quinta-feira, 30 de maio de 2013

"OBSERVANDO, E DIVAGANDO"

Hoje andei aqui por Oeiras, passei junto á Câmara e antigos Serviços Municipalizados, estes com novo edifício, tendo ficado as antigas instalações para Câmara pois o edifício é único embora com entradas distintas, subi depois para o centro da Vila, e aqui observei aquilo que eu pensava ser de todo improvável acontecer, embora já nada me admire com tantas barbaridades que já assisti, pode-se ver numa imagem numa rua de calçada um edifício de cor avermelhada, seguido de outro mais baixo pintado de duas cores, uma parte creme a outra azul, no primeiro avermelhado era uma sapataria do meu tio Carlos França, a creme já não me recordo a sua utilização, e a azul eram casas de banho Publicas, eram! Agora está a servir de escritório, e quem tiver vontade de mudar a água ao bacalhau!  Faça-o na próxima esquina, ou em plena calçada, se for á noite ninguém vê, não o façam é nas calças que ficam a cheirar mal, isto é Portugal no seu melhor.
 
 
No regresso Porto Salvo passei junto á Estação Agronómica Nacional, que foi recentemente integrada no Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, não faço ideia se esta junção trouxe alguma vantagem para aquilo que foi desde o seu inicio, no longínquo ano de 1936, a sua função principal, era estudar o desenvolvimento e o progresso das Ciências Agrárias, de facto juntar vacas e porcos numa seara de trigo ou numa vinha não será muito aconselhável, as más línguas até falam que esta junção foi feita para dar cobertura á entrada duma manada de cavalos de alguém amigo! Lá que há cavalos espalhados pela  Quinta  isso há, já se são dos amigos ou não, fala-se; mas este Povo também não pode ver uma camisa lavada a um  Pobre que diz logo que foi roubada, como se o Pobre não a pudesse ganhar com o seu trabalho.
 
Nas fotos que mostro também se pode ver (escrevi "mosteiro" no edifício) o Mosteiro de Santa Maria do Mar, que alberga as Irmãs Beneditinas Missionarias, este Mosteiro foi construído nos finais dos anos cinquenta do século passado, e projectados por dois Arquitectos bastante conhecidos, Nuno Teotónio Pereira e Nuno Portas, Pai do conhecido "Paulinho das Feiras", agora investido nas funções de Ministro dos Negócios Estrangeiros, a quem curiosamente nunca confiei o meu voto, e que agora tem na sua mão a «arma» que pode impedir o seu colega Gaspar  de me sacar mais algum da minha reforma, vá lá «Paulinho»  zela pela rapaziada mais antiga que nós convidamos-te para uma sardinhada agora pelo Santo António.
 
 
Já te vi uma vez fardado de Marinheiro pelo que não deves ter dificuldade de manobrar um daqueles submarinos que comprastes aos nossos «amigos» Alemães, se o Gaspar não for na conversa, apanhas ali na Doca da Marinha a Vedeta das sete e meia e vais á Base do Alfeite que os Submarinos estão lá ancorados, já não submergem mas para o efeito não importa, do local onde se encontram espeta-lhe com um Torpedo no Edifício do Ministério das Finanças que fica mesmo em frente do Alfeite, que o gajo pega cedo ao serviço, e assim acabas com esta agonia, com que o teu governo tem  presenteado os Velhos deste País, ao longo destes mais de dois anos, que estão em funções, vá lá não desistas, que nós estamos contigo, se precisares de ajuda é só apitares, usa aquele apito que se utiliza a bordo para não levantar suspeitas.

3 comentários:

Edum@nes disse...

A caminhar por Oeiras
Não visitou o senhor presidente
Por causas das boas maneiras
Está preso, mas diz ser inocente
Acredito que não seja criminoso
Coitado do senhor
Nada fez de malicioso.
Da palavra rançosa
A maioria não gostou
Eu direi antes venenosa
Que no parlamento entrou
O amigo Virgílio
Observando e divagando
Pela terra junto ao rio
O mês de Junho está a chegar
Continua a fazer frio
Mês dos santos populares
Santo António de Lisboa
Há foguetes e cantares
E sardinha assada da boa
Balões e arcos a enfeitar
Pão, vinho e broa.
Boa noite para ti amigo Virgílio
e continua as tuas caminhadas.
Um abraço
Eduardo.

Tintinaine disse...

O pacote já está pronto, só falta ver o que vem lá dentro. Paulinho das Feiras já se apressou a dizer que da sua parte podemos ficar descansados que não vem mal ao mundo.
Eu prefiro esperar para ver, pois daqui até ao fim do ano ainda vão uns longos 7 meses e a fome vai fazer os lobos descerem ao povoado. E alguém vai ser sacrificado!

António Querido disse...

Tanta maldade em cima do Paulinho das feiras, mas não será ele e os seus ministros que ainda seguram as pontas do náufrago? Eu não confio em nenhum mas...
Só mais uma pergunta para quem souber responder!
Quais foram os ministérios que até agora cortaram nas suas despesas estapafúrdicas?