domingo, 14 de abril de 2013

PAÇO DE ARCOS HOJE

Finalmente o tempo amanheceu com ares de Verão, convidativo para uma caminhada até para aqueles que não são fregueses dessa modalidade assiduamente, para mim que dia que não caminhe já não é dia, foi mais um, mas mais leve que o habitual, roupas mais frescas, protecção para chuva ficou em casa e aí vai ele até Paço de Arcos, passei junto aos Estúdios Valentim de Carvalho, antiga gravadora de discos, hoje mais talhada para programas de Televisão em directo, segui até ao Tejo e aqui até ao Forte da Giribita, onde fiz a agulha, para regressar ao local de partida, mas como não há dia em que saia de casa e não tenha razões para me queixar, desta vez foram os ciclistas que agora utilizam o passeio da Estrada Marginal para circularem, e eu pobre ignorante a pensar que os passeios eram para os Peões, já não utilizo muitas vezes o Passeio Marítimo onde estes têm autorização para circular até as 9 horas, que para mim já é quase hora de almoço, e não estou nada disposto a levar com a bicicleta e o seu cavaleiro em cima.
 
Bem mas consegui chegar são e salvo a Paço de Arcos, e aqui fui até ao Jardim junto ao Mercado onde está a estátua de Três Hoquistas Paçoarquenses Ilustres, Emídio Pinto, e os Primos Correia dos Santos e Jesus Correia, este fazendo ainda parte dos famosos «Cinco Violinos» Futebolistas de eleição do Sporting Clube de Portugal, fui aí observar porque tinha a informação que teriam roubado um dos Sticks da Estátua, mas, ou já foi substituído ou então foi boato, estavam lá os três com as respectivas «armas de arremesso».
E já que falo nestes Três Grandes Jogadores, direi que fui amigo de dois deles, do Emídio, que para quem não sabe era Pai do Cavaleiro Tauromáquico com o mesmo nome e do Firmino Pinto, este não é Toureiro mas um seu Filho seguiu a tradição do tio, que aliás também tem um Filho Toureiro a cavalo, os descentes Toureiros são o Duarte e o Tomás Pinto.
 
Também fui Amigo do Correia dos Santos que era aqui meu vizinho em Porto Salvo, o último dos três a falecer em Dezembro de 2010, apesar de ser  aparentemente o menos saudável dos três. Embora o Emídio tenha morrido bastante novo, quando estava a ser submetido a uma operação ao coração. Outra coisa curiosa e triste, foi o que aconteceu com os dois Primos Correia, ao Jesus faleceu-lhe uma Filha muito Jovem, de duas que tinha e se a memória não me falha eram Gémeas, ao Correia dos Santos faleceu-lhe um Filho também bastante Jovem, e um bom Rapaz que conheci bem, estas situações são contra natura pelo que é sempre muito complicado viver com elas, que descansem todos em Paz.
 

Depois foi o regresso ao ponto de partida, tendo ainda passado ao lado do famoso S.A.T.U. o transporte menos utilizado do Planeta, faz dezenas de viagens sem ninguém, visto não ter condutor, anda para ali para baixo e para cima, triste cabisbaixo, como que pedindo desculpa de não ter Passageiros.
Para terminar por hoje neste regresso á minha Terra adoptiva, mostro aqui o antigo Cinema, desfeiteado por uma espécie de capoeira que lhe colocaram por cima da cobertura, ao lado está um muro de um quintal onde se vê uma espécie de pinheiro, era aqui junto ao que chamávamos o «muro das lamentações» que nos juntávamos, um Grupo que chegou a ser grande, e era neste  «corte e costura» que falávamos de tudo um pouco, entretanto, uns foram para outras paragens, a idade foi pesando noutros tantos, alguns já se foram sem regresso, e a insegurança fez afastar outros tantos, e agora pelo que me dizem esta zona nobre da Terra está ás moscas, uma pena, e uma saudade.
 
 
 

4 comentários:

António Querido disse...

Quando aí andei pela Páscoa, passei em frente às estátuas dos violinos, mas de carro, foi o meu genro que me chamou a atenção, grandes caminhadas hein!
As minhas desculpas, porque o que vou dizer não tem a ver com o teu post, mas sim com as dúvidas que se criaram no "Figueira Minha"! Aquele SR.Aníbal Querido, é meu primo, nada tem a ver com cavacos, tem aquela empresa há mais de trinta anos em Lisboa, o resto está explicado num comentário que lá deixei. O meu abraço

Edum@nes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Edum@nes disse...

Paço de Arcos, à beira do rio e do mar, acordou hoje com a sol a brilhar. E nas suas caminhadas diárias, por andou o amigo Virgílio a fotografar belas paisagens. Já começa a cheirar a verão. Está na hora de guardar dentro guarda-fatos o roupão.
Peço desculpa pela confusão que lancei no ar, referente referindo-me ao Aníbal Cavaquistão.E não ao Aníbal Querido.
Boa noite para ti amigo Virgílio, um abraço. Eduardo

Tintinaine disse...

Aqui também esteve um dia bonito, mas quando o Ronaldo meteu o 2º golo ao Atlético começou a chover. Devem ser as lágrimas dos adeptos que não gramaram nada perder o jogo por 3 a 0.
No tempo dos Violinos ganhava-se à Espanha, agora é só desgostos!