sábado, 6 de abril de 2013

PARQUE DOS POETAS

Foi inaugurado há dias a segunda fase do Parque dos Poetas aqui em Oeiras, ainda não tinha lá feito uma visita o que aconteceu na passada Quarta Feira, são mais uns hectares de terreno ajardinado, com algumas Estátuas, e onde a Mulher esta representada em doses industrias, não espero levar lá a minha para não ficar vaidosa, senão ainda me faz vestir o avental para lavar a loiça! Diria que 90% da estatuária são representadas por Mulheres, e, nuas, algumas até muito bem apresentadas nos adornos peitorais, uma fartura de Mulherio como nunca tinha visto.

Mas isso são outras guerras que não são para aqui chamadas, o que pretendo é dar a minha opinião sobre a obra, e essa é favorável, é certo que sem estar totalmente pronta ainda falta uma 3ª fase  (espero que ainda haja dinheiro para isso) não dá para avaliar toda a extensão da obra, mas mesmo assim direi que está bonita, com alguns senão, como os pinheiros (muitos) não tenho nada contra estas árvores a não ser a bicharada que teima em lá fazer os ninhos, e daí advêm doenças alérgicas que provocam mal estar a quem por descuido ou desconhecimento tocar nessa bicharada, já as Alfarrobeiras (poucas) têm todo o cabimento tal como as Oliveiras.

Outra coisa que não percebo (defeito meu com certeza) são aquelas pedras enormes colocadas no pavimento, e onde são escritos alguns Poemas dos Poetas expostos no Parque, é que na primeira fase do Parque foram lá colocadas dezenas dessas ardósias e uma boa parte delas estão já com rachas o que nalguns casos impede a sua total leitura, assim pergunta-se porque estão a repetir o erro? uma delas até já está partida como se pode ver na foto.

 
 Gostei do riacho que atravessa todo Parque bem como da mina que penso já lá estaria antes da obra se iniciar e terá sido recuperada, finalmente direi que para um leigo como eu em matéria de Estátuas, as que estão na primeira fase do Parque retratam fielmente os Poetas a que se referem, ao contrário destas que estão longe disso, mas a intenção de quem as mandou fazer até pode ser esta.
Há! também não gostei de ver o Frade engaiolado, coitado do Homem que passou a vida fechado num qualquer Convento, e agora depois de morto, fecham-no no meio de uma gaiola de ferros, triste sina.

Camané, nascido aqui em Oeiras tal como os dois Irmãos também Fadistas, Pedro e Hélder Moutinho
 

3 comentários:

António Querido disse...

Estava no nosso programa ir visitá-lo, agora quando aí estive, mas a chuva não permitiu, a minha filha diz que é bonito, fica para a próxima!
Já reparei que o teu sistema LIGHTBOX, também está ativo, muito melhor agora, OBRIGADO professor "Tintinaine"!
O meu abraço

Tintinaine disse...

O Parque dos Poetas é talvez o lugar mais bonito de toda a Linha do Estoril. Foi o meu retiro das muitas horas que fui forçado a passar em S.to Amaro de Oeiras para assistir à minha filha quando para lá foi viver por causa da sua colocação, como professora, na Parede.
Talvez lá volte um dia para ver as mudanças «observadas» por ti.
E quanto ao comentário do Páscoa_
- Viva a Google e a Lightbox!

Edum@nes disse...

Foste ao Parque dos Poetas
Pertença de Isaltino Morais
Os que comem nas gamelas
Muitos outros mais!

Vistes por lá muitas estátuas
Mais abaixo estão as rachas, com adorno
Representadas por mulher nuas
São as rachas que dou mais gozo!

Deixa lá o coitado do frade
Na gaiola fechado
Depois de morto não precisa de leberdade
Por isso não se importa de estár engoiolado!

Boa noite e bom fim de semana para ti amigo Virgílio.
Um abraço, Eduardo