domingo, 27 de novembro de 2011

Exposição na Praia de Stº. Amaro de Oeiras

Hoje fui á Praia, exactamente á de Santo Amaro e Oeiras, não porque o dia estivesse a pedir mergulho (coisa que não faço anos) mas porque ontem li e vi no Blog do Amigo Reigosa, uma exposição nessa mesma Praia, e como por norma aos Domingos vou fazer a minha caminhada no Passeio Marítimo entre Paço de Arcos e a Praia da Torre, juntei o útil ao agradável e lá fui Observar que tipo de Exposição por lá estava se é que ainda estava.

Não faço a mais pequena ideia como surgiu esta mostra grandiosa de canas espetadas na areia cada qual com a sua rima escrita num pedaço de plástico branco, e que num placar onde o Porto de Lisboa coloca os avisos sobre banhos e análises da água lá se pode ler »A Força das Palavras» com um nome que quando cheguei casa fui tentar descobrir quem era e a que se dedicava, e fiquei a saber que é um Artista Plástico natural da zona de Castelo Branco de seu nome Edgar Teixeira suponho que será o «pai» da ideia, talvez para deixar a praia mais limpa sabe-se lá, pois as canas e outros lixos há por lá ás carradas.

Concordo que a ideia é boa, deve ter posto varias pessoas a puxar pela cabeça para inventarem as centenas de frases que lá estão, limparam uma parte do areal, á borla, e deixaram mensagens interessantes, de seguida podem e devem seguir para Paço de Arcos onde também tem muita «matéria prima»

Claro que na minha opinião isto já não vai com palavras, mas não se perde nada ir tentando, embora acredito que quem governa seja mouco, ou faz-se o que é muito pior, e de palavras são eles todos graduados, ninguém lhes passa a perna com conversa, o próprio autor deste trabalho reconhece numa das frases que « as palavras estão a perder força », mas vamos dar-lhe uso enquanto pudermos.


Hoje mesmo foi aprovado pela UNESCO, «Fado como Património Imaterial da Humanidade», pelo que deixo aqui alguns Fados para assinalar o acontecimento, a minha escolha recai sobre Fados de Fadistas já desaparecidos, que representam muito bem os actuais.

2 comentários:

Edum@nes disse...

Do diálogo ás palavras
Para se chegar ao entendimento
Muitas mentes atrasadas
estão ao serviço do regimento

Lá para os lados de S. Bento
Na zona da Estrela
Em Belém não há santo
Transparência nem vela

Palavras para aqui
Palavras para acolá
Trapalhada maior não vi
Antes era ruim, agora pior está!

As palavras que muito gosto
São aquelas da fado
Tudo foi, muito, maravilhoso
Jamais poderá ficar calado!

Desejo uma boa noite para ti, amigo Virgílio
um abraço
Eduardo.

António Querido disse...

Acho bastante interessante esta ideia, não só porque divulga a poesia, como também chama a atenção de alguns que só sabem sujar, espero que no final deixem tudo limpo, quem sabe se lá existe alguma obra prima do nosso poeta Eduardo!
Os meus parabéns por teres destacado fadistas antigos, que muito contribuíram para este prémio que nos deixa muito honrados, VIVA PORTUGAL e as boas notícias!
O meu abraço