terça-feira, 4 de dezembro de 2012

"OBSERVANDO"






Apetecia-me dar uns coices nos políticos, após ter assistido a uma reportagem da TVI ontem á noite, ficou muito claro para quem ainda duvide da cambada de ladrões que nos sugam até ao ultimo cêntimo, refiro-me ao programa sobre uns tantos Colégios privados, uma espécie de praça forte de políticos, para nos esmifrarem mais uns milhões, mas não o vou fazer, estou numa espécie de recolhimento Natalício, quando muito coloco uma foto para os classificar, isto é camelos, ou seremos nós os camelos por os ir aguentando, apesar de sabermos os trastes que eles são? Aliás também me apetecia escrever sobre mais um episódio que vivi com a  Americana que falei á dias, mas também fica para a próxima, vou antes escrever sobre a mais uma ida a Vila Verde.
 
Assim foi, desta vez levei a Patroa, raramente vai comigo, por um lado a saúde tem andado afastada, por outro lado ficou traumatizada com o acidente que ocorreu neste percurso, enfim mas ontem lá fomos os dois, quando vou sozinho faço a minha caminhada pelo Montejunto de manhã cedo, ontem foi depois de almoço, todos os anos por esta altura lá vou apanhar uma verdura que se utiliza muito na época Natalícia, este ano tive mais dificuldade em a encontrar devido ao incêndio que dizimou uam boa fatia da Serra, mas como já conheço esta de fio a pavio, especialmente desde que me dediquei de alma e coração na procura da «Passarola do Padre Gusmão» caminhei mais uns quilómetros mas encontrei o que procurava.

Falei no incêndio deste Verão, e "Observei" que é habito deixarem por lá abandonadas as árvores que são abatidas ou que caiem de maduras, bem sei que há zonas de difícil acesso para fazerem a limpeza, mas que diabo, algumas árvores estão lá desde o ano passado, e aquilo é pólvora, basta um vidro e Sol para atear a fogueira, que depois resulta naquilo que aconteceu este ano e que tem acontecido periodicamente, veja-se numa foto uma placa que Alunos duma Escola lá colocaram, deitada no chão por ter ardido o suporte que a mantinha de pé, e agora ali está na horizontal, como que pedindo que lhe coloquem uns pés para se levantar.


Por outro lado também vi um grande rebanho de cabras precisamente no local mais despido de vegetação da Serra, ora a cabra é um bicho levado da breca, ao contrário do seu esposo, o cabrão que por norma é manso, a cabra dizia é danada para comer, diria rapar tudo o que encontra á sua frente, elas até sobem ás árvores se lhe agradar os seus ramos, por isso estranho ver num local de Área Protegida estes nobres animais a comerem a pouca vegetação existente no local, o que faz que as pedras que estavam seguras por essa vegetação, quando esta é tirada, ou melhor dito comida, rolem pelas encostas, isto parece-me óbvio, mas com tantas autoridades na matéria quem sou eu para opinar, numa matéria em que sou leigo!

3 comentários:

Laranjeira disse...

Creio que por essas paisagens que publicastes da natureza,tambem devem andar por lá alguns coelhos.Mas agora parecem envergonhados,não aparecem e ao mais leve rumor, nos seus passeios ao luar e ao nascer do sol, depois das orvalhadas,logo se põem nas suas tocas, protegidos dos ventos e temporais que por aqui andam, não vá tambem a comadre rapôsa escogitadeira passar.Agora parece vêr o mundo a sonhar e a dormir.Boa natureza essa.
Um abraço
Laranjeira

Edum@nes disse...

Dizes tu que te apetecia dar uns coices nos políticos. Eu direi só uns coices para eles era um luxo. O que eu lhes apetecia dar era muito mais do que isso. Por agora não vou dizer o que é, mas pensa que boa coisa não é, no que estou a pensar que gastaria de desejar de boas festas para eles todos. Aquele bandido das Finanças, ser este nome mais apropriado que encontrei no dicionário para o baptizar. Acaba de anunciar que através da página das Finanças criada na internet. Os contribuintes poderão saber antecipadamente quanto irão reembolsar de IRS, no valor máximo de 250 euros anuais, desde que apresentem facturas de despesas efectuadas no valor igual ou superior a 27.000 (vinte e sete mil euros) anuais. Esta é mais uma das medidas para beneficiarem quem mais ganha e menos precisa. Porque a maiorias dos trabalhadores e reformados deste país ganho menos do que essas quantia. Se ganha menos como é que poderá beneficiar dessa vitoriosa regalia histórica anunciada pela aquela porcaria que se julga ser gente, que faz parte de um governo, que rouba aos pobres para dar aos ricos!

Boa noite para ti, amigo Virgílio,
um abraço
Eduardo.

Tintinaine disse...

Oh Serra, deixa lá os rapazes levantar o dístico! Afinal vivemos num país democrático e eles têm o direito de o fazer!
Já viram o nosso PM armado em democrata?
Esse é que merecia uma parelha de coices que o atirasse pela borda fora e ficávamos livres dele para sempre!