sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Portugal dos Pequeninos


A minha caminhada de ontem, foi com partida junto ao Motel em Oeiras, e caminhei pelo Passeio Marítimo até ao fim da Praia de Carcavelos, tendo aí  na passagem inferior sob a Marginal Lisboa-Cascais, passado para o lado de terra, subindo a Av. que vai dar á Estação da C.P. de Carcavelos, segui depois junto á Feira que se realiza todas as Quintas Feiras a Sul da Estação, e daqui passando pelos Lombos, Alto da Barra, e regresso a casa, pelo caminho, Observei provavelmente umas das razões porque como Pais não passamos da «cepa torta», e não iremos passar se não mudarmos radicalmente de comportamentos.

Somos um Povo onde o respeito pelo Próximo não existe, as Leis são letra morta, não são para cumprir, nem há quem as faça cumprir, assim sendo como é que podemos algum dia aspirar a estar em pé de igualdade com a grande maioria dos Países que estão integrados no mesmo «Clube» que nós? todas as Pessoas de bom senso sabem que isto é verdade, portanto não há novidade nestas minhas afirmações, mas de qualquer modo, fico sempre de cabelos (poucos) em pé quando sou testemunha de situações como as que assisti ontem.
A primeira foi ver como os Pescadores Profissionais, continuam a largar as redes e aparelhos junto ás margens quase na rebentação, estou cansado de ver estes abusos em toda a Zona Ribeirinha, já tem havido lançamento de chumbadas dos Pescadores desportivos de Terra para as embarcações, mas o abuso continua, é que os Desportivos apeados também pagam licença e têm direito a uns metros de Mar, mas os Profissionais não estão pelos ajustes, e que se lixe a Lei, que não permite aproximação a  de umas centenas de  metros das margens.

Como todos sabemos, os que frequentam as Praias e os outros como eu que não ponho lá os pés, que é proibido a entrada de cães nos espaços frequentados por Banhistas, como seria o caso da Praia de Carcavelos, a maior da Costa do Sol, ora assisto a um verdadeiro passeio de cães conspurcando o areal, e os seus donos a ver a banda passar, cagadinha aqui mijadinha acolá, e os Humanos que a seguir vão dar o seu mergulho, vão ficando bronzeados com aqueles «protectores solares» que os caninos lá vão plantando, e onde param as Autoridades para fazer cumprir a Lei? não estão! não há?
Depois ainda temos estes «artistas» que zelam pelo bem estar das Populações, que não arranjaram melhor momento para fazer obras no único túnel da Marginal em Carcavelos, que a época balnear, deixaram uma espécie de curro onde passa o gado nas praças de touros, para muitas centenas ou até milhares de Pessoas que se deslocam á Praia com cadeiras de Bebé, ou algum Deficiente com cadeira de rodas, então isto não era para ser feito fora dos Meses de Verão?

Eu não gosto nada de algumas Leis, em especial aquelas que me vão ao bolso, como será o caso do futuro subsidio de Natal, e muitas outras, mas cumpro rigorosamente com o que está estabelecido, em Democracia podemos discordar, mas enquanto não houver outras temos que cumprir com a s Leis existentes, sob pena da bagunça se generalizar, temos muito que aprender, até merecermos ser considerados um País civilizado.





3 comentários:

Tintinaine disse...

Pelos vistos, nas cidades, os cães começam a ser um problema de difícil solução. Não é fácil ensiná-los a usar as casas de banho nem estas existem sequer.
Em Lisboa há zonas onde não se pode caminhar, a certas horas, sem fazer uma verdadeira gincana por entre os "poios" ali largados pelos bichinhos de estimação. Vivi essa experiência pessoalmente na freguesia de Santa Catarina, aqui há uns anos atrás.
Mas a verdade é que ninguém sabe como resolver o problema.

António Querido disse...

Quando falaste em Portugal dos pequeninos, pensei que a tua caminhada se tinha prolongado até Coimbra, como todos sabemos pela divulgação pelos órgãos da comunicação Social é em Santa Clara que essas instalações existem!
Quanto aos lulus servirem-se das praias e não só como casa de banho, como diz o Carlos ninguém sabe o que fazer porque ninguém respeita os sinais de proibição que lá existem, creio que esse mal existe em qualquer cidade ou vila, aqui a 500m de minha casa temos o melhor parque de merendas da Zona centro do qual o Presidente da Junta e a população se orgulha pelas suas excelentes condições, acontece que todos os anos fazemos lá um convívio familiar, ontem foi o dia do acontecimento, como se juntam cerca de 40 pessoas é preciso reservar uma das mesas maiores, e como sou o que vivo mais próximo cabe-me a mim essa tarefa e este amigo às 7 da manhã lá estava, às tantas passa um casal com o seu lulu e deixa um presente ao topo da mesa eu esperava que trouxessem o tal saquinho e nada toca de andar, e eu como não gosto de me chatear com ninguém lá fui eu tirar aquela desagradável entrada, este é o civismo de algumas pessoas deste planeta!

edumanes disse...

Portugal dos pequeninos,
Portugal dos maus governos
Portugal dos anginhos
Portugal dos estrangeiros?
Por todo lado, andam cães
À solta sem terem dono
São problemas das nações
Que só defendem o patrono
Portugal outras coisas defende
Quais são bem não sei
Que muita gente não entende
Com melhor vida já sonhei.
Portugal de mal a pior
Como será o dia de amanhã
E assim pois então
Queremos vida melhor.

Um abraço
Eduardo.