terça-feira, 5 de junho de 2012

Lisboa Hoje

Como tenho escrito vezes sem conta, o ruído dá-me cabo do sistema, seja ele qual for, fujo do barulho como o diabo da cruz, fujo de festas, de restaurantes ou cafés, e de todos os locais onde os decibéis são muitos elevados, isto deve ser defeito de fabrico, agravado com o ruído das máquinas com que trabalhei uma grande parte da minha vida, e agora não há remédio, auriculares quando posso, ou então a solução é longe do ruído, quando vou trancado num transporte Público estou lixado, tenho que gramar pelo menos até á próxima paragem.

A semana passada contei aqui, que quando fui a Lisboa tive que sair numa Estação antes do destino, devido a dois rapazolas que se entreteram a falar alto e colocar música aos berros, hoje aconteceu o mesmo, mas com um telefonista, sentei-me na carruagem em Paço de Arcos, e passados alguns segundos começa um rapaz a falar pelos cotovelos, alto e bom som que até fazia tremer o meu banco, como se tinha sentado uma Senhora ao meu lado, educadamente aguentei mais um tempo para esta não ter de se levantar para me dar passagem mas em Belém já não aguentei mais e levantei-me fui para junto da porta mais distante da carruagem e saí em Alcântara, em vez do Cais do Sodré.


Aqui "Observei" o caos na Estação subterrânea, tem escadas rolantes que nunca vi a funcionar, e já passo por lá há anos as paredes metem nojo de tanto grafites uns em cima dos outros,  o chão não vê água á séculos parecendo querer fazer concorrência aos vidros dos Comboios que só vêm água quando chove, uma bandalheira completa, estes administradores pagos a peso de ouro não terão vergonha de nos apresentar instalações e composições neste estado? Não têm de certeza.
Tinha á minha responsabilidade mais do dobro das instalações que as 15 Estações da Linha de Cascais, tinha vergonha de apresentar a porcaria que estes cavalheiros nos apresentam, entre estas instalações havia várias Estações de Esgotos, que apresentava mais limpas que estas enxovias da C.P. e depois são os Funcionários Públicos os «malandros» que pagam as favas (quero dizer a crise).

Daqui subi um pouco a  Av. de Ceuta fiz a agulha para a Praça da Armada, cumprimentei a ««Mariquinhas» que «mora» nesta Praça segui pela Infante Santo até á Estrela, atravessei o Jardim aqui misturei-me com as Aves que abundam por lá, segui pelo Largo do Rato, parei frente á Sede da Federação de Futebol, e "observei" que tem as paredes despidas de Bandeiras Nacionais, ao contrário do Euro 2004, onde todas as janelas tinham uma bandeira, será da crise? mas parece que a rapaziada foi para o Hotel mais caro da Polónia? em que ficamos? há ou não dinheiro para Bandeiras? ou já estão preparados para o regresso a casa da Selecção em passo de corrida, e só por poucos dias não merece o trabalho? responda quem souber.

Desci direito á Av. da Liberdade, aqui "observei" um lago dos vários existes nas laterais da Av. todo limpo e com água igualmente limpa, coisa rara por estes lados, e estranhei, só depois reparei que junto estão as bancadas amovíveis para as «personalidades» assistirem á passagem das Marchas Populares, está explicado o mistério, (não fosse a coisa cheirar mal) pois mais abaixo uns metros está outro lago mas por limpar, Roma e Pavia não se fizeram num dia, e pode ser que ainda siga o caminho (limpeza) do outro.

No Rossio "observo" que engaiolaram as árvores, vejo afixado nas «gaiolas» o motivo, diz que é para trabalhos nas caldeiras, tudo bem, as árvores precisam ser tratadas,  só me interrogo é no timing, de 4 a 15 deste Mês, precisamente no período das Festas da Cidade, onde julgo ser maior o número de Pessoas que por ali circulam, mas eles lá sabem, se alertam para possíveis problemas na circulação pedonal, não era de fazer o trabalho em período de menor movimento? ou será que as árvores protestavam se não lhe fizessem as cócegas agora?





3 comentários:

Tintinaine disse...

Muito bem observado!
Fazer obras na Avenida no período das festas da cidade não lembraria ao diabo!
E as imagens da estação de Alcântara são de arrepiar. Os cabeças grandes da CP e Refer ganham tanto dinheiro que não sobra nada para a manutenção.
Haverá alguém capaz de pôr ordem nisto? Eu já não acredito!

Edum@nes disse...

E, será que eles sabem o que andam a fazer?
Eu direi que andam a estorvar a presença das pessoas nos festas da cidade. Viva as festas, abaixo quem as pretende perturbar.
Viva o Santo António, viva o nosso património, viva Portugal.
Nesta época não engaiolem as árvores, deixem-nas em liberdade, e continuem com as obras depois das festas da cidade. Não impeçam as pessoas de se divertirem à sua vontade.

Boa quarta-feira para ti, amigo Virgílio,
um abraço
Eduardo.

António Querido disse...

Gostei de ver a casa da Mariquinhas, mas essa Federação Portuguesa de futebol, se lá passar em frente, vou-lhes perguntar porque não distribuem algum com as pessoas desempregadas e a passar fome,30.000€ diários para estarem em hotéis de luxo é obra!
O meu abraço