quinta-feira, 18 de abril de 2013

VILA VERDE HOJE

Finalmente tive um dia de Sol para arejar a casa em Vila Verde, fiz viagens atrás de viagens, e sempre que lá ia chovia, ontem finalmente tive uma tarde de portas e janelas abertas, ainda há por lá muita humidade mas o tempo promete estar aí para as curvas nos próximos dias.
Desta vez lá consegui fazer-me acompanhar da Patroa, fizemo-nos á estrada tendo passado por Venda das Pulgas, e Matacães, e os dois lá demos uma limpeza na casa, colocamos algumas coisas ao Sol,  tirámos ervas do jardim que este ano é uma fartura, quem tiver animais herbívoros não lhe vai faltar comida, ao contrário dos Humanos que parece que nos querem pôs a todos a pão e água, mas isso são outras guerras que não vêm agora a propósito.

Dormimos lá e hoje ás seis e meia estava eu a caminho do Montejunto, ainda noite como sabem os que por necessidade ou engano se levantam a estas horas, e quando vou próximo da antiga casa do Guarda vejo a brilhar um objecto junto aos últimos pinheiros para sul, fiquei como á normal bastante curioso, e como aqueles que me têm acompanhado mais assiduamente sabem, tenho feito os impossíveis para encontrar a Passarola do Padre Bartolomeu de Gusmão, que o Saramago no seu livro Memorial do Convento afirma que aterrou aqui, e eu como também fui iniciado nessa nobre arte de voar, ainda não perdi a esperança de a  encontrar, e quiçá dar uma volta nela.

De facto foi sempre a minha paixão foi poder voar, a primeira vez que o tentei foi num Cedro no Adro da Igreja onde tinha ido aos ninhos, aterrei mal, quer dizer de cabeça para baixo e fiquei desacordado durante algum tempo, a partir daí nunca mais acertei o passo, mas mesmo assim não desisti, mais tarde tinha o meu Pessoal a lavar um depósito com sete metros de fundo, e ao ver aquele chão tão apetecível, tentei aí mais uma vez, o resultado não foi melhor parti umas costelas, e pronto acabou-se ali as minhas tentativas para voar, agora só rente ao chão, e foi assim que fiquei apaixonado pelos feitos do Padre Gusmão, e é esta a razão principal da minha tentativa até agora sem resultado de encontrar a sua engenhoca voadora, aliás hoje mostro aqui um desenho dessa máquina que esteve em exposição na Torre do Tombo, embora conste que a verdadeira Passarola não tinha este formato, este teria sido ou desenho feito pelo Padre ou um seu Amigo para despistar os curiosos, a verdadeira Passarola não teria a forma de pássaro.

Mas deixando por agora a história voadora para outra ocasião, quando o dia clareou deu para ver que o tal objecto era uma máquina retroescavadora que por lá anda abrir um buraco, ainda perguntei ao meu Amigo Victor do "Cafezada" se sabia para quê, e ele respondeu-me que queriam lá enfiar a Serra, talvez, se um gajo faz uma pequena obra em casa, tem que lá colocar um prospecto com nº de licença da obra e outras merdas sem interesse, aqui parece coisa clandestina, em plena Área Protegida, dá que pensar, (lá estou eu  imaginar coisas) também pode ter caído ali um Ovni, e a máquina estar lá só para o ajudar a sair do buraco, quem sabe. Mas vi uma coisa que me agradou, já há vida novamente na parte queimada da Serra, pela primeira vez em muitos Meses vi um ser vivo, um caracol mais precisamente, e como andam tão devagar não é crível que tenha vindo aqui passear, escapou mesmo de morrer assado, mas se não se põe a pau, não vai durar muito, está a chegar a época da caça a estes saborosos Moluscos. 









Não podia terminar sem falar das, até aqui enguiçadas obras do Novo Centro Escolar, ontem vi fumo branco, já se vê a coisa a mexer, esperamos todos que continuem e só parem com  a obra terminada.
Uma música da minha «Prima» Carmem Miranda bem alegre, que até um macambúzio como eu dá ao pé.

 

3 comentários:

Tintinaine disse...

Tenho a certeza que vais continuar a informar-nos do andamento da obra. Aquilo, pelo tamanho do buraco, dá para fazer uma piscina, mas na tua próxima viagem à terra já vai dá para perceber do que se trata.
Boas caminhadas!
Agora que o tempo melhorou vai ser um vê se te avias!

António Querido disse...

Andaste por Mata Cães e Venda das Pulgas, só se safaram as carraças e aquele que leva a casa às costas, deve ir a caminho da Noruega, não é só da Figueira que eles desertam!-:).

Edum@nes disse...


Vila Verde a tua terra
Outra melhor para ti não há
Finalmente, o sol da primavera
A brilhar no céu continuará
Anda por aí uma certa catrefa
De gente, só o mal sabe fazer
Cheira muito mal, não presta
Fala aos berros, nada dizer
Tem lugar priveligiado
Só faz o que muito bem entender
De ladrão é acusado e assobiado
Teima constantemnete, não perceber
Que o povo a ser roubado
Naquele lugar não o quer ver
Essa história da voadora
Está muito bem contada
Máquina rectro escavadora
A abrir um buraco, está ocupada
Com os buracos, cuidado
Para os mais não afundar
Neste país tão mal governado
Todos o tentam mais esburacar
Governantes incompetentes
Só os outros sabem acusar
Para isso, não tem habilidade
Cometem muitos erros
Porque não têm capacidade
São uns labregos
Não possuem honestidade!
Gostei de ouvir a tua prima
Carmen Miranda, cantar
O que é que Baiana tem, moça linda
Que sabe dançar!

Bom fim de semana e um abraço para ti amigo Virgílio.
Eduardo.