segunda-feira, 26 de março de 2012

Procissão dos Passos em Vila Verde dos Francos

Quem ontem me viu na Procissão do Senhor dos Passos em Vila Verde dos Francos, especialmente os que têm acompanhado aqui as minhas divergências com o Padre que se foi, e lhe diziam Amem sem pestanejar, devem ter pensado: olha como o padre deu á sola  o gajo vem festejar! agora já vem á Procissão! nada disso, com aquele ou com outro Padre qualquer ontem tinha de ser, em primeiro lugar porque já disse antes, considero importante este meio de comunicação que são os blogs, e estes têm que ser alimentados e actualizados por alguma coisa que faça sentido, senão é melhor acabar com eles, por outro lado e mais importante sei que os meus Conterrâneos que estão longe gostam de ter noticias da Terra, e esta mensagem vai especialmente para o meu Amigo Vicente e Família, e em terceiro lugar, confesso que já tinha saudades de assistir, pois na minha meninice tinha que o fazer porque era obrigado, hoje fui porque me apeteceu, está explicado.

Não recordo a última vez que acompanhei esta Procissão de princípio ao fim, talvez o tenha feito á mais de meio Século, a última vez que a presenciei faz agora doze anos, estive a ver a sua passagem na minha antiga Rua, tirei umas fotos e vim de seguida para Oeiras, pelo caminho um cavalheiro que ainda hoje não sei porquê, desviou-se da sua faixa de rodagem e espetou-se de frente contra o meu carro, tendo resultado ferimentos graves na minha Mulher, de tal maneira que ainda em Dezembro passado foi operada a mazelas provocadas por esse acidente, eu não acredito em bruxas, mas dizem-me que elas existem, e por precaução desta vez achei melhor pernoitar na Terra e regressar esta manhã á companhia dos meus Netos que já me esperavam aqui, pois hoje tiveram de me aturar.


Então foi assim, assisti ao içar do Guião e do Pendão que era noutros tempos motivo de exaltação para quem os conseguisse transportar em especial em dias de vento,  acompanhei a paragem no primeiro Passo, que é em frente á casa do «Alfaiate» depois acompanhei na rectaguarda da Procissão na companhia dos meus Amigos Victor Eusébio e Júlio da «Gafaria» o restante trajecto, embora tivesse vontade de fazer uma retirada estratégica, e ir esperar o encontro no Largo do «Francês» mas os meus companheiros de percurso não o permitiram, é que estava um calor de torrar, até comentei com eles que metade daquela Gente estaria hoje engripada, (eu já estou) é que há aqui uma discriminação, as Mulheres podem cobrir a cabeça com um véu, mas os Homens têm que ir descapotáveis, está mal esta discriminação, mas quem sou eu para contrariar as regras?
Lá chegámos ao Largo assisti ao encontro do Senhor dos Passos com a Mãe com manda a tradição Católica, depois seguiu-se um Sermão, ainda aguentei um bocado, mas o Padre falava muito alto para tímpanos fraquinhos como os meus, e bati em retirada, mas gostei de acompanhar.
Revi Amigos que de outra maneira seria difícil, só por isso valeu a pena.

SOCORRI-ME DA WIKIPÉDIA , QUE ME FORNECEU OS ELEMENTOS QUE AQUI MOSTRO, POIS NÃO SOU CONHECEDOR DESTES RITUAIS:


 Nosso Senhor dos Passos é uma invocação de Jesus Cristo e uma devoção especial na Igreja Católica a ele dirigida, que faz memória ao trajecto percorrido por Jesus Cristo desde sua condenação à morte no pretório até o seu sepultamento, após ter sido crucificado no Calvário.
A história desta devoção remonta à Idade Média, quando os cruzados visitavam os locais sagrados de Jerusalém por onde andou Jesus a caminho do martírio, e quiseram depois reproduzir espiritualmente este caminho quando voltaram à Europa sob forma de dramas sacros e procissões, ciclos de meditação, ou estabelecendo capelas especiais nos templos.
No século XVI se fixaram 14 momentos principais deste trajecto, embora o número tenha variado na história do catolicismo de sete a 39. Estes pontos principais são chamados de as estações ou os passos da Paixão de Cristo ao longo da Via Sacra ou Via Crucisles:

