terça-feira, 20 de março de 2012

As Nossas Escolas

Expliquem-me para ver se eu entendo, como já se percebeu, sou um bocado lerdo das ideias e há coisas que não consigo compreender.
As Escolas, e os horários dos Professores e Alunos, tenho pensado  nesta matéria e não consigo atinar, se algum Leitor me quiser ajudar faça favor de entrar que será bem recebido. e não paga nada.
Então a minha dúvida é a seguinte: porque razão os Professores não têm horários como «quase todos» os Trabalhadores?
Eu explico melhor, não tenho Filhos em idade escolar, tenho Netos.  Há também Netos e Filhos de Amigos, e todos nós nos interrogamos porque razão os Alunos não têm sempre o mesmo horário de aulas ( ou simplesmente de permanência na Escola) de Segunda a Sexta Feira, deve haver qualquer razão, mas não atino com qual seja. 

A conclusão que tiramos desta bagunça, pois é de bagunça que se trata, é que convém aos Professores por motivos óbvios  esta barafunda de horários, um Aluno entra na Segunda ás 8.15 H, sai ás 13H, na Terça entra ás 8.45H sai ás 12, entra novamente ás 14, para sair ás 17, na Quarta entra ás 8,15 sai ás 9.45 volta a entrar ás 13 para sair definitivamente ás 14,45, isto não é baseado em nenhum horário concreto, mas é como exemplo da barafunda, tenho assistido ao próprio Aluno ter que consultar o seu cardápio para responder sobre o seu horário em determinado dia, isto é de doidos, então não há maneira de se arranjar um horário normal para todos os dias da semana? Ó das  Escolas incluindo o  Ministro da Educação,  não conseguem dar uma volta á coisa? isso é assim tão complicado, ou é antes interessante para o sistema? dizia Corporação?
Sei que nos dias de hoje, ser-se Professor é muito complicado, mas que diabo, quando se escolhe uma profissão devemos dar o nosso melhor, mesmo que as coisas não sejam o que queríamos que fosse, especialmente quando estão em causa valores  que nos ultrapassam, e no caso presente: Alunos, seus Familiares, e os Zés pagantes do Sistema.

E dos Pais e Avós que na sua maioria fazem o transporte desses Alunos ás Escolas ninguém pensou? esses Pais que ainda têm trabalho e são obrigados a coordenar a sua entrada ao Serviço com as Aulas  dos Filhos? como é? não se passará o mesmo que se passou com os Tribunais, quando um Ministro teve a «infeliz» ideia de acabar com a Férias Grandes dos Sr.s Juízes, e dar-lhes o mesmo número de dias que aos restantes Funcionários do Estado? foi uma guerra e tanto! ainda hoje se ouve o trovar dos canhões, aqui e ali, apesar de ter sido só fumaça, e as férias grandes continuarem com despudor, é isso que impede os diversos Governos de pôr ordem na casa e a não pensarem só no seu umbigo? medo de perder votos? é que lixam milhares de contribuintes que lhes pagam os ordenados. Passam por mim diariamente centenas de Pais, Mães e Avós a transportarem os seus ás Escolas, quando, se as coisas funcionassem com sentido do «Serviço Público» poderiam ser organizados transportes Públicos Escolares, que ficavam mais económicos ás Famílias e tiravam-lhe essa preocupação do transporte, enfim isto é só para não estar calado, este Pais não tem remédio, e eu não tenho cura.

6 comentários:

Tintinaine disse...

Aguenta camarada que a mim também acontece o mesmo!
Há 9 anos que corro de casa para a escola a substituir os pais que têm que ir trabalhar para lhe ganhar o sustento.
Há escolas a menos e professores a mais, de modo que não é fácil pôr ordem nisso. E a falta crónica de dinheiro também não ajuda nada!

Observador disse...

Tintinaine
Esta mensagem não tem a ver com a minha situação perante os meus Netos, os Pais deles tratam do assunto, isto é o resultado da minha «Observação» ao longo do tempo,e mais agora que ando nas minhas caminhadas e passam por mim centenas ou milhares de carros transportando as Crianças para as Escolas nos horários mais diversos.
Um abraço
Virgílio

Edum@nes disse...

Na casa onde não há pão,
Como se costuma dizer
Todos ralham, ninguém tem razão
Assim acontece com governante que não o que andam a fazer.

Em todos os sectores fazem reformas
Cada vez mais longe das realidades
Escolhem as erradas normas
Dizem mentiras e vez das verdades!

Assim não senhor ministro,
Não será esse o caminho certo
Continuam a fugir ao fisco
Não paga aquele que pela leis está coberto.

Por enquanto as crianças ainda vão sendo transportados de carro para as escolas.
Todavia, se assim continuarem estas politicas, que só facilitam que menos precisa.
Qualquer dia terão de ir a pé, e descalços como no tempo de Salazar.

Um boa tarde para ti, amigo Virgílio.
Um abraço
Eduardo.

Edum@nes disse...

Assim acontece com governante que não o que andam a fazer.
CORRIJO PARA:
Assim acontece com governantes que não sabem o que andam a fazer.

António Querido disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
António Querido disse...

É para tirar dúvidas que fazem reuniões com encarregados de educação, eu também sou um prejudicado do sistema e os professores que também não concordam com isto como está, amigo Carlos, essa de haver professores a mais e escolas a menos, terás que me explicar melhor, não entendi!