quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Observando Lisboa e Linha de Cascais

Hoje fui dar uma volta por Lisboa, caminhei junto ao Rio até Alfama, uma repetição do que tenho feito vezes sem conta, como já escrevi é a minha zona da Cidade preferida, não sei se pelas suas Ruas estreitas se pelo casario quase todo ele antigo, se pelas Pessoas poucas pois aquela hora ainda estão recolhidas, e para mim quanto menos Gente melhor, o que sei é que saio normalmente sem destino, e quando dou por mim estou em Alfama, subi pelas escadinhas da Dona Rosa, e passei pelo Miradouro de Santa Luzia, desci pela Rua do Limoeiro (de má memória), e parei junto á Sé.

Aqui deparei com dois sem abrigo a levantar ferro, junto á Porta Principal do Monumento pois estava na hora da abertura da Porta aos Fiéis e em especial aos Turistas, e dei comigo a pensar cá com os meus botões, porque que é que a Câmara ou o Governo, ou ainda os dois em conjunto não arranjam umas habitações onde esta Gente possa dormir e fazer as suas necessidades fisiológicas? é que um gajo passa nos locais de pernoita destes, e aquilo é um cheiro a mijum que não se pode.
Aliás como podem ver noutra foto até nos bancos das paragens dos autocarros se ajeitam, e os pobres dos Passageiros levam logo pela manhã com aquele cheirinho a maresia que até estala.

Mas outra coisa me chamou a atenção, o estado deplorável em que se encontram os comboios da linha de Cascais, agora os «pintores da noite» até as janelas das carruagens pintam, e nenhum é apanhado, é estranho, ou há aqui conivência da empresa? é que a recolha é nas estações terminais, e estas têm vigilância Pessoal e com Câmeras, e não caçam nenhum «artista»? por outro lado o estado de limpeza e de manutenção está pelas horas da morte, aquilo chia por todo o lado, dá solavancos que parecem os carros quando passam aquelas lombas que inventaram para reduzir a velocidade nas Localidades, e estoirar os amortecedores dos carros, confesso que já não ando muito á vontade «nestes pouca terra, pouca terra» e no regresso vejo uma noticia no Jornal  «Noticias de Cascais e Oeiras», que a linha está muito próximo de fechar, isto é que vai uma crise.









5 comentários:

Anónimo disse...

Este ano tive aqui um familiar de férias... E ficou admirado de vêr uns quantos sem-abrigo nas ruas da maior cidade deste país, portanto malta que dorme na rua há-os até em Tóquio, só que estes últimos são mais bem requintados que os portugueses... POIS SÓ DORMEM EM ESTAÇÕES DE COMBOIO SERVIDOS PELA SHINKANSEN E SÓ USAM EXCLUSIVAMENTE CARTÕES DA SONY!... Hehehe!... Quanto "aos pintores da noite" aqui do burgo, têem a vida mais dícil que os seus irmãos portugas porque "os sprays", estão todos fechados à chave NAS DROGARIAS e só os vendem aos adultos.
Valdemar Alves

Anónimo disse...

Geralmente dou sempre uma segunda olhada nas fotos aqui do Virgilio... E a razão é porque à sempre algo a descobrir... Desta vez na primeira foto e do lado direito das escadinhas que vão dar a Alfama vivia aí um ex:colega de escola (E. C. Patricio Prazeres) e grande amigo meu, O BARRIGAS!... O que ainda hoje estou por saber se era mesmo apelido dele ou se era apenas alcunha.
Valdemar Alves

Edum@nes disse...

Vou escrever um poema,
Sem por Lisboa ter caminhado
Não sou contra o tema
Por Lisboa terem andado.
Alfama e Madragôa
Bairro Alto
E Mouraria
Lindos bairros de Lisboa
Que recordo com alegria.
Noutros tempos mais alegres
As pessoas tinham mais simpatia
Nobreza e fidalgos
A pobreza já havia.

Bom fim de semana,
Um abraço,
Eduardo.

Tintinaine disse...

Eu que pouco conheço de Lisboa vou-me documentando com as tuas reportagens ilustradas.
Um dia tenho que ir até ao Miradouro de Santa Luzia para apreciar a vista do Tejo, de Alfama e estender os olhos até ao Barreiro.

Anónimo disse...

Era uma coisa que eu aqui há uns tempos admirava: como é que as carruagens da linha de Cascais andavam sem pinturas? De há uns meses para cá comecei a reparar que isso tinha mudado, pois agora é difícil é ver alguma sem tinta. Acho que o pessoal que mantinha as carruagens limpas, ou foi reformado ou era alguma empresa de limpezas que foi dispensada para reduzir custos. O aspecto das carruagens, mais as notícias que vão aparecendo sobre o futuro da linha de Cascais não auguram nada de bom... Como é que é possível que uma das linhas que conseguia dar lucro à CP chegue a um estado destes? Só demonstra má gestão pelos senhores que têm estado à frente da CP e que ganham milhares de euros para tão mal "gerirem" a empresa.