quinta-feira, 21 de junho de 2012

Vila Verde Ontem

Ontem dei um salto á Terra, mas da parte da tarde, ao contrário do habitual que; ou fico lá de um dia para o outro, ou desde que a Patroa adoeceu vou de madrugada e antes das oito já lá estou, agora com os Netos de Férias tenho-os cá a fazer-me companhia, e tenho estado mais ocupado, assim reguei o que era de regar, apanhei umas ameixas, comprei um saco de batatas novas, mais um resto das velhas que ainda lá tenho guardadas na adega do meu Amigo José Pedro a quem compro para todo o ano e que faz o favor de mas guardar e tratar o ano inteiro, e como não podia deixar de ser quando ele está lá aproveito para mandar mais um bocado de colesterol pelos montes e vales que cercam Vila Verde com o meu Amigo Vicente, e regressei a Porto Salvo ao fim da tarde.

A Caminhada foi mais uma vez um bocado longa e uma boa parte por difíceis caminhos, mas o Vicente já tinha saudades do «Penedo dos Ovos» e lá fomos direitos á "Fonte Nova" (por acaso muito mais velha que nós) caminhos das das propriedades agrícolas até á Furuana, Chorão a seguir a estrada que vai para o Avenal junto á pista do motocrosse seguimos junto aos Moinhos, e no último deles vimos um Homem a fazer girar manualmente os mastros do moinho sem as velas desfraldadas, fomo- -nos aproximando, dissemos quem éramos e ao que vínhamos, afinal a Pessoa até é Irmão de um nosso Amigo que mora em Vila Verde á muito, e explicou-nos o que andava a fazer, o que achámos curioso, os moinhos têm búzios, que são uma espécie de cabaças em louça, e que apenas servirão (julgo eu) para fazer som, como são de diversos tamanhos até sai um som agradável, pois o Proprietário do Moinho andava a tirar ninhos de dentro desses búzios, uns pássaros que segundo ele são maiores que os melros mas tal como estes de côr preta fazem criação dentro dos búzios e depois acabou-se a «música» que eles produzem.

Seguimos então até ao Penedo dos Ovos, (não conto a história do porquê do nome para os meus conterrâneos não se melindrarem) e só ai percebi a vontade que o Vicente tinha de lá ir, eu conto que ele não vai levar a mal com certeza, ele está á muitos anos nos E.U.A. e durante muitos desses anos não tivemos contacto, pelo que não acompanhámos as vidas de um e outro nesses anos todos, e como todos sabemos mesmo aqueles como eu que nunca estiveram nos States, que por lá há muitas religiões, parece que em cada esquina há uma a fazer concorrência á outra, e o nosso Amigo Vicente também tinha de arranjar a sua, que só ontem descobri, ao vê-lo subir ao dito Penedo, levantar as mãos aos Céus, e fazer ali mesmo como que o «sermão da montanha», é certo que falou em Inglês e eu não percebi patavina, mas basta ver a maneira como ele levantava as mão para não ter dúvidas, após aquele bonito sermão desceu, eu confesso que até estava com receio que em vez de descer ele subisse, mas não, veio mesmo para baixo e deu tudo certo, e lá fizemos mais uns quilómetros (oito e meio no total) até Vila Verde onde nos despedidos até para a semana.

6 comentários:

Edum@nes disse...

Pelos montes e vales de vila verde.Mandaste embora mais um bocado de colesterol. Apanhaste ameixas e compraste batatas. Com uma só cajadada mataste dois coelhos?
Mas o pior, o deixaste escapar! Tudo vai roendo enquanto o deixarem.
Muito boas as imagens, principalmente,aquela das ovelhas a pastarem no prado. Aquela da estrela também está um espectáculo!
Continua amigo com as tuas caminhadas enquanto puderes, não dão mais anos de vida, mas dão mais vida aos anos!

E viva a nossa selecção, continua no bom caminho!

Boa noite para ti, amigo Virgílio,
um abraço
Eduardo.

Edum@nes disse...

Faço aqui uma correcção. Eu disse ovelhas,mas parecem ser cabras!

Tintinaine disse...

Essa do Vicente ir rezar lá para cima do Penedo dos Ovos é que eu não estava à espera.
Mas cada um com a sua fé, uns acreditam em tudo outras não acreditam em nada.
Enquanto houver pernas continuem que eu também fazia o mesmo se pudesse. Essas caminhadas pela natureza era um dos meus desportos favoritos. E muitas broncas levei da mulher e dos filhos por causa disso, porque eles nunca entenderam o que eu via nesses passeios por sítios onde não andava mais ninguém.

Isabel disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Isabel disse...

Que lindas imagens de Vila Verde. Fiquei maravilhada ao ver os moinhos, no cimo dos montes que circundam a nossa aldeia. Ao olhar para as fotos, até julguei ouvi-los cantar.
Gostei de ver o Vicente a fazer o sermão, aos pássaros de Vila Verde, no Penedo dos Ovos. Fez-me lembrar o nosso grande escritor, José Saramago quando fez o sermão aos feixes do Rio Douro nos rochedos de Miranda do Douro, na fronteira entre Portugal e Espanha. (Para quem não leu o livro “Viagem a Portugal”, não percam).
O que será que disse o Vicente, aos pássaros? O Saramago começou por dizer aos peixes: “Vinde cá, peixes, vós da margem direita que estais no rio Douro, e vós da margem esquerda que estais no rio Duero, vinde cá todos e dizei-me que língua falais quando aí em baixo cruzais as aquáticas alfândegas …. E continua com o Sermão aos Peixes desta maneira “Aqui estou eu, olhando para vós do alto desta barragem, e vós para mim, peixes que viveis nessas confundidas águas, que tão depressa estais duma banda como da outra, em grande irmandade de peixes que uns aos outros só se comem por necessidade de fome e não por enfados de pátria”

Julgo que esta caminhada que fizeram agora, seria bem bonita para fazer com os meus amigos. Irei alterar a data que estava marcada inicialmente (4 de Novembro) para 14 de Outubro, (ainda tenho que verificar se esta data é compatível para a coletividade LAMSD) para que o amigo Vicente possa fazê-la connosco, pois na data que eu tinha agendado ele já está nos States, novamente.
Beijinhos e obrigada pelas tuas histórias e fotos.
Mana Isabel

António Querido disse...

Estou a ver que o prato típico dos restaurantes dessa zona, é a chanfana e ovos estrelados, basta ir ao Penedo dos Ovos, vou-te dizer uma coisa meu amigo: Nunca vi tanta cabra juntas, nem na rainha das praias portuguesas!