quinta-feira, 4 de abril de 2013

MONTEJUNTO A RECUPERAR

Como tenho escrito várias vezes, a Serra de Montejunto exerce sobre mim um certo fascínio, por razões que  razão desconhece é muito raro ir a Vila Verde e não subir pelo menos até a meio da Serra, e por aí fazer uma caminhada maior ou mais pequena, o que interessa é respirar um pouco de ar puro, para compensar a poluição que vou engolindo aqui por Oeiras e arredores, digo ar puro agora, pois nos últimos Meses isso não acontecia devido ao grande incêndio que devastou uma parte significativa das encostas viradas a Oeste e Sul no Verão passado.


Hoje lá me desloquei mais uma vez e fui observando como está a recuperar esta parte queimada, e já se vê verde, apesar da muita chuva que se tem verificado neste Inverno, e talvez por isso mesmo a vegetação têm crescido a olhos vistos, digo vegetação por que o resto perdeu-se por muitos anos, e o resto é tão ou mais importante que a vegetação rasteira, temos a floresta,  fauna e flora que desapareceu quase por completo, os pinheiros mansos com mais de cem anos foram quase todos, a fauna desapareceu, até as aves que não terão sido afetadas pelo incêndio desapareceram daquela zona,  anfíbios que havia em zonas húmidas foram-se, os caracóis que havia em abundância idem, flores silvestres seguiram o mesmo caminho, portanto já não será no meu tempo que vou assistir ao repovoamento completo desta parte da Serra, se entretanto não lhe pegarem fogo outra vez.


Entretanto na minha caminhada de hoje subi até zonas não afetadas pelo incêndio, e aqui ainda restam algumas plantas e flores maravilhosas, mostro aqui algumas que fotografei das quais destaco as Orquídeas Silvestres, e ao mesmo tempo um pedido, se por acaso algum Leitor do blog por lá fizer uma visita e apanhe algumas destas flores que não as arranque com raiz que isso impossibilita o seu futuro desenvolvimento, cortem o caule que assim no ano seguinte elas voltarão a florir.

3 comentários:

Tintinaine disse...

Também eu sou um fervoroso admirador da natureza. E por vezes perco-me também por montes e vales, especialmente na primavera e no outono, para apreciar a sua beleza.

António Querido disse...

É pena que tenhamos delinquentes que diariamente cometem atentados contra a natureza, por muito esforço que se faça ninguém consegue acabar com eles a nível mundial, aqui neste campo vejo uma esperança nos jovens, que em casa e nas escolas levam diariamente com banhos de aulas comportamentais em defesa da natureza, espero que a coisa faça despertar mudança de mentalidades, gostei das fotos, não se pode mostrar só buracos e tu sabes de vez em quando alterar a cara paisagística do teu Blog, boas caminhadas amigo! O meu abraço.

Edum@nes disse...

No campo verdejantes. Nas plantas floridas. Da tão bela natureza. Com o sol da primavera. São tão linda as flores. Tanta gente ruim tenta dar cabo dela. Enfim, o que havemos de fazer para o poder evitar. Contratar gente competente,que não seja corrupta, para dizer não à sua continuidade!
Boa sexta-feira para ti amigo Virgílio, um abraço
Eduardo.