Ora bem, nem eu nem a minha Mulher somos especialistas da coisa, temos umas luzes pela prática adquirida, pois já á vários anos que lidados com elas, a primeira coisa a fazer é quando se adquire uma Orquídea que esta esteja em boas condições, de preferência florida para não sermos enganados na qualidade e cor, as raízes têm de estar duras e sem bolsas ocas, como vêm envasadas devem ser mantidas aí enquanto as raízes não forem maiores que o próprio vaso.
Se quiser colocar noutro vaso maior atenção ao substrato que lá se coloca, não é terra normal para flores mas próprio para Orquideas, estas devem ficar com a parte superior fora do substrato, ( minha Mulher põe cascas de ovos e meias de vidro no fundo dos vasos), as Orquideas não suportam ficar encharcadas, se estiverem á sombra uma rega por semana é suficiente, ao Sol depende da época do ano, uma coisa é certa, nunca deitar água em excesso porque as mata.
Perguntas se devem estar á sombra ou ao Sol, as que tenho na Terra estão debaixo dum telheiro mas apanham Sol, aqui em Porto Salvo estão na rua, até misturadas com outras flores como podes ver numa foto, todas têm dado flores, este ano que passou em fins de Novembro tive um vaso na Terra com oito hastes (flores) o problema é que nunca as deixo ficar todas, vou cortando e trazendo para colocar em jarras e a Patroa vai dando ás Amigas, mas para se conseguir ter este número de flores têm que ficar uns anos sempre no mesmo vaso, á a tendência de separar as «batatas» para arranjar um maior número de vasos, assim nunca temos muitas flores da mesma planta, quanto mais anos se conseguir manter a planta sem podar melhor.
4 comentários:
Pelo que vejo o nosso amigo Virgílio aprecia as flores e ainda mais as orquídeas! Acho que faz muito bem, porque as flores, mesmo as dos vales e montes são sempre bonitas!
Belo gosto!
A minha mulher quase caiu de costas ao ver o tamanho das tuas orquídeas!
Ela tem muitos vasos, mas as orquídeas são poucas e pequenas. Ela não gosta de sujar as mãos e diz que o especialista sou eu (ela diz especialista para não dizer culpado) e se não há flores é porque não entendo nada daquilo. Que grande novidade!
Mas agora e com os teus conselhos vou ver se consigo melhorar a minha performance e fazê-las crescer.
Se dizes que elas não gostam de muita água, já estou a ver onde está o mal. No inverno bebem toda a água que o S.Pedro manda e no verão rego-as com a mangueira até os vasos deitarem por fora. Doravante vou seguir a teoria do bêbado - água não, por favor, não me dou bem com ela!
Criador de orquídeas
Ao seu amigo dá explicações
Da prática adquiridas
Ele lá terás as suas razões.
De preferência floridas
Para não haverem enganos
Envasadas devem ser mantidas
Já as tem há muitos anos!
Das flores jardineiro
As orquídeas vai regando
Noutros tempos fuzileiro
Hoje na net, navegando!
Bom fim de semana para ti amigo Virgílio
um abraço
Eduardo.
Meu amigo, você é o verdadeiro "expert". Só a 'tarimba' nos faz conhecedores. Já aprendi alguna coisa mais.
Enviar um comentário