quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Mestres da Mente

Há dias vi publicidade a um Espectáculo, em que o Actor Joaquim Monchique faz o papel de Júlio de Matos, Psiquiatra nascido no Brasil em 1857, mas tendo vindo para Portugal onde estudou, se formou e exerceu a sua especialidade. De seu nome completo Júlio Xavier de Matos; o Hospital de doenças mentais da Av. do Brasil deve o seu nome a este conceituado Médico.
Mas como estou com a «mão na massa» vou aproveitar para dar alguns elementos sobre outros nomes célebres que deram o seu nome a outros Hospitais existentes no País para doenças do foro Psiquiátrico.

Miguel Bombarda: Também nascido no Brasil, mas vindo para Portugal ainda Criança, por cá estudou, se formou e exerceu a Medicina, em especial na área da saúde mental, sendo por isso nomeado Director de Rilhafoles, para além de Médico foi um Republicano daqueles que mais vale partir que torcer, e provavelmente deverá a sua morte a essa escolha Politica, ( uma história de vida interessante que não cabe aqui) foi assassinado por um seu ex-doente, Tenente do Exército na véspera da Insurreição, que iria acabar com a Monarquia, 5-10-1910, o seu Companheiro de revolta, Almirante Cândido dos Reis, suicidar-se-ia a seguir julgando que o golpe fracassara, tendo sido o funeral conjunto dos dois Estadistas.
O Hospital com o seu nome situa-se na zona do Campo de Santana em Lisboa.

José de Matos Sobral Cid, nascido em Cambres Lamego, que deu o nome ao Hospital mental de «Sobral Cid» em Ceira-Coimbra, para além de Médico de Saúde Mental, também andou pela Politica, foi Governador do Distrito de Coimbra, e Ministro da Instrução Pública em dois Governos, fundou a Escola de Psicologia Clínica entre outros eventos de nomeada que realizou. Morreu em Lisboa em 1941.

António de Sousa Magalhães Lemos, Nasceu na Casa do Curral em Felgueiras em 18 de Agosto de 1855, e morreu no Porto em 1931, foi um distinto Psiquiatra, tendo após a conclusão do curso, ido para Paris onde se especializou em Saúde Mental, tendo depois regressado ao Porto para exercer no Hospital para «alienados» era assim que se chamava.
Em 1927 doou à Faculdade de Medicina do Porto a casa e terrenos anexos que possuía junto ao Campo 24 de Agosto para ali ser instalado o dispensário «Magalhães Lemos» para prestar assistência a uma grande Comunidade de Pessoas Pobres que viviam por ali próximo.

João Cidade Duarte, nasceu em Montemor-o-Novo em 1495, foi Pastor, andou na Guerra, voltou para Pastor, mas desta vez para Sevilha e Granada, um dia volta a casa e encontra os Pais mortos, volta a partir mas desta vez consta que para fazer uma peregrinação a Santiago de Compostela, aí terá ouvido os sermões do Padre João de Ávila, e ficado impressionado de tal modo que andou pelas ruas mutilam-do-se, e sendo internado como louco, onde permaneceu alguns anos.
Saiu como novo, e foi fundar em Granada um Hospital para doenças contagiosas e incuráveis, a partir daqui fundou a Ordem dos Irmãos Hospitaleiros, que foi confirmada pelo Papa  Pio V.
Foi Beatificado pelo Papa Urbano VIII, como São João de Deus, hoje existem por quase todo o Mundo Hospitais geridos pelos Irmãos Hospitaleiros São João de Deus, em Portugal que eu tenha conhecimento são três, Montemor o Novo, Barcelos e o mais conhecido Csa de Saúde Do Telhal, todos eles para doenças do foro Psiquiátrico.


4 comentários:

Edum@nes disse...

Figuras do passado, cujas obras de grande valor deixaram. Por onde andarão os seus alunos. Me parece que das suas lições não quiseram saber.
Pelos menos obras como as que eles cá deixaram são raras.
Depois temos o vídeo com a saudosa Ivone Silva, grande artista que foi. Com o cubo para a direita ora para a esquerda e lá ia dizendo umas verdades.

Desejo uma boa noite para ti, amigo Virgílio
um abraço
Eduardo.

Tintinaine disse...

Na minha terra fica o S.João de Deus, a Casa Amarela, hospital de muita fama na região.
Assim como assim, malucos é o que mais há por aí!
Quem não é maluco é o Isaltino, já se safou outra vez da enrascada!

Manolo disse...

Teste

António Querido disse...

Isto quer dizer que já temos hospitais para todos os políticos da actualidade!
Com o meu abraço, boa saúde mental para todos!