sexta-feira, 18 de maio de 2012

Os meus pássaros

NOTA:  EM CIMA Á ESQUERDA PODEM CLICAR NAS PALAVRAS "O MORTO VIVO" PARA ACEDER AO BLOG DUM AMIGO
Antes de me aposentar, nunca pensei em que me iria ocupar quando chegasse o momento de arrumar a «ferramenta» e assim quando chegou o dia, andei uns tempos á deriva sem saber como ocupar tantas horas que tinha á minha disposição, nunca tinha tido outra ocupação de trabalho ou lazer, que não fosse o dia a dia da minha ocupação profissional, pelo que foi complicado, aquilo que eu pensava que era um alivio passou a ser um fardo, mas tinha que ultrapassar o obstáculo custasse o que custasse.


Procurar outro serviço estava fora de questão, tinha chegado ao fim da estrada, e se quisesse continuar a trabalhar não me aposentava, continuava onde estava onde fui sempre bem tratado, ainda coloquei a hipótese de voltar para a Terra mas a Patroa não esteve disponível para isso, preocupada com o Filho ainda a viver connosco, assim meti mãos á obra e fiz uma horta onde plantei diversos produtos horticolas, o problema foi que a zona está infestada de coelhos e os gajos comiam tudo o que eu plantava, apesar de ter colocado uma vedação eles devem ter tirado algum curso de saltos de trampolim e continuavam a comer tudo o que apanhavam, tive que acabar com a horta.


Comecei a fazer umas caminhadas o que já me ocupava mais algum tempo, para além de fazer bem á saúde, era mais uma ocupação.
Depois arranjei uns pássaros, primeiro periquitos e mandarins, comprei umas gaiolas, uns casais  para fazerem criação coloquei-os em gaiolas debaixo do telheiro aqui no quintal, os pássaros rapidamente começaram a fazer criação e já me ocupavam mais algum do tempo disponível, já tinha mais de uma dezena de de pássaros, quando uma manhã verifico que me tinham desaparecido quase todos, as gaiolas estavam  fechadas e fiquei sem saber o que terá acontecido.

Como fiquei sem periquitos e mandarins mudei de raça e comprei uns canários, depressa começaram a fazer criação até que começaram também a desaparecer, mas desta vez foi descoberto o mistério, as cobras entravam nas gaiolas comiam, e iam á vida, até que o meu Filho mais novo e eu começámos   a dar-lhe caça, matámos algumas mas não acabámos com elas e a solução foi construir gaiolas com uma rede muito fina onde elas não conseguissem entrar, e assim a coisa começou a resultar, já dei mais de uma centena de canários, mas continuo sem distinguir os sexos o que é uma chatice, o meu Amigo e ex-Camarada Fuzo:  Piaça que é um criador de se lhe tirar o chapéu já me deu umas lições mas não vou lá, «burro velho não aprende línguas» assim hoje trago aqui alguns dos meus pássaros que também têm direito a aparecer na Internet. 

3 comentários:

Edum@nes disse...

Teus pássaros prisioneiros
Eles precisam de liberdade
Os últimos podem ser os primeiros
Aqui não vai haver realidade!

Aqui os pássaros são outros
Em vez de penas têm pelos
São piores que os perdigotos
Fora deste país, queria vê-los!

Não terei essa sorte
Mas o que interessa é viver
Antes que chegue a morte
Outros pássaros desejo ver!

Bom fim de semana,
um abraço
Eduardo.

Tintinaine disse...

Já vi que não conheces aquele truque de fechar o pássaro na mão, com a cabeça para o lado do pulso e o rabo para o lado dos dedos.
Nessa posição basta passar o dedo indicador de levezinho no cuzinho do bicho para lhe descobrir o sexo.
Se for macho ele baixa o rabo e for fêmea ele levanta-o.
Assim me ensinaram a mim, mas ainda não tive oportunidade de testar.

António Querido disse...

O Tintinaine pesca alguma coisa dessa poda e não é que tem razão, eu também já criei canários e até já fiz um cruzamento de um pintassilgo com canária e os filhotes ao cantar faziam as duas músicas, era espetacular, como não percebia e ainda não tinha computador para pesquisar, comprei um livro de canários, mas com a Net tens lá tudo o que queres saber!
O meu abraço