quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Reunião de Mirandas

Realizou-se ontem em Atalaia, Freguesia de Ventosa,  Conselho de Alenquer a primeira reunião Internacional (com a minha presença) do Grupo «Bons Garfos» mais conhecidos por Mirandas e Companhias, que reuniu cerca de vinte Sócios/As todos com direito a voto, ao contrário do que estipula a nossa Lei Eleitoral em que só podem votar os maiores de 18 anos, nos nossos Estatutos até a pequena Beatriz de apenas três anos votou, discutiu-se em primeiro lugar a qualidade das entradas, que se saldou pela vitória folgada do chouriço.com pimenta preta, que creio terá vindo na mala de bagagem do Sócio efectivo Fred, de Nacionalidade Francesa, acabadinho de chegar deste País.

O segundo ponto da ordem de trabalhos foi a discussão e votação dos dois pratos principais em confronto, Arroz de Pato e o Bacalhau com natas, após acesa discussão, que se prolongou por cerca de duas horas não se chegou a um vencedor, pelo que o resultado se saldou por um empate técnico, com menção honrosa para os dois pratos.
De seguida a discussão e votação das sobremesas, aqui já não houve votação com papel e cruz, tal o estado em que se encontravam quase todos, mais para lá, que para cá, e entretanto a urna dos votos tinha desaparecido, pelo que a votação foi feita de braço no ar, tendo vencido por muitos votos e aclamação, todo o conjunto da doçaria, com um aplauso sem palmas ( nesta altura já estávamos de braços caídos, por esgotamento físico devido ao esforço despendido no repasto) para o doce de abóbora com nozes, acompanhado de requeijão.

Foi depois aprovado por todos,( tendo para isso os presentes recorrido a um tradutor simultâneo poliglota dominando correctamente Francês, Inglês e Português, e outros) dar conhecimento Publico da Acta da reunião, neste Blog por ser o único que ainda mexe, nas próximas 24 horas após o término da reunião, publicitando o evento com as respectivas provas fotográficas do acontecido, assinado por todos os presentes, tendo a assinatura da Pequena Beatriz sido feita com o indicador direito no pudim, que se encontrava no centro da mesa, por dificuldade de encontrar caneta que se adaptasse á sua pequenina mão.

Agora mais a sério, vou a aqui contar algo que para quase todos é coisa banal: um almoço de Família, mas que como já todos perceberam, para mim não o é, como digo no perfil que coloquei no blog quando do seu inicio, mais de quatro Pessoas é uma multidão, não é de agora esta fobia, pois se assim fosse já teria acontecido ter reunido com os meus Familiares, o que só veio a acontecer ontem.
Foi a minha Irmã mais nova que teve a ideia de juntar os Familiares Próximos, isto é, as duas Irmãs, o  Irmão, mais as Filhas, Filhos, Sobrinhas e Sobrinhos, e descendentes Destas e respectivos Companheiros, claro que estas reuniões Familiares já aconteceram muitas vezes, mas segundo ela não estava completa sem a minha presença.

Ontem fiz das tripas coração, e lá fui, sem aviso prévio, não fosse arrepender-me, e borrar ainda mais a pintura, para que isso acontecesse pedi a colaboração de duas «Espias» Mulher e Filha que chegaram ao local da reunião muito antes do inicio desta, e que me iam comunicando discretamente como é norma das «secretas» do andamento dos preparativos, e no momento imediatamente antes da reunião se iniciar foi-me enviada a mensagem de O.K. aí foi só  a deslocação de Vila Verde á Atalaia que dista cinco quilómetros, e estou finalmente com a Família, estava ultrapassada a primeira etapa.

Foram momentos de alguma emoção pois não estou habituado a tantas honrarias e a certa altura já me estava a ver na pele de  D. Sebastião, o «Desejado», o tal que iria reaparecer num dia de nevoeiro, só me faltou o cavalo branco.
As manifestações de alegria que todos sem excepção mostraram quando me viram, e que se prolongou por todo o tempo que lá estive, deixou-me «tocado» não mereço tanto, fui apaparicado em demasia, pois assim fico vaidoso e não vou querer outra coisa que são almoçaradas, o que em altura de crise não vem muito a calhar.

