terça-feira, 23 de outubro de 2012

OBSERVANDO LISBOA

Ultimamente não tenho escrito sobre as minhas caminhadas a Lisboa, para não me repetir, visto que os percursos são quase sempre os mesmos, a não ser que encontre alguma coisa que mereça ser partilhado, o que aconteceu hoje.
Começando pelo percurso, a saída no Cais do Sodre ainda noite escura, eram precisamente 7.10 da manhã., segui junto ao Rio até Santa Apolónia, e daqui fui subindo até á Feira da Ladra., com passagem obrigatória debaixo do arco do Hospital da Marinha, minha residência por quase três Meses nos idos anos sessenta do Século passado.

Observei a Feira propriamente dita, quando ainda se montavam os preparativos para exporem as suas relíquias, os vendedores e vendedoras,  passei junto á Igreja de São Vicente de Fora, desci e subi até ao Miradouro das Portas do Sol, donde observei a chegada á Doca Da Marinha, da Vedeta da Armada de boa memória, era o transporte utilizado para quem se dirigia para as Unidades Militares da Armada da margem Sul no meu tempo, hoje também fará o mesmo serviço, mas com menos «clientela» por uma lado ainda bem, pois um dos factores dessa diminuição foi o fim das Guerras de África, por outro lado ainda mal, pois consta que os Estaleiros Navais do Alfeite pouco mais terão que baratas e carochas, também alguns ratos e ratazanas, por lá andarão, mas esses não andam na Vedeta.

Aqui no Largo das Portas do Sol, Observei uma coisa que me deixou intrigado, e que passo a descrever, são sapatos pendurados em cabos de electricidade, candeeiros ou outro local alto onde dificilmente se consegue chegar por meios normais, já há tempos vi aqui próximo de Oeiras a mesma coisa e fiquei a pensar que foi algum com os copos que lhe deu para ali, mas hoje vi alguns pelo que não tenho dúvidas que é coisa organizada, só me falta saber o significado da coisa, pois algum significado terá, alias fiz uma pesquisa na Internet e parece que esta moda já tem algum tempo, para mim é que é novidade, afinal de "observador" não tenho nada.

Entretanto lá fui andando, carros em cima do passeio cortando totalmente a passagem aos Peões, subi a rua da Madalena (a arrependida) parei no antigo largo do Caldas agora rebaptizado de Adelino Amaro da Costa, (e muito bem na minha opinião) aqui como todos sabem é a Sede do C.D.S. assim tentei falar com o Paulo Portas, só para lhe perguntar se hoje estava a favor ou contra o Governo de que parece fazer parte, mas o porteiro disse-me que ainda estava a dormir, tinha-se deitado tarde, e não podia se incomodado, paciência fica para a próxima.
 
Desci o resto da Rua e fui mesmo aterrar no café onde costumo «matar o bicho»., matado o gajo, encaminhei-me para a Baixa via Rua Augusta, onde mais uma vez observei uma sem Abrigo, com muitos anos vividos, ou amargados, com um bando de pombos á sua volta, serão talvez os únicos amigos que tem. Observei mais uma coisa que me deixou a pensar, um Hotel de seu nome: Duas Nações, que ao nível do primeiro piso tem dois Paus de Bandeira, num deles a Bandeira dos Estados Unidos, no outro nada, como dois e dois ainda são quatro tirei a simples conclusão; As duas Nações que dão nome ao Hotel serão; Portugal e Estados Unidos, portanto estará em falta uma Bandeira, ninguém deu por isso? ou será propositado? No nosso próprio Pais é admissível que esteja Bandeira doutra  Nação sem a nossa? um Hotel ainda não é uma Embaixada, que eu saiba, e mesmo nesse caso tem sempre a Bandeira do Pais Anfitrião ao lado pelo que julgo saber, deve ter sido uma distracção como aquela do 5 de Outubro onde içaram a nossa Bandeira de pernas para o ar, haja paciência.
 

3 comentários:

António Querido disse...

Boas caminhadas e boas observações, mas agora a Escola Naval do Alfeite, substituiu os Cadetes por ratazanas? Isto está a ficar tudo muito jeitoso, não há dúvida!
No Hotel «Duas Nações» o mastro está lá! Será que não hastearam a bandeira que falta, com receio de a virar ao contrário? Pobre país... Que mesmo em seu território se esquecem dele!
Quando falaste em "Matar o bicho" pensei naquele que nos anda a corroer o porta-moedas, depois vi que desta tinha escapado.
O meu abraço meu amigo e vai-nos contando o que vais observando

Valdemar Alves disse...

As fotos da vedeta estão espectaculares... Mas os sapatos parecem estar em bom estado (?!?)

Edum@nes disse...

Pelas ruas se Lisboa
Vai o Virgílio a caminhar
Vê coisas feitas à toa
Como é possível fica a pensar!

Só anda por lá de dia
à noite nem pensar
Passa pela Mouraria
Parece ouvir Toni de Matos a cantar!

Filme ali, filma acolá
Fotografa com perfeição
Muitos pombos também há
Por todo lado charlatão!

Bandalheira não falta
Se vê nas imagens
Outras coisas para animar a malta
E agências de viagens!

Passa pelas Portas de Santo Antão
E bebe uma ginjinha
Com elas ou sem elas, onde estarão
Talvez na escadinha!

Continua com os seus pensamentos
No passeio uma viatura estacionada
De regresso aos seus aposentos
Termina a sua caminhada!

Boa noite de quarta-feira para ti,
amigo Virgílio,
um abraço
Eduardo.