sábado, 15 de dezembro de 2012

ESTOU CHOCADO E INDIGNADO


Mais um massacre nos Estados Unidos, dizem que a razão destas matanças se deve a venda livre de armas, parece que comprar uma arma nos Estados Unidos é tão simples como comprar rebuçados por cá, o que me intriga é a razão porque não mudam as Leis, bem sei que uma das industrias maiores deste País é a relacionada com armamento, mas ainda assim não podem meter um travão na sua venda indiscriminada?
Outra coisa que me intriga é o sangue frio com que frequentemente aparecem matadores como aquele que ontem matou indiscriminadamente Homens Mulheres e Crianças numa Escola, estes gajos são doentes não duvido, uma Pessoa normal não comete crimes destes, então não haverá maneira de só venderem armas a Pessoas ditas normais? não há Psiquiatras, Neurologistas e Psicólogos que façam uma triagem dos candidatos a compradores de armas?

Eu, já lá vão muitos anos, e porque era quase impossível que me passassem o porte de arma de defesa, e como trabalhava e habitava numa casa isolada, dos Suecos de quem já aqui falei, fui tirar o porte de arma de caça que era mais fácil, ora quando fiz o requerimento a Policia foi á minha antiga morada, (na actual não tinha vizinhos) perguntar á vizinhança se eu tinha alguma vez ameaçado  lá alguém, se tinha mau relacionamento com os vizinhos etc. e só depois destas informações me passaram o porte de arma de caça.
Mais tarde, aí nos inícios dos anos oitenta, e como o meu trabalho me obrigava  andar a qualquer hora do dia  ou da noite por locais ermos, fui tirar o porte de arma de defesa, nessa altura morava num prédio de cinco andares na Quinta da Figueirinha em Oeiras., pois também aí a Policia perguntou a todos os Moradores do Prédio se batia na Mulher ou nos Filhos etc  também noutros prédios próximos perguntaram como era o meu comportamento, no trabalho e não sei mais onde, se ameaçava, ou se andava em litígio com alguém etc.

Como se vê, num Pais dos brandos costumes como o nosso, as armas não são vendidas de qualquer maneira, é certo que há sempre as ilegais, e que estas não serão muitos difíceis de arranjar, mas aí já a coisa tem de ser vista doutra maneira, serão as Fronteiras que não existem, algumas Etnias que se dedicam a este oficio desde há muito e que não são fiscalizados como deviam, porque depois vem a conversa do racismo e xenofobia, também talvez a falta de meios das Policias, uma serie de razões que impedem uma melhor fiscalização no comércio ilegal de armas.
Em todo o caso e muito embora as coisa tenham piorado e muito, nos últimos anos no que respeita aos crimes praticados com armas, não chegamos aos calcanhares daquilo que temos noticias noutros Países e dos quais os Estados Unidos levam vantagem, e de que maneira.
Mais um dia para não esquecer-mos, vi o Presidente Obama de lágrimas nos olhos a dar as condolências ás Famílias das Vitimas, mas tem de fazer mais para pôr um travão nestas matanças, bem sei que os Republicanos não querem mudar as Leis, mas não se podem permitir acontecimentos destes, num País que quer ser exemplo para o Mundo.
Estou chocado, indignado e triste, por todas as Vitimas e em primeiro lugar pelas Crianças.

4 comentários:

Laranjeira disse...

Isto, tem acontecido em todo o planeta com maior ou menor gravidade.Mas o que se torna incompreensível é acontecer nos E.U.A., por se dizerem o povo mais avançado, em valores morais civilizicionais e democraticos.Alguma coisa está mal.
Um abraço
Laranjeira

Valdemar Alves disse...

Bom, histórias destas tem acontecido (como diz o Laranjeira) em todo o planêta, incluindo aqui... Tenho amigos nos USA e todos eles têm guns para defesa pessoal e pessoalmente acredito que a lei naquele país adapta-se muito melhor à maneira de sêr do Zé Tuga do que qualquer outro... Aqui se for assaltado na minha própia casa tenho que manter a calma e não fazer mal ao gatuno, porque senão ainda vou têr problemas... nestas mesmas circunstâncias nos USA a única coisa que teria que verificar era se o bandido estaria totalmente dentro da minha casa... Armas nunca mataram ninguém, quem mata é o dono.

Valdemar Alves disse...

Gostaria de acrescentar que vivo num recinto quase fechado, apenas com duas entradas... Mesmo assim tem havido por aqui casas assaltadas (sendo quase sempre as que não têm alarme, vísivel e com warnings auto colantes)... O segura paga, disso não tenho dúvidas, mas a invasão da privacidade devia sêr correspondida de acordo porque o trauma a seguir não tem preço.

Edum@nes disse...

Estás tu, estou eu e muita gente. Com tantos horrores que no mundo acontecem. Penso, eu, sem haver explicação para que os mesmos devem aconteçam.
Eu os considero fenómenos de terror, sem explicação para acontecerem.
Isso penso eu, mas quem os pratica de certeza assim não pensa ou antes de os praticar não pensou!
Por muitas divergências que existem entre as pessoas actos desta natureza nunca têm justificação para tão barbaramente devam tão cruelmente praticados, sobre tudo contra a inocentes crianças como foi e noutros na América e noutras partes do mundo infelizmente têm acontecido!

Bom domingo,
Um abraço
Eduardo.