Não sou de discursos, até não seria adequado, pela presença dos meus dois Sobrinhos por afinidade que não falam Português (ficam as minhas Sobrinhas com a tarefa de dar aulas aos respectivos, porque para a próxima, quero falar com eles, e como burro velho não aprende línguas, está-se mesmo a ver que terão de ser eles a fazer um esforço para aprender o Português) dizia que não sou de discursos mas aproveito esta oportunidade para agradecer todo o carinho que sempre tiveram comigo, e não só agora que finalmente apareci ao vivo, e se não houver recaída, vai haver mais oportunidades, para nos voltarmos a encontrar.
Obrigado a todos, em especial aos Anfitriões, que foram ao pormenor de me ceder o lugar mais próximo da porta, não fosse dar-se o caso de necessitar de ir tomar ar mais cedo.

Duas musicas, com história, a nossa «prima» Carmen Miranda, e Jim Reeves com: Amigo e André Rieu, este em especial para as minhas Irmãs grandes fãs deste Violinista e Maestro Holandês.




6 comentários:

Tintinaine disse...

Isso é que é novidade! Quando vi tantas fotografias e com tanta gente fiquei a pensar o que teria acontecido. Comecei a procurar a cara do Virgílio e como ela não aparecia em lado nenhum já estava a pensar que ele se tinha posto na alheta com medo da confusão. Depois lá o encontrei e fui ler o texto acabando por perceber tudo.
Como vês, Virgílio, não custou nada e acho muito bem que penses em repeti-lo, pois a família quer-se junta.

Isabel disse...

Desta vez é que foi, é mesmo verdade, o meu mano foi à reunião de família.
Eu sempre mantive a esperança que os Mirandas um dia se iriam juntar. Ainda não foi desta, pois alguns não puderam comparecer. Mas, os que faltaram foi por “motivos” como diz o José Raposo. O teu “motivo” era o mais difícil de ultrapassar e esse já está resolvido.
Para o próximo encontro, de certeza que estaremos todos.
Obrigada mano, por nos teres dado um dia tão feliz. Talvez até tivéssemos exagerado, com a nossa manifestação de alegria. Quase que te sufocámos tal era a nossa felicidade. Peço desculpa de algum exagero, mas foi por ser a primeira vez.
Como vês não foi difícil. A tua presença foi muito importante para todos nós. Quando não estás presente fisicamente, sentimos sempre a tua falta.
Este dia 1 de Novembro de 2011, fica na nossa memória. Como diz o Jorge Fernando, no poema Chuva, cantado por Mariza “As coisas vulgares que há na vida, Não deixam saudades, Só as lembranças que doem, Ou fazem sorrir”. Este não foi um dia vulgar, foi um dia especial, que nos fez SORRIR.
Obrigada a todos os que compareceram à minha convocatória:
Aos que não puderam ir, obrigada pela resposta ao meu e-mail. Foi-vos de todo impossível ir e sei que foi com muita pena que não puderam estar presentes.
Gostei muita da música que nos dedicas-te.
Um grande beijinho para todos os Mirandas e um especial para o mano Virgílio.
Isabel

Anónimo disse...

Saudável sem dúvida e o que me parece ser uma super botêlha de ginja (com elas) deixou-me com vontade de ir ao Largo de São Domingos.
Valdemar Alves

Edum@nes disse...

Na reunião dos Mirandas
Desta vez Virgílio esteve presente
Se mudaram os ventos para outras bandas
No convívio toda a gente esteve contente.
Amigo, Virgílio, eu sabia que eras capaz
No almoço convívio entre a família
Não te localizo, onde estás tu meu rapaz
Estou contente por saber
Que o medo mandaste-o embora
Na próximo encontro vais aparecer
Da blogsfera sem demora
Lá te espero para te conhecer
Porque neste teu convívio
Não te consigo identificar
Se estivesses dentro do navio
Fardado de boné à militar.
Para tua coragem louvar
Amigo, uma coisa te vou dizer
Foste marinheiro pela Pátria lutar
Agora não vais os subsídios receber.
Tu e eu e muitos mais
O que por lá andamos a fazer
Caímos que nem pardais
Porque não soubemos escolher!

Te dou os meus parabéns,
e se enganado não estou no próximo
encontro de bloguistas.
Tarefa que está a cargo do nosso amigo
"Tintinaine", que com reconhecida competência
tudo fará para te convencer a estares presente.

Desejo uma boa tarde para ti,
um abraço
Eduardo.

Arlete disse...

Mano,
Adorei o dia que passamos juntos.
Gostei muito doque escreveste.
Mana Arlete

Cidália disse...

Querido Tio,
Muito obrigada pela presença e pelas suas palavras e fotos no blog.
à tia Isabel, um muito obrigada pela iniciativa e por nos ter recebido em sua casa.
A todos os outros Mirandas ou "quase" Mirandas um grande beijinho.
Esperemos que no próximo consigamos estar todos presentes.
Cidália