sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Sonhei Acordado


Hoje fui dar uma volta por Lisboa, que começou na Estação da C.P. de Alcântara, passei pela Av. de Ceuta, Praça da Armada onde fotografei a Casa da Mariquinhas, penso que não será aquela que os nossos melhores Fadistas cantam, (pois estes continuam á sua procura) mas aqui fica a foto, passei pelo Jardim da Estrela onde fui «atacado» por um bando de Gansos, daqui até á Av. da Liberdade que desci até ao sitio do costume, e daqui mais um pouco até á Doca da Marinha  e Ministério das Finanças que fica em frente.

Ora aqui começa verdadeiramente aquilo que aqui quero partilhar, numa das transversais á Rua Augusta, num Quiosque de Jornais que os tem expostos numa das paredes laterais, tenho o hábito de ler as primeiras páginas, e hoje em pelo menos dois deles, tinham em letras bem gordas uma chamada, para o que o Ministro das Finanças ia pelas nove da manhã  anunciar, e que era num deles «Cortes» em letras garrafais, e num outro «Cortes Brutais» isto ficou-me cá a trabalhar nos poucos neurónios que ainda me sobram, e quando chego junto ao Ministério das Finanças vejo um grande aparato de carros de reportagem de exteriores das Televisões, e Jornalistas, e pensei cá para comigo, a coisa desta vez vai estoirar, agora é que a porca torce o rabo.

Andei mais uns metros no sentido do Cais do Sodré, e junto ao Cais das Colunas vejo as Fragatas João Roby e Afonso Cerqueira em marcha lenta, Canhões em posição de fogo, e ainda  outro Navio de menor porte que não identifiquei porque estava mais longe mas que me pareceu um Patrulha, e mais uma vez pensei para os meus botões, desta é que vai, daqui a pouco lá vai o Ministério das Finanças pelos ares e vou ter aqui uma Revolução ao vivo e a cores, mas o tempo ia passando e nada, as Fragatas ao fim de algum, tempo fizeram a agulha e aproaram ao Alfeite e por lá ficaram, para grane decepção minha.

E assim enfiei a viola no saco e fui até ao Comboio que me traria de volta a Paço de Arcos sem ter ouvido um tirinho, ainda avistei um Veleiro quando vinha junto á Estação de Algés que pensei que iria até ao Mar da Pallha para evacuar a Troika, no caso de  a coisa aquecer, sim que estes também por cá estão com a mala para levarem os juros do empréstimo, mas qual quê, foi mas juntar-se aos outros lá para o Alfeite que o fim de Semana está aí, e Agosto não é mês para Revoluções, e nós a levar porrada de criar bicho, com este ou outro qualquer Governo, para ajudar a pagar aos Cidadãos de 1ª que todos eles protegem, nomeiam e renomeiam, que contra isso a tal Troika não se mete, comem da mesma gamela pudera, ao Zé só lhe falta colocarem a albarda ás costas como muito bem definiu Rafael Bordalo Pinheiro.













 


1 comentário:

António Querido disse...

Querias captar uns tirinhos, o Ministério incendiado, e os seus carrões a arder, só que a tua objetiva esqueceu-se que estava em Lisboa Portugal, aqui paga-se e ninguém bufa, a não ser as forças de segurança porque andam armados, e os Ministros dão-lhes tudo para não levarem um balázio nos cornos, até essa cambada de Tróikas levam daqui o papo e o saco cheio, e os palermas que somos todos nós, ainda os vamos proteger até entrarem no avião, o de Camarate tem de ser contratado!