras, sentei-me numa delas, e deixei duas vazias, que espero sejam preenchidas pelos traseiros dos Amigos blogueiros, vejam bem o nome do Jardim e vejam se arranjam coragem para ir lá sentar-se um destes dias, eu já fiz a minha parte, e assim termino por hoje, que a conversa já vai longa.

6 comentários:

Edum@nes disse...

O nome de gostinho me despertar
Me fez lembrar do famoso ciclista
Português, da Silveira abalar
Para a guerra que chamaram de colonialista

É verdade, por Nova Coimbra passou
Perseguido pelos guerrilheiros da Frelimo
Integrado na Cª.Cvª 754, (sete de espadas) serviço prestou.
De seu nome Joaquim Agostinho.

Continuação de boa semana,
um abraço
Eduardo.

António Querido disse...

Belas fotos!
Mas olha amigo, deixaste lá as duas cadeiras mas eu não me vou lá sentar, pelo menos por enquanto!
Esse modelo de chapéu é quase mexicano, mas deve ser novo modelo, Made in Angola.
Boas caminhadas, o meu abraço

Edum@nes disse...

Um candeeiro
e duas cadeiras
No jardim das pichas murchas
na cabeço um sombreiro
Para usar no dia das bruxas?

Boa quarta-feira e manada mais destas!
um abraço
Eduardo.

Tintinaine disse...

O que levará o Vicente a gostar tanto de amoras?
Sugiro que te armes em jornalista e lhe faças uma entrevista para publicares aqui no blog.
Ele há-de ter algumas peripécias engraçadas na sua vida para nos entreter um pouco.

Tintinaine disse...

Esqueci-me de dizer que acho que andas a exagerar nas tuas marchas. Sobes e desces as colinas de Lisboa como se não houvesse amanhã. Não tens medo que se te acabe a gasolina?
E a Sagres já tinha zarpado no outro fim de semana. Enviaram-me umas fotos tiradas no dia em que os veleiros levantaram ferro. Vou deixá-las no meu blog para as veres.

Valdemar Alves disse...

O que eu ando a menos anda o Virgílio a mais... Realmente não me importava nada de caminhar por essas ruelas outra vez porque há sempre algo para descobrir, mas aqui a direção é sempre a mesma (Killalea Park & The Farm Beach) e a bicharada nativa (incluido os humanos) já me conhecem e não me passam cartão... E depois ainda tenho que sêr eu a fazer "a bica"... Uma chatice!