domingo, 22 de julho de 2012

GRANDES VELEIROS EM LISBOA

Considero que dormir é uma perda de tempo, quanto menos dormir mais vivo, pois parto do principio que um gajo quando está a dormir é como se já tivesse ido desta para melhor, já se deram ao trabalho de fazer contas aos dias que não vivem porque estão no bem bom como alguns dorminhocos dizem? É fácil ue muito simples um individuo com digamos 60 anos e que durma oito horas por dia ou noite, só viveu de facto 2/3 ou seja 40 anos, se isso se ajudasse a manter o esqueleto assim condicente com essa idade dos quarenta, porreiro, até começava também a bater umas sonecas prolongadas, o problema é que durma ou esteja acordado, os anos não param, mas como diz o ditado! tudo o que é demais é moléstia" e estou a ficar preocupado com a minha pessoa por dormir tão pouco.

Durmo á volta de cinco seis horas por noite, o corpo não se queixa, mas a cabeça começa a ficar preocupada, não por dormir pouco mas por içar cedo, de noite diria, há um ditado popular que diz:  "Quem muito dorme pouco aprende" ora eu estou a ver que o ditado está trocado, eu que durmo pouco é que não aprendo nada, ás horas que ando na rua o que posso aprender? nada, saio de casa com determinado objectivo, chego ao local e está fechado, só abre ás nove ou dez horas, isso para mim é tarde, já não vou falar do meio diz em diante, aí só mesmo a ferros é que me fazem sair de casa estou lixado, ou tenho de mudar o fuso horário da caixa dos pirolitos, antes que me passe dos carretos.

Hoje saí eram seis horas, objectivo? ir visitar os Veleiros que estavam atracados ali junto á Doca da Marinha, fui de carro que os comboios nesta altura assustam-me com aquelas avalanches de gente para as Praias da Linha, alguma sem educação, e eu para educador não sou grande coisa, salta-me a tampa com alguma facilidade, e assim ainda não eram seis e meia quando aterrei ali junto á Praça da Ribeira, larguei aí o burro, e caminhei até junto ao local onde de facto estavam atracados diversos grandes Veleiros entre os quais, os nossos: Sagres, Crioula e Santa Maria Manuela, ás sete horas estava no cais a cerca de 50 metros dos Veleiros, e para andar esses metros e ir junto deles para tirar umas fotos? é o tiras, aquilo estava tudo vedado com seguranças por todo o lado, ainda apelei a dois deles que só queria tirar umas fotos aos nossos que até estavam seguidos no Cais, mas qual quê, então e os regulamentos?  pois sim, não fosse eu levar alguma bomba e ao aproximar-me dos Navios! pum...

Não me restava alternativa a não ser encontrar um ponto alto da Cidade donde se avistassem os Veleiros e daí com o zoom tentar fazer o melhor que as máquinas conseguissem, e assim atravessei Alfama fui tirando umas fotos em locais onde avistava algum Navio, subi até ao Largo de Santa Luzia, e do Miradouro respectivo, fiz as restantes, mais uma vez não atingi o objectivo, devido á minha mania de economizar o sono, tenho fugido á tentação das drogas para dormir, mas devido aos revezes que tenho tido, estou tentado a experimentar.
As duas primeiras fotos que aqui mostro, são da Sagres, e a que tirei quando cheguei ainda estava lusco fusco como se pode ver pela foto, que até está bonita diga-se de passagem.




9 comentários:

Edum@nes disse...

Grandes veleiros de Lisboa
Para outras paragens a navegar
Seguiram com o vento pela proa
Lá para a Espanha irão parar!

Dorme à vontade
Não te preocupes com isso
Porque não é verdade
A dormir não estás morto, está vivo!

Quem morrer a dormir
Nunca mais acorda
E deixa deixa de sorrir
Não abre mais a porta!

Portanto não pensa mais nisso
Goza as férias despreocupado
Tenta fugir do reboliço
Na areia não fiques atolado!

Que te avisa é teu amigo
Não fiques a ver os comboios passar
Gente mal educada e com pouco juízo
Não se lhes deve dizer nada!

O melhor é não ligar
Deixa o barco à deriva
Quando se estiver a afundar
Se tiverem tempo por socorro alguém grita!

Boa noite de domingo para ti,
um abraço
Eduardo.

Valdemar Alves disse...

Excelente fotos!

António Querido disse...

Se eu estivesse em Lisboa, ia pedir emprego a um desses, por prazo de um ano, para voltar a sentir o sabor das ondas e ver os saltos dos golfinhos!
Gostei desse vídeo, já agora, sabes-me explicar qual a razão porque todas as fadistas adoram marinheiros e não vejo nenhum casado com uma fadista?
Sei que andam sempre muito ligados, mas nenhum deu em casamento!
O meu abraço

Observador disse...

O Páscoa pergunta-me se sei a razão porque não há Fadistas casadas com Marinheiros, apesar da «proximidade» que existia entre Marinheiros e Fadistas, pois não faço ideia Amigo, talvez pelas ausências prolongadas dos Marinheiros, e no Inverno sempre lhes aqueciam os pés, é só uma ideia.
Quando estive naquele hotel de luxo no Alfeite, e entre outros tinha por companhia o «nosso» G3, falava-se que a grande fadista já falecida Helena Tavares o ia visitar, nunca vi por as conversas serem através do parlatório, embora nós estivesse-mos em contacto visual com quem estava cá dentro não víamos quem estava por fora, dizia-se que era prima, de facto ambos têm o apelido Tavares, acontece que já lhe perguntei se isso era verdade e ele não disse que sim nem que não, apenas que não se recordava, acredito que não se recorde pois levou toneladas de porrada da P.I.D.E,
que o afectou para sempre.
Um abraço

Tintinaine disse...

Na próxima visita que faça a Lisboa quero ir conhecer esse Miradouro de Santa Luzia. E faço questão de ir a pé, da beira-rio até lá acima.
Obrigado pelas fotos que estão um espectáculo!

Edum@nes disse...

É verdade amigo Virgílio
São curvas e mais curvas
Lá naquele sítio
A cinzas reduzidas as verduras!

Mas de Lisboa para Albufeira, não era necessário ir pela estrada da Serra do Caldeirão, se enganado não estão em 1974, já havia a estrada pela Marateca-Alcácel do Sal-Grândola-Ourique-São Marcos da Serra-Ferreiras-Albufeira.
Não sei o que foste fazer lá para a Serra do Caldeirão!
Nesse tempo era um carreiro de cabras.
Hoje está diferente, para melhor.

Edum@nes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Edum@nes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Edum@nes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.