sábado, 23 de junho de 2012

"Observando" Lisboa

É hábito fazer a minha caminhada "observação" pela Capital durante os dias de semana, desta vez não o fiz e fui hoje até lá, não no «dr. Cascais» como também é normal mas no «cavalo» que tenho aqui á porta, esta onda de greves da C.P. deixa-me a falar sozinho, e não quero ficar apeado a esta distância, e lá fui até próximo da Praça da Ribeira, de onde parti para "Observar" alguns Bairros e ver como estão os arranjos para as Festas dos Santos Populares, é certo que por aqui quem mais ordena é o Santo António, mas os seus outros dois «Companheiros» também merecem ser festejados, pelo que até ao fim do Mês temos festa rija em honra de S. António, S. João e S. Pedro.

Segui pela Rua do Arsenal, fiz uma paragem junto á Csa dos Bicos hoje Fundação Saramago, e sobre esta Casa devo dizer o seguinte, claro está, tentado puxar a brasa á minha sardinha, quero dizer á minha Terra: Esta Casa foi mandada construir no ano de 1523 por Brás de Albuquerque, filho de Afonso de Albuquerque 2º Governador da Índia, que por sua vez era filho de Gonçalo de Albuquerque Senhor de Vila Verde Dos Francos, como se pode ver há aqui raízes da minha Terra, a minha Irmã Isabel que lê tudo o que escreveu Saramago, provavelmente não sabia a História da Casa onde este tem a Fundação.
Embrenhei-me no Bairro de Alfama, onde percorri algumas Ruas e Vielas, subi ao Castelo, e daqui até á Mouraria foi um pulo.

A paragem habitual (ó sr. Passos Coelho não me prive deste pastelinho acompanhado dum cafezinho, que é o único vicio que me resta está bem? e é só uma vez por semana, eu não abuso, ou já me estou a alambazar? se achar que sim avise que eu paro.)
Segui depois pelo Rossio, subi a rua do Carmo, Chiado, Largo Camões, desci junto ao Elevador da Bica que estava de «vacances» Largo de Santo Antoninho que suspeito seria Filho de Santo António, pois ainda hoje tempos o habito de tratar os Filhos pelos diminutivos, e não há duvida que Antoninho será o diminutivo de António, se estiver enganado que me desculpem Pai e Filho.
Afinal parece que estava mesmo enganado, este Santo Antoninho era Brasileiro e muito mais moderno que o S, António que terá falecido em 1231, o Antoninho nasceu e morreu no Século passado, 1918-1930 tendo portanto morrido com apenas 12 anos de tuberculose.

Depois foi o percurso de regresso, passando pelo Largo de São Paulo, e uma visita á Praça da Ribeira.
As fotos gigantes que mostro de Senhoras com alguma idade, foram fotos que tirei numa casa onde estão expostas no Beco das Farinhas próximo da Igreja de São Cristóvão na Mouraria, e são de  uma fotografa Inglesa nascida em Oxford e que vive e trabalha no Bairro da Mouraria onde tem o seu Atelier no Largo dos Trigueiros, e que desta forma quis homenagear as moradoras deste Bairro. Bonita forma de homenagear estas moradoras, gostei do trabalho e ainda mais do gesto pouco habitual nos tempos que correm, a fotografia em tamanho normal  em plena laboração numa parede da Mouraria é da Fotógrafa, que assim singelamente também homenageio pelo seu gesto.





1 comentário:

António Querido disse...

Belas fotos sim senhor!
Quase todas as ruas apoiam a seleção,
agora esses senhorios são uns desleixados, ou então já partiram para outras galáxias, deixam cair as casas em cima das velhinhas.
O meu abraço