domingo, 18 de março de 2012

Hoje foi assim

Os Domingos são dias para não sair de casa, há muitos anos que me habituei a ficar por aqui por Porto Salvo, quando estava ao serviço saía para dar uam volta pelas instalações de maior responsabilidade pela sua dimensão, e por conseguinte abastecem mais Pessoas, ou quando havia avarias, agora para passear!  já foi chão que deu uvas, o trânsito da-me cabo do sistema, e fujo dele como o diabo da cruz, depois há ainda aquelas provas de atletismo que cortam qualquer via com se as estradas fossem deles, e cá o rapaz já não tem idade nem paciência para estas brincadeiras.
Mas para variar já é o segundo Domingo consecutivo que vou á Terra ao Domingo, hoje fui pelo IC 19, e logo em Queluz estavam dois carros virados em sentido contrário batidos, mais outro todo torto encostado á direita, consegui passar e logo no inicio da Segunda Circular mais outro acidente este na via contrária, estava  a começar bem a viagem, mas não terminou aqui a festa, no regresso saio em Tercena na C.R.E.L. e em Queluz de Baixo para Barcarena, trânsito cortado, pergunto ao Policia se podia ir direito á Fabrica da Pólvora, que sim! chego próximo desta outro Policia a mandar-me esperar ou  voltar pelo mesmo caminho e ir direito ao Cacém, foi o que fiz, não estou cá para estragar as corridas Domingueiras a esta gente, por amor de Deus, a estrada é toda vossa «eu só cá vim ver a bola» estou cá para para pagar, e resto é convosco! vão mas é bardamerda estes gajos que autorizam isto, querem correr façam como eu, vão pela berma da estrada e não lixem o pagode.

Bem não me vou irritar com isto e vou ao que interessa, este é mais um daqueleas filmes de quarta categoria que a Liberdade pariu, e vamos ter que o gramar as vezes que eles (politicos) quizerem poraque isto dá votos.
Fui então á Terra e trouxe boas noticias de lá, já se encontram máquinas a fazer o desaterro para a nova Escola, acredito que a coisa se vá concretizar, não tinha grande esperança que a coisa andasse, pois a crise tem servido de desculpa para tudo e mais alguma coisa, a crise e o Sócrates bem entendido, mas ao ver o que vi, vou acreditar que a  obra se concretize.

Antes tinha passado por Alenquer e aqui aproveitei para tirar umas fotos na elevação de terreno junto ao Quartel dos Bombeiros, em Paredes, para apanhar um ângulo que normalmente não se vê em fotografias da Vila, e deste lugar temos o Convento de São Francisco, imponente ali á nossa frente, e o Rio agora com as margens e fundo bem arranjadas.



Fui então á Terra para plantar uma Árvore no quintal, que ontem comprei aqui em Porto Salvo, porque dizem os antigos que um Homem só se realiza: Fazendo um Filho, Plantando uma Árvore e escrevendo um livro, ora Filhos já tenho, o livro não escrevi mas os antigos não sabiam desta coisa da Internet e um gajo farta-se de escrever todos os dias penso que estarei desculpado e me farão a equivalência ao trocar o livro pela escrita aqui no blog, e faltava-me plantar a árvore, faltava e fica a faltar, porque o meu Vizinho Agostinho fez questão de ser ele a plantá-la, assim fica adiada minha realização total para ir descansado para a outra banda.

Pedem-me noticias recentes sobre o Padre que era, lá da Terra e doutras Paróquias vizinhas e que sumiu, pouca coisa, o Pessoal fecha-se em copas só depois de muito espremidos sai algum sumo, contaram-me que o «camarada» foi apanhado em primeiro lugar num Lar aqui próximo, e que terá sido uma Funcionária acabada de chegar ao Lar e que tinha como função a parte contabilistica da Casa  que ao verificar o rombo nas contas quis saber onde andava o pilim, ao que o dito terá afirmado que tinha sido gasto na ajuda a outra instituição, e ao que parece foram investigar e o dinheiro voou mesmo, mas para outros bolsos, e não para nenhuma Instituição congénere, aliás parece que quando pousou aqui para estas bandas já vinha «corrido» da Lourinhã, concerteza por boas razões, mas com a falta de Vocações que há, tudo o que vem á rede é peixe, e há que aproveitá-lo, e assim os superiores do dito ficam de consciência tranquila, afastando-o simplesmente pelo menos até que a poeira assente.
A bem da Nação, como se dizia noutros tempos.


Consta também que Casamentos e Baptizados que o mesmo terá realizado não foram comunicados á Conservatória do Registo Civil e ao Patriarcado, e sabe-se também que pelo menos um Baptizado realizado em Vila Verde está nos assentos Paroquiais como se tivesse sido no Olhalvo, não se sabe ainda ou pelo menos não sabem as Pessoas com quem falei se de Vila Verde também voou algum dinheiro, por hoje é o que se arranja, como se dizia na minha Terra "quem quiser saber mais, compra o Borda de Água"! até.


Entretanto, fizeram-me chegar umas quadras que não indica se eram ou não para  publicar aqui no blog, concerteza ficava ao meu critério, então aqui vão algumas.

Depois de tanta mentira
Há sempre uma esperança que anima
É que ao fim de tanta volta
A verdade vem sempre ao de cima

Não deixas saudades
Vai-te embora ladrão
Que tanto fizeste
Sangrar nosso coração

Isto são só boatos
Para te humilhar
Mas onde estão os milhares
Que fizestes voar?

Não gostas dos humildes
Só queres doutores
A culpa não é só tua
É maior a dos teus superiores

Que Deus te perdoe
E te forme de novo
Para não castigares
Mais o teu Povo




3 comentários:

Edum@nes disse...

Que o São Pedro sem demora
Te venha buscar quanto antes
Para todos não chegar a esmola
Enquanto estiverem estes governantes.

Isto não são boatos
São realidades
São mais do que chatos
E só fazem disparates.

Não gostas de liberdades
Gostas mais de opressores
Nunca dizes as verdades
Estamos fartos de estupores.

Que o diabo te leve
E te deite logo ao fogo
Porque és coelho e não lebre
Com a lepra matas o povo!

A cantiga é sempre a mesma
Os cantadores é que se mudam
Por causa de tanta bandalheira
As boas maneiras já não se usam!

Só pensam na roubalheira
Muito falam de milhões
Sem água na ribeira
Para a rega dos melões

No continente e na madeira
Aumentam os aldrabões
Metem a mão na nossa algibeira
E vão tirando os nossos tostões!

Um boa noite para ti, amigo Virgílio.

Evanir disse...

Com muito carinho agradeço sua amizade
desejo a todos nós uma semana abençoada e feliz.
beijos no coração.
Com saudades pois tive que me
mais espero marcar minha presença sempre.
Evanir.
Gosto de observar você.
Entre protestos li um excelente poema.

Anónimo disse...

Olá amigo Virgilio

Depois de ter estado uns dias sem ler os teus bloges,por ter estado ausente,vejo que na viagem a tua terra,embora não tivesses plantado a arvore,soubes-te noticias do padre,com todas essas coisas que fez não se pode chamar padre.Os paroquianos devem estar contentes,por se ter ido embora,gente dessa laia só destroem a Igreja. Vai dando mais noticias.Boa semana