terça-feira, 4 de junho de 2013

HOJE VISITEI DUAS LISBOAS

Pois foi, tal como o título da mensagem diz, hoje duma penada caminhei e observei duas Lisboas, a Lisboa rica e faustosa, e a outra, a remediada, faltou-me a Lisboa pobre para compor o ramalhete, de qualquer modo já não foi nada mau em cerca de duas horas visitar estas duas.
Comecei a caminhar na Estação da C.P. de Santos, e como tinha sonhado durante a  noite que era rico, e naturalmente mesmo sem ter pensado nisso eis-me a caminho do fino Bairro da Lapa, quando dei por mim estava a subir a rua de São Domingos á Lapa rodeado de chalés, e a rua limpinha sem um papel, beata de tabaco, um cocó mesmo daqueles pequenos de lulus, nada, sem carros nos passeios um luxo, sem aquelas Tabernas ordinárias em que o pessoal cospe para o chão, peida-se á porta, e fala alto, nada, assim até dá gosto viver, pensei eu cá para os meus botões. 

Fui subindo e a certa altura olho para uma rua á minha esquerda e começo a ver mais Palacetes, daqueles de encher o olho, viro á esquerda e estou na  rua do Sacramento á Lapa, para observar mais de perto aquele luxo, mas quando me aproximo mais verifico que os tais Palacetes estão todos, ou quase  ocupados por Embaixadas e Consulados, ainda hesitei se deveria avançar, porque estes gajos são uns cagarolas do caraças e andam sempre a pensar em atentados e se me apanham de máquina fotográfica em punho, pensam que é alguma granada, e ainda me tomam por algum terrorista, e levo para aqui algum balázio, de qualquer modo não posso vir a Roma e não ver o Papa, e assim meio á socapa lá bati umas chapas mas pisguei-me dali o mais depressa que pude.

Virei então logo que me apareceu a primeira rua á direita, e que se chama Pau de Bandeira, novamente á direita e estou na Rua de S. Caetano, aquela onde se situa ao que julgo saber a residência dos Primeiros Ministros cá do rectângulo, e estou nas traseira das Embaixadas, ou seja na rua da frente tenho a nobreza a riqueza e quem sabe a soberba, nas traseiras temos os remediados, pelo estilo das casas não será propriamente um daqueles Bairros mais pobres, diria da classe média, hoje falida, ou melhor espoliada, e aqui observo então o que se passará na cabeça destes Autarcas de meia tigela que têm governado a nossa Capital, como se pode ver, nesta  rua em Calçada Portuguesa, toda remendada com betão, o gajo que autorizou uma barbaridade destas devia ir fazer companhia aqueles Vips que estão a «estagiar» na Carregueira.
 
Já tinha reparado que havia dois pesos e duas medidas no que á governação de Lisboa diz respeito, mas hoje perdi as poucas dúvidas que ainda tinha, como é possível um Bairro onde a limpeza e conservação deste, seja duma maneira, e na rua seguinte o seu contrário? será por subserviência aos poderes do dinheiro? serão os nossos políticos engraxadores compulsivos? não sei responder ás razões que levam a haver estas diferenças de tratamento entre Portugueses, só sei o que vi.
Entretanto deixando de lado estas considerações que até podem ser injustas, vão ver que até são os moradores  da Lapa que limpam as ruas reparam as calçadas e quiçá até são eles próprios que tratam a água que bebem, e o esgoto que produzem! Mas deixando isto para outras guerras, segui depois até á Estrela em cujo Jardim da Basílica fotografei esta linda Estátua dum Camponês e Esposa, no mesmo local um bebedouro sem água, (o costume por esta Lisboa, Menina e Moça) passei próximo do Marquês de Pombal mas já levava os pés a pedir para parar e não fui lá cumprimenta-lo, desci a Av. da Liberdade a Baixa, Cais do Sodré, e caselas que se faz tarde.



4 comentários:

Valdemar Alves disse...

Há aqui ruas que nem sequer as conheço.

Edum@nes disse...

Dizes tu, amigo Virgílio, que visitastes duas Lisboas. A rica e faustosa, a outra remediada, estava eu a pensar que só existiam duas Lisboas. A rica e a pobre. Afinal há mais lisboas do que eu imaginava. Lisboa dos palacetes, dos fadistas e das varinas, das manifestações, dos polícias e dos cacetes. Das decisões tomadas em São Bento, aprovadas em Belém. Lisboa das marchas, dos arcos e balões, é a festa do povo, que por ser no entender do actual governo um estorvo tudo paga e recebe pouco.
Boa tarde para ti amigo Virgílio,
um abraço
Eduardo.

Tintinaine disse...

Eu tive que consultar o Google para descobrir por onde andaste, pois não fazia ideia onde fica a Lapa.
O Jardim da Estrela, Largo do Rato e Marquês de Pombal ainda fez parte dos meus percursos lisboetas, mas mais para sul nada de nada. Depois só a marginal do Tejo até Cascais.
E para quem passou tão pouco tempo em Lisboa já não é mau.

António Querido disse...

Duas horas a pedalar, só com canetas de fuzo, boa amigo, mantém a forma e continua, não há melhor comprimido dizem os entendidos na matéria.
O meu abraço