quinta-feira, 3 de maio de 2012

Bruxos e Futebol

Quem me tem acompanhado mais assiduamente aqui no blog deve ter reparado que não tenho escrito sobre os jogos em que o Glorioso participa, como que vinha sendo  habito desde o meu inicio nestas lides, a razão para esta interrupção prende-se unicamente com os resultados e exibições que a Equipa vem fazendo, e não quero deixar alguns Benfiquistas que por acaso leiam o blog, tristes com os meus comentários que só podem ser de pessimismo, mas hoje ao ler o Jornal a Bola deparo com uma entrevista do Treinador Jesus, que pelas suas palavras tudo indica que ficará na Luz para o ano, ora como não acredito mais na sua capacidade para levar o Glorioso a bom porto, vou aconselhá-lo a ler a mensagem que aqui vou deixar, e com um pedido ao Presidente Vieira para seguirem o exemplo de Pinto da Costa, e irem contratar em vez de carradas de Jogadores, um e apenas um! Bruxo, então leiam, para ver se aprendem, caros Treinador e Presidente.
E não esqueçam a profecia de Bela Gutman, que disse que o Benfica não ganharia mais nenhuma Taça dos Campeões Europeus nos próximos 100 anos, vai caminhando a bom ritmo pois já só faltam 50 anos para ser cumprida na integra.

E assim sendo, temos os «Andrades» mais uma vez campeões, tem sido assim nos últimos trinta anos, já levam mais canecos que o Glorioso que se fartou de trabalhar para conseguir uns tantos, a jogar em campos pelados com bolas de catxu que pesavam uma tonelada quando molhadas, etc. mas não quero tirar o mérito a estas vitórias do F.C.P..  Para as conseguir tiveram  muito trabalinho, os primeiros anos da era Pinto da Costa foram muito difíceis, isto de se ganhar títulos não é brincadeira, estão sempre a falar do "Apito dourado", mas isso acontece porque desconhecem a história toda, no inicio do seu reinado  Pinto da Costa até recorreu aos serviços de diversos bruxos para ver se a coisa pegava, portanto meus Amigos vamos esquecer o "Apito" porque os Homens merecem todos os troféus e mais alguns, para os mais novos e como prova do que afirmo aqui deixo algumas das histórias de bruxarias mais conhecidas.
E nós cá vamos cantando e rindo, e a ver a banda passar.


BRUXO ZANDINGA EMPATA NAS ANTAS
Em 1980, com António Oliveira a técnico e Zandinga a... bruxo, o Penafiel foi às Antas empatar a dois. Fonseca, guarda-redes portista, nunca esqueceu a imagem de Zandinga, antes do jogo, a esgravatar atrás da sua baliza. A táctica resultou. Era conhecido o terror de Fonseca relativamente aos misticismos.
O LADO OCULTO DO BOTA DE OURO
Ano de 1985. Gomes lutava pela conquista da Bota D’Ouro e havia igualado McGaughey, com 34 golos, quando uma lesão ameaçava deitar tudo a perder. Delane, assim se conta, terá intervindo e resolvido o problema. Pediu a Gomes o nome completo e a data de nascimento do irlandês do Linfield e disse-lhe que não se preocupasse. Uma semana depois, McGaughey lesionava-se gravemente e comprometia as suas ambições.


O ESCORPIÃO DO CENTRAL EURICO

Na segunda época de Artur Jorge nas Antas, mais uma estranha... curiosidade. Jogava-se um FC Porto-Benfica e, pouco antes da partida, Eurico descobre um escorpião metálico embrulhado em papel no seu fato de treino. Decide entregá-lo ao roupeiro, pensando que o mesmo pertencia a um colega mais supersticioso. Enganou-se: aos 20’ saiu lesionado, com uma perna partida.

VELAS, GALINHAS E O ALEXANDRINO

Com Zandinga era normal a existência de velas, folhas de eucalipto e incenso a arder nos balneários. Mas outras práticas são conhecidas. Desde as galinhas pretas, às imagens de Santos. Scolari não passa sem N.S. do Caravaggio. E muito se falou sobre os alhos de Oliveira no Mundial da Coreia. Até o divertido Alexandrino já se intrometeu no futebol.
Quem se esquece de tudo quanto foi dito sobre a mágica noite de Viena, em 1987, quando o FC Porto de Pinto da Costa, Artur Jorge e... Delane Vieira, se sagrou campeão europeu. Conta-se que, na véspera do jogo, Delane soltou dois sapos no Estádio do Prater e que havia garantido que se transformariam em golos. O FC Porto venceu o Bayern por 2-1, e de pouco valeu o desmentido de Delane. Mas para o jogo de Viena, já depois de uma das célebres ‘fitinhas’ criadas pelo mago ter – assim se diz – afastado Jaime Pacheco da final, outra magoa foi preparada. Há quem garanta que aquele ‘onze’ portista, o mesmo que Madjer obrigou a tocar o Corão antes do apito inicial, entrou no relvado com uma das tais ‘fitinhas’ mágicas por cada jogador.


