sábado, 8 de setembro de 2012

O HOMEM DO FRAQUE

Não tenho andado muito virado para a escrita, ando aborrecido ao ver o «estado a que isto chegou» hoje mesmo exitei se devia ou não voltar aparecer por aqui, mas optei por aparecer, o momento em que vivemos não me é muito propicio, estou pelos cabelos com esta gente que alguém colocou no poder, e que poder, mas não me posso calar.
Ontem entrou-me casa a dentro sem convite o «cobrador de impostos» preparava-me eu para assistir ao jogo de futebol da nossa Selecção, quando me aparece pela frente aquele melro, já sei, pelo antecedente, que não é para anunciar nada de bom, e mais uma vez assim aconteceu.
 
Diz-nos ele que andámos a viver acima das nossas possibilidades, e agora temos de aprender a viver decentemente, com regras que ele mesmo nos vai indicando, nada de leviandades no gasto! Andámos a viver acima das nossas possibilidades? quem? aqueles que compraram  casa  pagaram duas ao banco e só ficaram com uma? os que compraram o seu carrito, e pagaram dois mas só levaram um e o outro foi para o emprestador do cacau? ou está a falar dos seus amigos políticos/ladrões que se encheram á nossa custa? se assim é então vá pedir-lhes contas a eles e não a quem vive honestamente do seu trabalho ou reforma.

Já todos percebemos que a missão deste cavalheiro é pôr-nos a pedir esmola, e quanto mais depressa melhor não vão os seus patrões do F.M.I. correr com ele antes que sejam os Portugueses a dar-lhe um pontapé na bunda. Se não for antes, nas próximas legislativas tem os dias contados, e com a medalha de maior pantomineiro que esteve á frente dum governo desde os tempos da Maria cachucha, mas antes vai pôr-nos a pão e água.
A mim já pouco me vai castigar, não penso por cá andar por muito mais tempo, mas para os Jovens, e os poucos que ainda vão tendo trabalho, isto foi mais uma machadada. Ao contrário o capital vai esfregando as mão de contente, pois as tais medidas para os taxar, são para mais tarde, ou nunca, como vai sendo hábito.
E atenção que a  bomba ainda não explodiu totalmente, vem aí o I.M.I. que vai colocar parte dos nossos «Idosos proprietários de grandes casas de luxo» e com reformas milionárias a rondar os 200 Euros mensais, a dormir ao relento, se entretanto não aparecer ninguém com eles no sitio para travar mais este roubo anunciado.

Ouvimos comentários acintosos sobre a Grécia como se nós não «navegássemos no mesmo barco» o tal F.M.I. que milagrosamente nos salvou e a eles de nos afundar-mos, (segundo os seus mais fiéis defensores) já propôs os seis dias de trabalho semanal aos Gregos, já ouvi comentadores de café preconizarem o mesmo para Portugal, pobre País que gente desta pariu, não são desse tempo, são jovens, depois não lêem nem ouvem ou vêm noticias, por isso  não sabem, mas eu explico-lhes! sou do tempo em que se trabalhava de Segunda a Sábado, do nascer ao pôr do Sol, e não estou nada disposto a ver essa juventude ignorante passar as passas do Algarve porque a minha geração passou, bem como as que a antecederam, se querem meter a cabeça no cepo, façam bom proveito, eu por mim vou ali e já volto, já dei para este peditório á muito, e também já vi a este filme, ainda a preto e branco.




3 comentários:

Tintinaine disse...

Tiraste-me as palavras da boca. Estava a pensar escrever algo sobre isto e assim já me poupaste ao trabalho. Eu não diria melhor do que tu o fizeste.
Com o meu voto ele não conta mais. À falta de melhor voto no Jerónimo. Mesmo que ele nunca chegue a PM dava um certo jeito ter o dobro dos deputados no Parlamento.

Edum@nes disse...

Estou de acordo com o que um e o outro escreveram. Penso que o primeiro-ministros perdeu estribeiras e embora tivesse começado com o passo troca, continua a não o acertar! Em vez de criar condições para apaziguar faz precisamente ao contrário.
Também penso que não está em condições para poder continuar a governar o país. Porque ele primeiro-ministro tem mau perder. Se pensarmos que as medidas anunciadas, podem resultar da decisão do chumbo do Tribunal Constitucional de certeza não estaremos enganados. Assim ele terá pensado em cortar os subsídios a todos e o problema fica resolvido se ter que se esforçar mais para encontrar a melhor solução para saldar a divida com a Tróika.
Por outro lado, terem falhado as anteriores medidas de austeridade, e se o deixarem continuará a falhar cada vez mais!

Bom fim semana para ti, amigo
Virgílio,
um abraço
Eduardo.

António Querido disse...

Eu também sou do tempo em que via os filmes a preto e branco, saí do país por não poder abrir a boca para me queixar, por isso investi nas filhas para lhes deixar um caminho mais saudável, só que alguém sem capacidade para governar se prepara para lhes trocar as voltas e lá foi tudo por água abaixo, sem futuro para ninguém, se calhar quando os jovens se começarem a aperceber da realidade, será tarde demais.
Com o meu abraço
Páscoa