domingo, 10 de junho de 2012

Na Rota dos Moinhos de Vento

Ontem fui até Vila Verde, o meu Amigo Agostinho foi de «vacances» para a Praia, e como é ele que trata do meu quintal e tem sempre a coisa nos «trinques», não podia deixar secar a horta, pois tem lá tomates, pepinos, pimentos courgettes, e feijão verde (a cor do feijão não me agrada muito, penso que até foi ele que inventou aquela cor como Sportinguista que é, só para se meter comigo) mas enfim tirando a cor, o resto até se come.
Para além disso também fui dar uma rega nas orquídeas da «Patroa», e arejar a casa, aproveitei para desafiar o meu Amigo Vicente para uma caminhada, e quando estava acabar a rega eram para aí sete e meia já ele estava preparado para o ataque ás serras das redondezas, é assim mesmo, de manhã é que começa o dia.

Fomos abastecer ao Victor, e de conta quilómetros á cintura lá seguimos junto ao Palácio, para "Observar" o andamento dos trabalhos da nova Escola, que é suposto ser construída na Cerca, terrenos que fazem parte do Palácio, como já mostrei noutra ocasião o desaterro andou, não faço ideia se já terminou, mas já aqui confessei as minhas dúvidas quanto á construção da Escola propriamente dita, desta vez não é só o meu pessimismo a funcionar, e também não é aquela máxima de São Tomé: que é ver para crer! desta vez tenho a informação de Pessoa que segue a obra de perto que  mostrou muitas dúvidas que a coisa vá além da construção dos muros circundantes, espero que esteja enganado e que a obra se faça.

Seguimos pela encosta Nascente onde estão os moinhos do «Zé da Rosa» e do Albino, descemos junto á Furuana, seguimos pelo caminho que vai dar ao Convento, moinho do Casaca, e do Sr. Dionísio, descemos direito á casa do «Cabaça» e daqui até á fonte dos namorados, onde saciei a sede, pois já lá iam cerca de seis quilómetros, subimos até á estrada do Convento, descemos e parámos na casa do nosso Amigo «Zé Domingues» onde fui presenteado com um par de cornos como se pode ver numa foto (espero que a patroa não a veja pois pode ser mau presságio) daqui foram mais umas centenas de metros até a casa, não sem antes fazer-mos uma plantação de flores que o Vivente e a Esposa me ofereceram. No total sete quilómetros, mas Vicente, em conversa posterior com a minha Irmã, parece que temos que dar mais uns passos, pois ela gostava de passar pelo «Penedo dos Ovos» com o grupo que vai trazer, portanto prepara-te que temos de ir fazer o reconhecimento e medição da distância.


Depois foi o duche da ordem, uma paragem na Adega do meu Padrinho que estava a encher boxes de tinto na companhia de um dos Filhos, dois dedos de conversa para saber da saúde da Família, e arranquei, como vi o carro do meu Cunhado á porta de casa na Atalaia fiz uma paragem, para o cumprimentar, afinal também lá estava a minha Irmã, tinham vindo os dois preparar a casa para a semana que vem receberem uns Amigos que vão fazer uma caminhada, e a casa vai transformar-se provisoriamente em Hotel, aproveitem agora que quando forem Avós (o que vai acontecer brevemente em dose dupla) já vão ter mais dificuldade em arranjar tempo para tudo.
Conversámos durante alguns minutos, enquanto isso o Rui ia apanhando um cabaz de «fruta dos pobres» que eu adoro (nêsperas) conversa em dia e regresso a Porto Salvo, onde tinha á minha espera umas sardinhas assadas que a Filha foi comprar á Praça de Paço de Arcos, e que estavam uma categoria, mais á tarde uns caracóis para acompanhar o Portugal-Alemanha, que souberam melhor que o resultado do jogo, mais uam vitória moral.



3 comentários:

António Querido disse...

Segui a tua caminhada, mas dispensava duas coisas: os caracóis e o local onde tiraste a foto e agora não faz frio para estar à lareira!
O meu abraço

Edum@nes disse...

Na rota dos moinhos de vento
Ali para os lados da Malveira
Ficaram no pensamento
Os tempos de criança e brincadeira!

Por lá andaste a observar
Pimentos,feijão verde e courgettes
Com tua máquina os fotografar
Lindas imagens que trouxestes!

Boa segunda-feira,
um abraço
Eduardo.

Tintinaine disse...

Meti-me a fazer uma dieta de emagrecimento e qualquer dia ainda me candidato para substituir o Vicente quando ele estiver nos States.
E no intervalo ainda tratamos da horta e tudo!