sexta-feira, 6 de abril de 2012

SEMANA SANTA

Há cerca de duas semanas escrevi aqui sobre a Procissão do Senhor dos Passos na minha Terra, hoje fui acompanhar a minha Vizinha Preciosa á sua última morada e informaram-me que havia nova Procissão desta vez com o regresso a casa do Senhor dos Passos, que tem estado desde o dia da última Procissão na Igreja Matriz, sendo que a sua casa é a Igreja com o seu nome.
Estava para regressar mais cedo a Porto Salvo, mas quis assistir á passagem da Procissão desta vez á minha porta, lá fui arranjar umas velas que afinal não foram necessárias pois a Procissão foi de dia, assisti à sua passagem e regressei para junto da Família, pois estava cá sozinho.
Como não há muito para dizer sobre a Procissão, a não ser que correu tudo dentro do previsto,. estava-se com receio que viesse uma chuvada e a Procissão não se pudesse realizar, para não danificar a Imagem e as vestes do Senhor dos Passos mas a chuva anda arredia cá da Terra, e nem ameaços.
Socorri-me da Wikipédia e a seguir mostro um resumo do que é a Semana Santa para os Católicos, pois cá o Rapaz não tem conhecimentos sobre as regras Cristãs na  Quadra Pascal. Com votos de Feliz Páscoa para todos os Leitores/As  e Famílias.


Os dias da Semana Santa


 Domingo de Ramos



O Domingo de Ramos abre solenemente a Semana Santa, com a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém.

Jesus é recebido em Jerusalém como um rei, mas os mesmos que o receberam com festa o condenaram à morte. Jesus é recebido com ramos de palmeiras. Nesse dia, são comuns procissões em que os fiéis levam consigo ramos de oliveira ou palmeira, o que originou o nome da celebração. Segundo os evangelhos, Jesus foi para Jerusalém para celebrar a Páscoa Judaica com os discípulos e entrou na cidade como um rei, mas sentado num jumentinho - o simbolo da humildade - e foi aclamado pela população como o Messias, o rei de Israel. A multidão o aclamava: "Hosana ao Filho de Davi!" Isto aconteceu alguns dias antes da sua Paixão, Morte e Ressurreição. A Páscoa Cristã celebra então a Ressurreição de Jesus Cristo.



 Segunda-Feira Santa



É o segundo dia que vem depois de Domingo de Ramos.

Terça-Feira Santa



É o terceiro dia da Semana Santa, onde são celebradas as Sete dores de Nossa Senhora Virgem  Maria. E muito comum também por ser o dia de penitência no qual os cristãos cumprem promessas de vários tipos.

Quarta-Feira Santa



É o quarto dia da Semana Santa. Em algumas igrejas celebra-se neste dia a piedosa procissão do encontro de Nosso Senhor dos Passos e Nossa Senhora das Dores. Ainda há igrejas que neste dia celebram o Ofício das Trevas, lembrando que o mundo já está em trevas devido à proximidade da Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo.

 Quinta-Feira da Ceia



É o quinto dia da Semana Santa e na manhã deste dia, nas catedrais das dioceses, o bispo se reúne com o seu clero para celebrar a Celebração do Crisma, na qual são abençoados os óleos que serão usados na administração dos sacramentos do Baptismo, Crisma e Unção dos Enfermo  Com essa celebração se encerra a Quaresma.

Neste mesmo dia, à noite, são relembrados os três gestos de Jesus durante a Última Ceia: a Instituição da Eucaristia, o exemplo do Lava-pés  com a instituição do mandamento novo e a instituição do sacerdócio. É neste momento que Judas Iscariotes sai para entregar Jesus por trinta moedas de prata. E é nesta noite em que Jesus é preso, interrogado e, no amanhecer da sexta-feira, açoitado e condenado.

A igreja fica em vigília ao Santíssimo, relembrando os sofrimentos de Jesus, que tiveram início nesta noite. A igreja já se reveste de luto e tristeza, desnudando os altares (quando são retirados todos os enfeites, toalhas, flores e velas), tudo para simbolizar que Jesus já está preso e consciente do que vai acontecer. Também cobrem-se todas as imagens existentes no templo.

Sexta-Feira Santa ou Sexta-Feira da Paixão



É quando a Igreja recorda a Morte do Salvador. É celebrada a Solene Acção Litúrgica  Paixão e Adoração da Cruz. A recordação da morte do Senhor consiste em quatro momentos: A Liturgia da Palavra, Oração Universal, Adoração da Cruz e Rito da Comunhão. Presidida por presbítero ou bispo, os paramentos para a celebração são de cor vermelha.

Sábado Santo ou Sábado de Aleluia

É o dia da espera. Os cristãos junto ao sepulcro de Jesus aguardam sua ressurreição. No final deste dia é celebrada a Solene Vigília Pascal, a mãe de todas as vigílias, como disse Santo Agostinho, que se inicia com a Bênção do Fogo Novo e também do Círio Pascal; proclama-se a Páscoa através do canto do Exultet e faz-se a leitura de 8 passagens da Bíblia (4 leituras e 4 salmos percorrendo-se toda história da salvação, desde Adão até o relato dos primeiros cristãos. Entoa-se o Glória e o Aleluia, que foram omitidos durante todo o período quaresmal. Há também o baptismo daqueles adultos que se prepararam durante toda a quaresma. A celebração se encerra com a Liturgia Eucarística, o ápice de todas as Missas.

Domingo de Páscoa



É o dia mais importante para a fé Cristã, pois Jesus vence a morte para mostrar o valor da vida. Esse dia é estendido por mais 50 dias até o Domingo de Pentecostes.

Nota final:
Fui surpreendido ao querer colocar mais fotos nesta mensagem pelo Google que quer vender espaço para podermos colocar mais fotos que aquelas que aqui coloquei, só me faltava esta destes gajos também quererem mamar, já não chegam o governo a sacar até ao tutano o pobre do Zé, agora estes também estão a seguir o exemplo, como as fotografias são parte importante nas mensagens que aqui tenho colocado, muito provavelmente vou ter que dizer adeus aos blogs., dinheiro é que não lhes dou nem que a vaca tussa, cambada de gulosos, deitam-nos o isco dos blogs quase só faltava enfiar-nos blogs pela goela abaixo e agora querem mama, vão mamar para outra freguesia.


Seleccione um plano:
20 GB ($5.00USD por ano)
80 GB ($20.00USD por ano)
200 GB ($50.00USD por ano)
400 GB ($100.00USD por ano)
1 TB ($256.00 USD por ano)
 
2 TB ($512.00 USD por ano)
4 TB ($1,024.00 USD por ano)
8 TB ($2,048.00 USD por ano)
16 TB ($4,096.00 USD por ano)

  
  
  

1 comentário:

Edum@nes disse...

Semana Santa,
Recordar nascimento de Jesus
A muitos séculos remonta
Porque o terão pregado na cruz?

Andam por aí uns tantos à vontade
Que melhor não merecer
Abusando da liberdade
Que Jesus nos conceder!

Usam o nome sem respeito ter
Vieram para nos enforcar
Vencedores não querem saber
Com promessas para nos enganar.

DESEJO UMA PÁSCOA MUITO FELIZ PARA TI, E PARA TUAS FAMÍLIA.
UM ABRAÇO
EDUARDO.