domingo, 18 de dezembro de 2011

Afinal O Meu Mal é Tosse!

Tinha prometido a mim mesmo, não escrever mais sobre coisas que considero menos bem, ou mesmo más, em especial nesta quadra Natalícia, que é propícia a falar só de coisas boas, a amizade, o amor, as filhozes, o peru, festas para aqui, festas para acolá, tretas! o resto do ano andamos aos coices uns aos outros, mas enfim não queria ser desmancha prazeres e seguir um guião que não fui eu que escrevi, mas que respeito, ontem até fiz uam folga aqui no blog para me mentalizar, e não andar para aqui só a dizer o que está mal, mas eis que hoje sai-o para ir dar a minha curva matinal até ao Passeio Marítimo, e encontro mais duas Estradas cortadas, será que andam para aqui a montar algum «gueto» e eu ainda não tinha reparado? a primeira que me impediu de passar foi a rua principal da Vila de Oeiras, rua Cândido dos Reis, e que me obrigou a dar uma grande volta, entretanto ando mais um quilómetro e quero entrar na Marginal com destino a Paço de Arcos no nó junto ao Motel, e não pode ser que está cortada obrigando-me a ir até á «fronteira» de Carcavelos, junto ao Forte e São Julião da Barra, aqui quebrei o compromisso que tinha comigo e tive que falar nestes casos, pode ser que alguém que leia o blog me saiba dizer o que se está a passar com tanta estrada interrompida, cá pelas Terras do Marquês.


Perante esta recaída procurei um  Médico, para tentar saber se este meu pessimismo tem tratamento, na entrevista que me fez, começou por me perguntar se havia alguma razão próxima para este pessimismo, respondi que não, está tudo a correr ás mil maravilhas, ainda só me cortaram um subsidio, os outros ainda vêm a caminho e portanto não vale a pena chorar antes de tempo, por outro lado o País está bem e recomenda-se, ainda não foi considerado lixo, por enquanto foram só as dividas que atingiram esse patamar: Publicas e Privadas, mais os Bancos etc.  mas nada que me preocupe, a saúde também não está muito má, (tirando aquela história das eco-grafias rectal que se está a transformar em moda) mas também aqui um Homem vai-se habituando, que se lixe o traseiro que para a frente é que é Lisboa.

Perguntou-me de seguida se não me recordava de nenhum factor passado  que me tenha tornado tão «azedo»  não lembro, se dei alguma queda e tenha batido com os c.. no chão ( minha Mulher não vai ler isto senão não me lava mais as ceroulas) não, não caí,  ainda ontem escrevi que me considero um «sempre em pé», aí o Homem começou nas coisas mais terrenas como o Futebol, se o meu Clube me  tem dado desgostos, não senhor, ainda antes de ontem deu cinco secos, e eu já não recordo o que se passou á oito dias, portanto daí também não vem o mal, o Homem nesta altura, pergunta-se se na Politica,  tinha tido algum desgosto passado ou presente, se tinha algum arrependimento sobre por exemplo algum voto que tenha ido parar ao saco errado e tal, e coisa,  e vem o Sócrates á baila, aquele malandro que enterrou o País, e que agora estamos todos a pagar isso com língua de palmo, não terá sido essa a razão do seu pessimismo? por acaso não terá votado nele? e se sinta culpado pelo estado a que isto chegou? etc. e tal.

O Médico nesta altura parecia que tinha electricidade tal a velocidade com que arranjava casos provas e contra-provas dos crimes cometidos pelo ex. Primeiro Ministro. Que aparece muita gente aqui á consulta tudo consequência dos horrores passados no tempo desse renegado Sócrates, e que até há um jornaleco (o Manhoso) que diariamente trás provas das barbaridades cometidas por ele, assim ao estilo das antigas foto-novelas dos anos 60, ainda tentei ripostar que essas atoardas que lançam sobre o Homem é para adormecer boi, e para que o novo Governo nos possa ir ao c.. sem dor, mas qual quê, o dr. não quer ouvir nada, que os governantes actuais estão a fazer tudo para nos salvar, são todos gente de primeira, e nada fariam para nos prejudicar, estes salvadores da Pátria que tomaram o poder democraticamente prometendo-nos o Céu, e só nos dão o Inferno porque é uma viagem mais curta, pois o Céu está anos luz do Purgatório por onde temos de começar a viagem, e o pitrol está pelas horas da morte, e já não há capital para tanto litro de combustível que é necessário para chegar ao Céu, mas logo que as contas Públicas fiquem curadas, temos viagem assegurada para ir fazer companhia ao S. Pedro que lá espera por nós.

