segunda-feira, 24 de junho de 2013

SÃO JOÃO EM LISBOA

O titulo da mensagem pode induzir em erro, de facto o São João não é comemorado em Lisboa, mas como os Santos Populares se festejam por todo este Mês na Capital fui dar uma volta por lá, como não podia deixar de acontecer quando se fala em festejos Populares fala-se de Alfama o Bairro que mais me agrada visitar.
Antes de lá chegar passei á beira Tejo a partir do Cais do Sodré, e hoje o ar estava irrespirável, o Mar revolto devido ás Marés vivas «desenterrou» os esgotos depositados ao longo dos anos no fundo do Tejo, e aquilo estava mesmo bravo, com Maré vazia àquela hora ainda pior.

Quando ia a passar junto do Ministério das Finanças, vejo alguém no primeiro andar do edifício a acenar-me, melhor a chamar-me, intrigado àquela hora madrugadora que já andassem Funcionários Públicos a trabalhar, dirigi-me para próximo de quem me acenava, e só então reparei que era o nosso bom amigo Gaspar, o Ministro com pasta, ele mesmo em pessoa, com aquela voz pausada diz-me para subir, e eu cada vez mais intrigado, será que o gajo me vai mandar prender por eu dizer aqui umas verdades? bem que se lixe, também na Tropa me meteram no xadrez e ainda aqui estou para contar como foi.

Subi, o homem deu-me uma bacalhauzada apertada, e com dicção fluida, nada daquela vozinha de falsete que usa em Publico, desata a falar que parecia uma MG42 a disparar, em resumo para não aborrecer os Leitores com tudo aquilo que ele me disse, foi assim;  Que sabia que eu e outros que tais o andavam a querer enterrar vivo, mas que ele Gaspar, estava a fazer o melhor pelo Pais, ainda tentei ripostar com a safadeza de nos ir ao bolso, mas o homem não quis troco, e despediu-se com mais um bacalhau, e um aviso! Para não continuar a andar para aqui a maldizer, senão ainda coloca em funcionamento a lei da rolha que o tio António de Santa Comba utilizou com tão bons resultados, perante os factos, não tive argumentos e bati em retirada, não antes sem o mirar mais uma vez, é que fiquei admirado com a  corpulência do indivíduo, na TV parece mais curto.

Desci meio desorientado, dou por ali uma volta estilo pombo correio para apanhar o rumo, e vejo-me na Rau Augusta, olho para o relógio do Arco da dita, e vejo um gajo a andar com os ponteiros do relógio, fiquei ali um pouco para ver se era algum relojoeiro a reparar o bicho, mas não, o que eu acontece é que a coisa não tem conserto, e a Câmara colocou lá um Funcionário que vai andando com os ponteiros, e assim há ali sempre hora certa, desde que o relógio de pulso do homem não pare, por falta de corda, de pilha ou de gasolina, depende do carburante utilizado no Roscofe do Funcionário, enfim modernices para combater o desemprego.
A seguir foi aquela volta que tinha programada pelo Bairro de Alfama engalanada, durante este Mês para comemorar os Santos Populares, sobre a qual aqui deixo umas fotos, e se puderem passem por lá logo á noite para comer umas sardinhas que afinal não estão assim tão caras, cada uma com pão um Euro e meio, bebam um copo e divirtam-se mas não  abusem, acima de tudo não imitem os festejos no Porto, que é porrada de meia noite, um gajo leva com um alho porro na pinha que até vê estrelas.

2 comentários:

António Querido disse...

O São João gosta mesmo de festas!
Está nelas todas e aguenta-se até de madrugada, VIVA O SÃO JOÃO PORTUGUÊS!!!

Tintinaine disse...

Boa reportagem como sempre. Não sabia é que também festejavam o S.João em Alfama.
Ou prolongam apenas o Santo António para puxar pelo negócio?
Já agora que aproveitem o S.Pedro também, pois as Festas dos Santos Populares merecem bem o "sacrifício".