  • I. Jesus é condenado à morte
  • II. Jesus carrega a cruz às costas
  • III. Jesus cai pela primeira vez
  • IV. Jesus encontra a sua Mãe
  • V. Simão Cirineu ajuda Jesus a carregar a cruz
  • VI. Verônica limpa o rosto de Jesus
  • VII. Jesus cai pela segunda vez
  • VIII. Jesus encontra as mulheres de Jerusalém
  • IX. Terceira queda de Jesus
  • X. Jesus é despojado de suas vestes
  • XI Jepregado na cruzsus é
  • XII. Morte de Jesus na cruz
  • XIII. Descida do corpo de Jesus da cruz
  • XIV. Sepultamento de Jesus

6 comentários:

Tintinaine disse...

A título de curiosidade quero dizer-te que o «Calvário Húngaro» existente em Fátima tem 15 estações em vez de 14.
Ora lê o que diz a informação a esse respeito:
«O Caminho da Via-Sacra inicia-se na Rotunda de Santa Teresa (Rotunda Sul), em Fátima, terminando junto à Capela do Calvário Húngaro. É um Caminho representativo do percurso percorrido por Jesus Cristo carregando a Cruz, desde o Pretório de Pilatos até ao Monte do Calvário, episódio da Crucificação. O trilho constituído por quinze estações ilustrativas, (catorze da Crucificação, mais uma da Ressurreição de Jesus Cristo), oferecidas pelo povo Húngaro, é feito pelos cristãos meditando, em oração, na Paixão de Cristo. As estações estão localizadas em parte do caminho usado pelos Pastorinhos, entre Aljustrel e a Cova da Iria, na altura das aparições».

Anónimo disse...

A última vez que vi uma procissão "a sério" foi no Poço Borratém nos anos 50's... Imagino hoje que tenha saído da Capela existente no Martim Moniz e em frente a uma esquadra da polícia... Como o tempo passa!
Valdemar Alves

Observador disse...

Ao Tintinaine obrigado por esta achega, quanto mais informação melhor, também tens aí na Povoa do Varzim uam Procissão dos Passos pois nas pesquisas que fiz reparei que se não estou errado essa foi no dia 21.
Ao Valdemar Alves, a procissão que te referes deve ser da Senhora da Saúde, a Capela respectiva dá para o Largo Martim Moniz e Rua da Saúde, próximo do velho e saudoso Salão Lisboa, é uma Procissão bastante concorrida.
Já agora que vem a a talho de foice, ó Valdemar, ainda não pensastes arranjar um blog? pensa nisso e se não tiveres para muita conversa, bota lá umas fotas aí da Austrália que a malta vai gostar, pelo que consta, tens aí á mão das melhores paisagens, flora e animais que há neste Mundo, força.
Um abraço para os dois.
Virgílio

Edum@nes disse...

Jesus será condenado à morte,
Se o Benfica o campeonato não ganhar,
Ficará contente o homem lá do Norte
Se Jesus antes da morte com a cruz carregar!

Para falar de religião,
Não sou a pessoa indicada
Em Vila Verde vai haver procissão
Em dia de festa animada.

Desejo uma boa tarde para ti, amigo Virgílio.
Um abraço.

Anónimo disse...

Obrigado pelo empurrão Virgílio, mas parece-me que tenho menos tempo agora que quando trabalhava... De qualquer das maneiras pode ser que agum dia ganhe tempo/expertise e coragem para fazer um blog... Um abraço.
Valdemar Alves

Anónimo disse...

Sr. Virgilo

Gostei de ver as fotos da Procissão
do Senhor dos Passos que se realizou na sua terra,fez-me lembrar quando ia com a familia ao norte e lá assistia á Procissão com anjinhos carregados de ouro. Hoje inflizmente não pode ser assim.Embora o senhor não concorde e com razão com o tal padre que por aí passou,mas para quem tem verdadeira fé não são esses padres que afastam os cristãos da igreja. Gostei tambem de ler as explicações sobre as estações da via sacra. É uma prova que não sendo católico praticante se interessa de escrever nos seus blogs as passagens da vida de Jesus,que por nós sofreu e se entregou á morte,e morte de cruz para nos salvar.
Está a chegar para os cristãos a semana maior da igreja ,onde todos são convidados a participar nas celebrações Pascais.
Vou continuando a ler os seus blogs com interesse para ir sabendo noticias da sua terra.
Um abraço e votos de SANTA PASCOA