Posto isto diga-me lá sr. dr. o que é que devo fazer para poder sair de casa e só ver as coisas boas e bonitas, e fechar os olhos ao que está mal? olhe responde-me ele, você como gosta de se levantar cedo, vá passar a levantar ainda mais cedo, e vai fazer as caminhadas sempre de noite , quando o Sol nascer já tem que estar de regresso a casa, mas então  agora que tenho a «Patroa» encostada ás boxes, tenho que ir fazer algumas compras, e o Comércio só abre pelas 9 horas?  resposta do melro! tem as Lojas de conveniência que estão abertas 24 horas por dia, o Homem tem resposta para tudo, isto é que é Medicina, está certo que é um médico conceituado, mas até dá gosto largar os 100 Euros por uma consulta destas, também com as taxas moderadoras (ou proibidoras) que estão previstas para breve não é muito mais barato ir a um Hospital Publico, vão-se os anéis, ficam os dedos, que se lixe, preciso é de curar este mau feitio.

No fim desta longa conversa, passa-me uma receita de uns comprimidos, que me iam ajudar bastante, tinha que andar sempre com eles quando saísse á rua, e se visse alguma coisa que no meu entendimento não estava bem, punha logo um pela goela abaixo, que a  coisa passava, fui logo direito á Farmácia aviar a receita, o Farmacêutico olhou para mim, e pergunta-me se ando engripado, não Sr. respondi, porque pergunta? é que estes comprimidos são para a tosse, ó diabo, então o gajo para além de me caçar uma nota de 100 Euros ainda me está a gozar? saí dali pior que estragado e voltei ao consultório, a Funcionária atenciosamente fez-me anunciar, julgando provavelmente que era mais uma nota de 100 que ia entrar na gaveta, o Médico olhou para mim, como se já estivesse á minha espera e eu em com a maior calma que consegui numa situação destas, pergunto-lhe se não se enganou na receita? que não, respondeu serenamente, o seu mal é tosse, o Sr, é que ainda não deu por isso, é uma tosse que não chega a sair pela canalização, é tudo interno pelo que não se ouve aquele som tão incomodativo das tosses comuns, perante esta sábia resposta, enfiei o rabo entre as pernas e fui á minha vida, agora aqui ando noite escura porque não posso circular de dia, e a agora a tosse já sai com som, sinal evidente que o Homem estava certo no diagnóstico. É a vida.








5 comentários:

Edum@nes disse...

Se o teu mal é a tosse!
Então consulta o médico
Mas não fiques com fome
Terás que tomar o remédio?

pelo menos nesse dia esquecida
Vem aí o Natal, vai haver festa
Com a família reunida
Contra a crise ninguém se manifesta?

O pior vai ser,
Se na mesa o pão faltar
Nesse caso festa não vai haver
O mais triste é ver crianças a chorar!

Uns têm demais o que a outros falta
Juntam-se as desigualdades raciais
Alguns nem lugar tem na mata
De um mundo melhor para todos não há sinais!

Bom domingo para ti, amigo Virgílio.
Um abraço
Eduardo.

Tintinaine disse...

Grande relatório e com muito humor. Tu levas jeito pr'a coisa Virgílio. Se pensares mais em fazer-nos rir e menos em endireitar o país (que já não tem conserto) tens o futuro garantido.

Hana disse...

Tenho certeza que deixei meu comentário ontem, e não vejo aqui...rsss aiiiii a tecnologia me mata. Mas em fim, hoje acho que consigo salvar o comentário, eu vim pelas mãos do Antonio, e me agradei muito com seu espaço, aconchega a gente, por isso aqui te sigo, te leio e sempre que eu puder eu volto. Deixo meus votos de um Natal bem bacana, tudo de belo, não só no Natal mas sempre, meu desejo é de coração!
Com carinho
Hana

Tintinaine disse...

Só para controlo de publicação!

Observador disse...

Hana
Na mensagem anterior está lá um seu comentário, não será a esse que se está a referir?
Cumprimentos