sexta-feira, 20 de abril de 2012

Porto Salvo e Arredores

Já não é novidade para ninguém a minha aversão a ajuntamentos, tenho-me privado de muitas coisas aparentemente boas por causa disso mesmo, esta mania foi-se refinando ao longo dos anos, também por motivo do isolamento a que me tenho submetido voluntariamente! Nos últimos trinta e cinco anos foi trabalho e casa, nem férias nem cinemas restaurante ou futebol, assim não admira que á trinta anos tenha «escolhido» para viver um local onde só coelhos pássaros e cobras fossem a minha companhia e da Família, mais recentemente a construção alargou horizontes aqui por perto e hoje o isolamento já não é tão grande, apesar de seguir o ditado de «vale mais só que mal acompanhado» o isolamento tem sido mau companheiro, e agora para voltar á normalidade vai ser um caso dos trabalhos.

Hoje mesmo tinha um convite para um churrasco, na companhia de Amigos aqui da zona, eles bem puxaram mas não dá, depois fico aqui no meu canto a remoer-me mas isto é mais forte que eu, não á volta a dar, como disse em resposta ao convite «ando a treinar» já me sento no café, coisa impensável á um ano, portanto estou no bom caminho, para  a próxima lá estarei.
Mas não era sobre isto que queria escrever embora vá dar no mesmo, é sobre a chamada evolução que Porto Salvo teve nestes últimos trinta anos, quando para aqui vim, isto era uma Aldeia, rodeada de bonitas searas de trigo, as Pessoas conheciam-se todas, e embora morasse afastado, e não fizesse sala nos cafés, era conhecido por quase toda a Gente muito por causa da minha ligação ao abastecimento de água á Terra,  hoje as coisas são diferentes embora a construção se tenha desenvolvido pela periferia e em grande parte ligada aos Escritórios e Empresas com é o caso da Quinta da Fonte, Tagus Parque, e Lagoas Parque, vê-se Gente nova todos os dias, e não fora a crise presente, as coisas cresceriam ainda mais, pois ainda á por aqui alguns terrenos prontos a receberem uma sementeira de tijolos, em vez do trigo que outrora se semeava.

Foi precisamente neste último aglomerado de Escritórios que ontem fui fazer a caminhada, e aquilo é do melhor que há por aqui, os arruamentos feitos com gosto, os lagos, o grande Hotel Lagoas Parque onde a nossa Selecção de Futebol costuma estagiar, tudo está feito para agradar aos olhos do visitante, tem também bons percursos para caminhar, dos três Parques de Escritórios e Serviços que foram construídos aqui na Zona de Porto Salvo este é sem dúvida o mais bem concebido.

Em contraponto temos também o mesmo número de Bairros Sociais que tendo partido duma boa intenção tem criado problemas vários de actos de puro vandalismo dos mais jovens moradores destes Bairros, apesar das noticias mais recentes serem de acalmia.
Quem passar por aqui não esqueça de fazer uma visita  a este espaço do Lagoas Parque que é digno de ser visto, quanto a estacionamento é que já não posso garantir que seja fácil, á hora que por lá andei havia muito lugar vago, mas para se aceder a eles á cancelas que só funcionam com dinheiro.

Mas a noticia de hoje é sem duvida o assumido bigamismo do meu Amigo Otelo, quem diria, então o Homem apaixona-se pela sua Carcereira na Prisão de Caxias e atrela-se a ela lá dentro até aqui tudo certo um Homem não é de ferro, mas depois fica com ela depois da soltura? esqueceu-se que já tinha uma cá fora? foi o que foi, isto de um gajo estar preso limpa o cérebro a qualquer um, agora viver com as duas aí a coisa já fia mais fino, um gajo para aturar uma já é um caso dos trabalhos, agora duas? «pular a cerca» não era o primeiro nem seria o último agora morar com uma de Segunda a Quinta e de Sexta a Domingo com a outra, isto é o que vem nas noticias de hoje, e até agora não foi desmentido, á grande Otelo são noticias destas que um «pobre Cidadão» precisa para se animar.

Mas pensando bem o Homem tem razão, veja-se o meu caso, ainda á dois dias me lastimava aqui por causa da minha dificuldade na cozinha, agora  que a minha Maria lhe deu um chilique, ora se eu fosse precavido como o Otelo, agora estava safo, com certeza não ia dar o chilique ás duas ao mesmo tempo, talvez venha daqui o ditado que "Homem prevenido vale por dois".
Apesar de eu tentar acompanhar estas coisas com um olhar moderno não posso deixar de lamentar que ele tenha vindo assumir isto, conheço bem a Esposa verdadeira, sei o que ela passou quando ele esteve preso, não o critico (quem sou eu para o fazer) por se ter «apaixonado» por outra, talvez até nem me admire que o tenha assumido agora sabendo eu como ele é «desprendido nas palavras», mas a Verdadeira, a Original não merecia nesta fase da vida ser confrontada pelas Pessoas com esta situação, e até os Filhos conhecendo a  situação desde á muito, e os Netos nas Escolas vão também eles ser confrontados pelas Pessoas quando isso podia ter sido evitado, á momentos na vida em que o silêncio é de ouro.


3 comentários:

Edum@nes disse...

Porto Salvo e arredores
Pássaros. coelhos e cobras
Os coelhos de todos os piores
Dos resultados faltam provas!

Da políticos dos coelhos falar
Quando e para os salvar da lepra
Para churrasco nem pensar
A carne de coelho já não presta.

Já comeram quase toda a erva
Muito mais querem comer
Andam à vontade pela charneca
E ninguém os combater!

Bom fim de semana para ti, e para tua família amigo Virgílio.
Um abraço
Eduardo.

António Querido disse...

Quando aí voltar não posso ir em passo de corrida, vou tirar dois ou três dias e se tiveres tempo disponível para aturar o Páscoa, vais-me mostrar essas maravilhas de Porto Salvo, combinado?
O meu abraço

Tintinaine disse...

Como dizem os jornais, o que mais há por aí são homens a manter uma amante, mas sempre dentro do segredo possível.
Agora com horário repartido só mesmo o Otelo!