domingo, 13 de maio de 2012

Novos Exames da 4ª classe

Muito se tem falado e escrito nos últimos tempos sobre as novas provas da 4ª classe que aí vêm, como o meu «canudo» foi adquirido no tempo em que havia exame da 4ª classe nos idos de 1958, e porque me vieram parar ás mãos algumas das provas desses tempos e as provas propostas para agora, e sem saudosismos que não têm razão de ser numa matéria como esta, mas friamente lendo aquilo que se propõe para Rapazes e Raparigas na casa dos dez anos de idade, parece-me uma coisa de brincadeira, recuso-me a aceitar que se tratem Crianças que dominam as tecnologias de olhos fechados com brincadeiras destas, aqui ficam as do passado em primeiro lugar e a seguir as que irão ser realizadas para o futuro.

Não acredito que estas provas sejam feitas com o intuito de formar Pessoas responsáveis desde tenra idade, se assim fosse não se obrigavam as Crianças a estudar idiotices como estas: «Qual foi a sensação que a gotinha de água experimentou ao subir no ar depois de o Sol a ter beijado na face?»
Ou esta maravilha: Na expressão «dava-lhe beijinhos» a palavra sublinhada refere-se: aos beliscões ás algas, ás Irmãs, ou aos peixinhos?
Confesso a minha ignorância na matéria, mas o bom senso e a experiência de vida diz-me que assim não vamos lá.
Tenho um Neto com seis anos, que se lhe colocarem á frente uma coisa destas é bem capaz de chamar idiotas aos «pais»  desta pseudo prova de aferição de conhecimentos, nem na Pré-Primária se deve admitir coisas sem nexo como as que aqui reproduzo.

                                                                           












E agora as provas para exame da 4ª classe a vigorar a partir de 2012/ 2013




2 comentários:

Fuzocaldas disse...

Bem filho da escola, isto do ensino está uma autêntica anedota seja no primário ou no secundário, eu passei agora por uma experiência que não sei se vou ter um certificado do 9º ano um um atestado de estupidez.

Tintinaine disse...

A coisa está ficar mesmo preta a sério!
Eu ainda tenho uma fezada neste ministro da educação, o Nuno Crato, mas ele tem que começar a acelerar porque de outro modo ainda acaba o mandato antes de começar a mudança.
Mas não vai ser fácil, pois os professores formados nos últimos 30 anos não percebem patavina do que é o ensino.
E não me venham dizer que eles agora aprendem outras coisas que nessa eu não caio!