quarta-feira, 18 de julho de 2012

Estou de Vacances

Nem mais, também sou Filho de Deus, e cá estou eu a gozar o Sol  da Caparica enquanto o subsidio de férias durar, sim devolveram-me o subsidio que me tinham subtraido, isto não era para contar mas como sou um desbocado não me aguentei sem dizer aos meus Amigos como foi que o reavi, embora o politico meu «amigo» que me tratou do assunto me tenha pedido para não divulgar, ao que eu assnti, (mas fazendo figas atrás das costas) para que outros nas mesmas condições não fossem seguir o meu exemplo, isto foi simples, foi só fazer um requerimento explicando que quando o Sol nasce é para todos, e assim sendo, pretendo o mesmo tratamento da C.G.D. Banco de Portugal, Assessores do Governo etc. etc. etc. foi simples e devolveram-me logo os carcanhóis que me tinham retirado o Mês passado.

Assim, e aproveitando o  facto de já ter o pilim do subsidio na carteira, e coincidentemente aparecer-me o convite dos meus Compadres para vir passar uns dias á Costa, coisa que no passado fiz algumas vezes, como já me conhecem  de ginjeira a primeira coisa que disseram foi: olha que não está lá ninguém ficas sozinho com a Maria  á tua vontade (isto até me custa as Pessoas pensarem que sou algum bicho do mato) uma casa com cinco quartos no rés do chão, mais um no primeiro andar, mais dois anexos, com várias camas, tem condições de alojamento para 17 Pessoas tantas quantos fazem parte da Família, e agora no melhor período do ano ninguém vem para cá só para não incomodar o «menino»? é um facto, mas que ei-de fazer? eu não que pedi, mas agradeço a deferência, e olhem cá estou não por muitos dias porque não me afasto do ninho por muito tempo, mas em especial para ver se a Patroa descansa que os últimos tempos têm sido complicados para ela vamos ver se aguento três ou quatro dias o que já deve ser um recorde absoluto.

Agora perguntarão, mas se não gosto de praia, muito menos de ajuntamentos, tem casa no sossego e não pára lá mais que um ou dois dias e agora vai-se meter num local onde há cinquenta Pessoas por metro quadrado, apanhar filas de carros como ontem aconteceu onde estive uma hora para andar um quilómetro, o gajo só pode estar doido, têm alguma razão se assim pensam, mas como já disse atrás foi mais para dar descanso á patroa, mas também para matar saudades, esta coisa da velhice trás esta mariquice da saudade, são saudades disto daquilo e aquele outro que nunca mais acabam, e há muitos anos atrás quando os Filhos eram pequenos passava aqui alguns dias, depois arranjando sempre a desculpa do trabalho quando me desafiavam a vir, não vinha, agora já não consegui arranjar desculpa e cá estou.

E não gostando de Praia nem de confusão, como é que me amanho por aqui? sempre são 24 horas dia, ontem foi em cheio, ao fim da tarde fui matar saudades á praia não para apanhar Sol, areia ou água, (também não dava para pescar alguma solitária que por ali andasse pois levava o contrapeso comigo) mas para assistir á faina da Pesca, era um dos meus passatempos quando para aqui vinha, é bonito de se ver, ao cair da tarde os Pescadores vão nos seus barcos largar as redes a uma distância considerável, deixam-na lá e trazem as pontas das cordas para a Praia, aqui dois tractores a uma distância considerável um do outro vão puxando as cordas que por sua vez vão arrastando a rede, ao mesmo tempo que a rede se vem aproximando da Praia, os tractores também se vão aproximando um do outro até ficarem quase encostados, nesta altura já a rede está na Praia e é uma multidão a ver e a comprar o peixe, ali «vivinho da silva».

Nesta altura enquanto eu fazia de fotógrafo á "lá minuto", a minha Maria ia-se aproximando da pescaria, para também comprar o que por lá houvesse e havia carapau pequeno mais conhecido por jaquinzinhos, e petingas, comprou dois quilos de carapaus, e fomos andando pela Praia na direcção de outros Pescadores, ao invés do primeiro que tinha Gente com fartura, aqui não, sentei-me na areia e a Patroa aproximou-se para ver o que tinham pescado, veio ter comigo admirada e disse-me! olha ali o carapau era a cinco Euros o quilo, aqui é dois euros e meio, e se quiseres também vem petinga ao mesmo preço, o que é que eu podia fazer numa circunstância destas senão dizer! trás lá mais uns quilos que agente vamos dar ao dente o resto da tarde e toda a noite? e para que não restem dúvidas vejam a cara de felicidade dela com a sacada de peixe, não é por ter comprado o peixe barato, a razão é outra, é como quem diz : na cozinha mando eu, sabendo que eu sou mais de carne, vai-me obrigar a comer carapau o resto da semana, porca de vida esta, e por hoje é tudo, porque a Internet aqui é aos soluços e já estou cansado de enfiar tanto carapau pela goela abaixo.

3 comentários:

António Querido disse...

Então amigo, seguiste o conselho do Passos e já emigraste para França?
Lá deram-te o subsídio e aproveitaste para vir até Lisboa!
Poursuite de bonnes vacances mon ami!
J´tambrasse

Edum@nes disse...

Boa tarde amigo Virgílio
De coisas estranhas estás a falar
Como te devolveram o subsídio
De vacances, estarás apenas a sonhar!

Andas por ai perdido
E, no subsídio a pensar
Depois dos políticos o terem comido
Não sei se o irão cagar!

Aí pelas praias da costa
Andam tractores a nadar
Só come quem gosta
Quem não gosta fica a olhar!

Andas metido no meio da confusão
Ai à beira do mar
Como eu mais perguntarão
O amigo Virgílio estará a mudar?

Fiquei algo surpreendido
Com a tua decisão
Lá no Meco tudo despido
Não tem bolso para meter o tostão!

Lá terás a tua razão
Quem sou eu para contrariar
Aproveita bem o calor do Verão
E guarda-o para quando o Inverno chegar!

Boa férias,com as ondas tem cuidado
De água doce marinheiro
A ponte é uma passagem para o outro lado
Como conseguiste reembolsar o teu dinheiro?

Boa quarta-feira
um abraço
Eduardo.

Tintinaine disse...

Se estivesse mais perto ia ajudar-te a dar cabo dos jaquinzinhos.
Prefiro-os aos camarões que muito trabalho a descascar e deixam um cheiro horrível nas mãos.