quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Estamos Lixados

Hoje tal como quase sempre saio de casa ainda noite escura para fazer a minha caminhada, saí direito a P. Salvo e reparo que uma Vizinha que tinha acabado de sair de casa, olha para trás e regressa, o Marido que estava por dentro do portão do jardim, tinha ficado a vê-la partir, fica ali com ela até eu me aproximar mais e verem quem lá vinha, cumprimentámo-nos e ela diz-me que tinha voltado para trás ao ver-me porque não me reconheceu, e que andava com muito medo porque tinha sido assaltada na Terça-Feira em P. de Arcos, e contou-me que por lá têm sido quase diários os assaltos, até no passeio Marítimo, local onde por norma circulam muitas Pessoas. Disse-me que ia partir para Fátima, acompanhei-a mais uns metros onde ela tinha o carro e cada um seguiu o seu destino, eu durante a caminhada fui pensando, ao que isto chegou, uma Pessoa tem que andar despojado de qualquer valor, com receio de ser assaltado.

O País dos brandos costumes está transformado num faroeste, diziam-me que este «Rectângulo á Beira Mar Plantado» era um Oásis, o clima era uma maravilha, podíamos andar na rua a qualquer hora do dia ou da noite sem medos, tínhamos uam economia próspera onde até os Velhos tinham um Lar á sua espera e funeral pago, e agora tudo isto ruiu, já não bastava os assaltantes de luva e colarinho branco terem levado o País á ruína, como agora tudo o que é ladrão por esse Mundo fora assentou arraial por cá, estamos lixados.

O Clima é o que se vê, em pleno Outono, Praias cheias de desocupados, ou com ocupações de faz de conta, que em casa não se aguenta esta torreira, andar na rua tornou-se uma aventura, nunca sabemos se atrás daquela árvore ou automóvel não se esconderá um gatuno para nos retirar alguma coisa de valor que tenhamos connosco, a Economia já foi, restam uns míseros patacos que não chegam para mandar cantar um Cego, os Velhos têm á sua espera não um Lar mas um banco de jardim forrado com algum cartão retirado de caixa sem uso, e resta o Funeral, esse sim há-de ser pago, nem que a Família tenha que vender os últimos trapos que lhes restam, pois somos um Povo Cristão e não pode ficar ninguém por cá já cadáver, não vá a coisa começar a feder, quanto á saúde, cada qual que aguente a que tem, porque o Estado já não nos pode valer.

Mas de tudo isto o que me deixa mais á beira dum ataque de nervos é a falta de segurança, são assaltos ás Pessoas para lhe retirarem muitas vezes, nada, Caixas ATM ou Multibanco, Ourivesarias, Super-mercados, Casas isoladas ou acompanhadas já tanto faz, e onde pára a Policia? ou melhor dito os responsáveis pelas Policias? onde estão o comandante-Geral da G.N.R. o Director Nacional da P.S.P. ? ou o Ministro que tutela as Policias? será que ainda não se aperceberam que Portugal está transformado num covil de ladrões e assassinos? andam todos ocupados com a economia que não lhes sobra tempo para nos virem explicar o que pensam fazer para pôr cobro a esta situação? ou já estão convencidos que não há volta a dar, e vamos ter que viver com o credo na boca em permanência, se assim é, boa tarde, vou ali já volto.

4 comentários:

Tintinaine disse...

Felizmente aqui para os meus lados a coisa não está assim tão feia. Mas tenho ouvido contar histórias mirabolantes que acontecem aí para os lados de Lisboa, Almada, Setúbal, etc.
E com o futuro que o nosso governo acabou de anunciar, acho que as coisas vão piorar ... e muito!

Edum@nes disse...

Avizinham-se tempos piores, com as medidas, hoje, anunciadas pelo primeiro-ministro que, infelizmente, irão causar muita miséria. Desemprego, desigualdades sociais cada vez mais.
São todos uns mentirosos e corruptos que só o que sabem fazer é tirar o pouco temos.
Em vez de criarem condições para que os organismos funcionem, pelo contrário, tudo fazem para que eles não funcionem!
O homem está ficar, cegamente, hipnotizado para arranjar dinheiro a qualquer preço, custe o que custar, para liquidar a dívida externa do país.
Sem pensar nas consequências que irão causar a milhares de famílias.
Para terminar direi que são todos a mesma merda!
Desejo um boa noite para ti, amigo Virgílio,
Um abraço
Eduardo.

Anónimo disse...

Falta de segurança... É uma das várias razões porque muitos emigrantes já não querem regressar mas isso também acontece por aqui.
Valdemar Alves

António Querido disse...

A solução não passa por prenderem os assaltantes, porque já não há prisões para tantos,mas pelo contrário unirem-se as polícias nacionais e internacionais e prenderem todos os compradores destes materiais roubados, e não seria difícil descobri-los! Todo o cuidado é pouco em qualquer parte do planeta!
O meu abraço
Páscoa