O FC Porto seguia então para Tóquio e novo episódio marcou a comitiva. Na véspera do jogo, a cidade nipónica apresentava um sol radiante; um dirigente disse, na brincadeira, que o melhor era nevar, pois beneficiaria o FC Porto. Delane intercedeu e terá garantido que no dia seguinte nevaria. E nevou! O FC Porto venceu o Penarol.
Nos tempos de Pedroto, Zandinga, seu para-psicólogo oficial, dizia mesmo que o sucesso do FC Porto estava também ligado a banhos do presidente e treinador, altas horas da madrugada e em noites de lua cheia, sempre nas proximidades da Capelinha do Mar, local de peregrinação espírita. Nunca se provaram os tais banhos de Pinto da Costa, mas é conhecida a sua devoção a Nossa Senhora de Fátima.
Portanto meus Amigos está na hora de arrepiar caminho e contratar um bruxo em condições, cá o Rapaz já sofreu demais com estas vitórias morais que vamos conquistando, está na hora de ganhar em pontos e títulos.



4 comentários:

António Querido disse...

Estás a ser muito pessimista, meu amigo! Deixa lá o Jesus por mais uns tempos, pode ser que aconteça um milagre, em compensação temos dois portugueses a dar cartas ao mundo do futebol.
Agora gostava de saber, quem são os teus fornecedores, destas caricaturas tão castiças?
O meu abraço

Tintinaine disse...

Estou contigo nessa luta Virgílio. Vamos arranjar um bruxo dos bons para garantir que no próximo ano o título não nos foge.
Ontem li a crónica do António José Saraiva no Record e estou 100% de acordo com ele. Descontando todos os roubos de que o nosso clube foi vítima e também os favores feitos ao adversário só o Benfica poderia ser campeão.

Edum@nes disse...

Não acredito em bruxos, em milagres já não digo o mesmo. Em favores acredito. No futebol quem manda é o apito, com as decisões do árbitro, erradas ou não, depois do roubo consumado,já não se prende o ladrão.
E quem fica a perder é sempre aquele que é roubado.
E nestas andanças do futebol tal como na politica existe muita desonestidade. Quase sem fim à vista. Não sei se algum dia isso possa acontecer. Embora não acredite em bruxos. Nos políticos, nesses é que eu não acredito mesmo.

Boa noite de quinta-feira para ti, amigo Virgílio,
um abraço,
Eduardo.

Hipólito disse...

Esquecer o "Apito " ! ? - Só podes estar a brincar . Para quem sabe do que aconteceu, durante vários anos, face ao que se provou e que, apenas, por uma formalidade, não serviu de meio de prova, isso, em nada altera a realidade dos factos e, a ser assim, houve trofeus que foram obtidos sem dignificarem ou valorizarem quem os conseguiu ; antes pelo contrário, deviam ser anulados e entregues a quem de direito . Então já se esqueceram das escutas telefónicas ? Esta a verdade que fica para a história . Por tudo isto, ao ver comemorar e elogiar quem não teve escrúpulos de parte de tal proeza, só pode estar desatento a valores dignos de apreço ou, então, movidos por interesses variados e sem carácter a altura de gente honesta . Quando vejo, as inúmeras entrevistas e os comentadores que temos/patetes do costume, a falarem consoante os ventos e, até, a tentar justificar sobrevivências, fico revoltado e convicto de que estes estão bem integrados na pouca vergonha e desonestidade que abunda neste País ; tanto mais que, aquilo que ontem era mentira e merecedor de censura, hoje passa a constituir verdade ! - Enfim, memórias curtas e que em nada contribuem para sanar este estado de coisas ... . Sou Benfiquista assumido, dos que pagam cotas e vão ao futebol, mas, nem por isso, deixo de analisar e reconhecer, a cada momento, valor a quem o tem . Certamente, para os que vêem e sabem ver futebol, sem fanatismos, não é dificil de ver por que razão o Campeonato deste ano foi parar ao Porto ! - Pois é, mais um que, descaradamente, foi sorropiado ao Benfica, embora não seja culpa do Porto ; contudo, a verdade, voltou a ser posta em causa e, consequentemente, prémio para os do costume . Quanto ao Jorge Jesus, estou à vontade para dizer, mais uma vez, que não tem perfil para treinador do Benfica ; aliás, afirmeio-o neste Blogue no final do campeonato de 2009/2010, não obstante ter ganho . O senhor Jesus, para além de teimoso, não soube gerir o plantel que teve ao seu dispôr, nem sequer assegurar resultados que se impunham e que estiveram ao seu alcance, vindo a perder inadmissívelmente . Também, nas suas entrevistas, em grande parte, valia mais ficar calado, uma vez ser fértil em alimentar polémicas sem sentido e que só geraram troca de " galhardetes " que não lhe foram favoráveis . É assim, quando o nível intelectual não ajuda, não se pode esperar muita coisa ... . Segundo consta, vai continuar no Benfica ! - Se assim é, resta esperar que tenha aprendido com os erros e que não crie mais desilusões .

Um abraço