sábado, 20 de outubro de 2012

RECORDANDO E APRENDENDO

Hoje ao ler uma noticia no Jornal de "Cascais e Oeiras" em que falava nas antigas instalações da Italcable em Carcavelos, não pude deixar de recuar no tempo, e recordar os Amigos Italianos ele o responsável por essa Empresa, ela a esposa e dois Filhos, que se evaporaram já lá vão quarenta e dois anos sem deixar rasto.
Conhece-mo-nos no ano de 1968, através da minha namorada de então e hoje minha Esposa (que trabalhava com eles), moravam em Oeiras., a empresa estava sediada também em Oeiras, (as instalações da Empresa são hoje uma creche) casei no inicio do ano de 1969, e fomos morar para Paço de Arcos, onde fiquei a trabalhar tal como a minha Mulher, passámos a ver-nos esporádica-mente, as coisas não estavam fáceis e transporte próprio era uma miragem, entretanto vamos viver uns tempos para Lamego, e quando regresso nem sombra dos Italianos, sem morada deles, nem eles  a nossa, foi um até sempre, mas constantemente falávamos cá em casa desta Família, onde estaria, como estariam e porque se teriam ido embora assim dum momento para o outro, a resposta encontrei-a agora.


Quando no Domingo passado assistia em simultâneo na televisão e Internet, ao salto do espaço do Austríaco Félix Baumgartner, fiquei surpreendido ao observar que a imagem e som da Internet era melhor que o da Televisão, aliás na Televisão assisti a algumas paragens da imagem coisa que não aconteceu na Internet, apesar da baixa velocidade que tenho contratada, e desta ser emitida via linha telefónica normal da P.T., fiquei a pensar que alguma coisa estava errada, então tenho uma Internet de baixa velocidade, ao contrário, a televisão é via Satélite o que julgava ser a maneira mais rápida de comunicação o que estará mal aqui? como sou um bocado «vidrado» pelo Satélite á muitos anos,( aliás o pacote que subscrevo da Zon recebo-o por essa via),  estava convencido até aqui que tinha a comunicação mais rápida, afinal enganei-me.

Ao tentar aprofundar as razões desta discrepância, fui á Internet fazer uma pesquisa, e aqui deparei com outra situação que julgava estar já enterrada, e que nos dias de hoje já não fazia sentido com as novas tecnologias, isto é, o cabo submarino, julgava eu que com o advento do Satélite, todas as outras maneiras anteriores de comunicações tinham sido abandonadas, e para surpresa minha fui encontrar aquilo que eu julgava estar em desuso á muito, de facto as comunicações de imagem e voz para todo o Mundo via Cabo Submarino são numa percentagem de 90% através deste meio, e só cerca de 10% via Satélite, a única coisa que mudou desde 1870 data da primeira ligação por esta via entre Portugal e a Inglaterra foi a  qualidade dos cabos, enquanto nessa época o cobre era o material utilizado, hoje é a fibra óptica, tal como se usa já em muitas casas.
 
Descobri mais, a razão para os meus Amigos Migliaccio terem desaparecido sem deixar rasto, de facto encontrei o Diário do Governo, (era assim designado o Diário da Republica de hoje) que dá conta da rescisão do contrato entre o Estado Português e a Italcable Servizi Cablografici, Radiotelegrafici e Radioelettrici, que vigorava desde 17-1-1944, responsável pelos cabos; Oeiras a La Panne (Bélgica) Oeiras Málaga (Espanha)  e Horta (Açores) a pedido desta Empresa, motivo: O Governo Argentino determinou o encerramento das diversas concessionárias de comunicações a operarem nesse Pais, ficando  a Italcable impedida da utilização dos seus cabos em território metropolitano.
Ficou agora desvendado o mistério da saída da Família Migliacio do nosso Pais, com destino (suponho) a Fiumicino, Itália, terra onde tinham residência, ou quem sabe para outra parte do Mundo, pois a Empresa continuou a operar e só foi integrada na Telecom Itália em 1994.
 






1 comentário:

Edum@nes disse...

Descobrindo e aprendendo
Aprendendo e recordando
Ficaste a saber bem te entendo
Depois de muito trabalhando!

No Diário da República pesquisando
Antigamente Diário do Governo
Nas águas Oceânicas navegando
Do Cabo submarino ficaste sabendo!

Continuas tuas histórias a escrever
Sempre muito bem contadas
Para quem quiser ler e aprender
Na memórias as tens bem guardadas!

Bom fim de semana para ti,
amigo Virgílio,
um abraço
Eduardo.