quarta-feira, 15 de maio de 2013

LISBOA HOJE

Na minha caminhada pela Capital que aconteceu hoje, fui com destino marcado, a semana passada no blog do Tintinaine falava-se lá de Chafarizes de Lisboa, aliás mostrava alguns bem bonitos, entretanto o nosso Amigo Valdemar Alves, um Lisboeta que vive na Austrália, no comentário que fez sobre os Chafarizes afirmava que para ele o mais bonito era o do Campo das Cebolas, fui entretanto desafiado a fotografa-lo, ora como para bater chapas é comigo, e caminhar idem, lá me dirigi hoje de manhã cedo não fosse o chafariz levantar voo a caminho de Amesterdão, tal é o frenesim com que durante todo o dia se fala nisso, mas para surpresa minha, (e do Valdemar também com certeza), não encontrei no local qualquer ponto de água, novo ou velho, nada, a única coisa que por ali ainda está é a Casa dos Bicos.

Não sei se foi retirado para outro local, se foi destruído para no seu lugar fazerem outra coisa, ou na ultima hipótese eu ainda ia a dormir e não o vi, diz de tua justiça Valdemar, e dá as coordenadas não vá estar lá nalgum canto menos visível.
Entretanto a volta não terminou aí e segui até ao Chafariz D'El-Rei que foi edificado no longínquo Século 13, segui, e uns metros adiante outro Chafariz com História, este mais familiar cá ao rapaz por ter trabalhado ali próximo, o Chafariz de Dentro, (também deve ter existido o de fora, mas esse desconheço) aqui colocaram umas floreiras e bancos encostados ao Chafariz, estas avestengas só fazem m..., assim não dá para ver muito menos fotografar, palmilhei mais uns valentes metros, e fui subir a Calçada dos Barbadinhos, onde actualmente está o Museu da Água, e onde andei  fazer formação já lá vão muitos anos, ainda a Central Elevatória funcionava, um pouco mais acima lá estava outro Chafariz que foi falado nesse blog que atrás falei, e este com dois tanques, provavelmente um deles seria onde as cavalgaduras  se saciavam.

Mais subida até a Sapadores, e daqui até á Graça, onde aproveitei para no Miradouro existente no local, e que há pouco tempo foi Baptizado com o nome da Poetisa? ou será  Poeta? Sophia de Breyner Andresen esposa do Francisco Sousa Tavares, Homem de coluna vertical, e Mãe do Miguel Sousa Tavares que  seguiu os passos do Pai, daqui desci pelas escadinhas da Graça que foram baptizadas por calçada da Graça, não percebo as razões de não chamarem os bois pelos nomes, se são escadas porque chamar calçada? já agora podiam chamar-lhe avenida, mas enfim, eles é que estudaram devem saber do que falam, e tal como fiz há dias nas Escadinhas do Duque hoje também me deu na cabeça para contar os degraus que somam 224 é obra.
 
Com esta descida que serviu para retemperar forças, ganhei embalagem e após passar pela Mouraria fui aterrar no café habitual ali ao lado da Praça da Figueira, agora já com gasolina para o resto da viagem foi a descida até ao Terreiro do Paço onde observei grande azafama, na montagem de equipamentos e palco que percebi ser para um qualquer programa de Televisão, afinal quando cheguei a casa apercebi-me que era sobre a final do jogo de hoje do Glorioso com o Chelsea, se soubesse que era relacionado com o Benfica ainda lá estava a esta hora, doido por festas como sou não escapava, assim tenho aqui as barbas de molho para mais logo.

 

6 comentários:

Edum@nes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Edum@nes disse...

Lisboa hoje,
Assim a viste
Um golo depois
Fiquei triste
Do tempo regulamentar
Quando a sorte não quer
Mais valia não jogar
A vida continua
Lindas são as noite de luar
Sobre as pedras da rua
Muita gente a vaguear
Como irá terminar
Não sabemos
Quando chega o azar
Sorte nenhuma temos
Com a Catedral iluminada
E a Águia a voar
Para o fim falta uma jornada
Quem será que vai a taça arrecadar
Será o Sul ou será o Norte
Se em Lisboa ficar
Será um dia de sorte.

Boa noite e um abraço para ti,
amigo Virgílio.
Eduardo.

Valdemar Alves disse...

A confusão é toda minha. Os anos passaram e eu também... O Chafariz a que me queria referir é o Del-Rei que aliás aparece na foto... As minhas desculpas Virgílio!... Aparece aqui outro ao lado da Igreja e que conheço bem... Mas há ainda outro no final da Calçada dos Barbadinhos num Largo onde antigamente existia uma Fábrica de Chumbo... Hoje realmente foi um dia azarado. Só vi meia-hora de jogo e pelo que observei, pensei que o caneco vinha para Lisboa. Tive que fazer 200 Kms. para levar a patrôa a uma operação ao St. George Hospital. Acabo de saber que a Taça afinal não veio para Portugal e pior ainda... Já não me lembro onde param os Chafarizes de Lisboa... Um abraço!

Observador disse...

Amigo Valdemar
Espero que a Patroa recupere rapidamente e bem, que é o que importa. Quanto ao Benfica como sabes sou doente, ontem até pensei que estava preparado para ver o jogo todo independentemente do resultado, mas afinal quando o Chelsea marcou, já não vi mais nada, sabia que o Benfica não tinha ganho porque em caso de vitoria tinha aqui a Vizinhança a buzinar, e estava para recolher ao vale de lençóis quando o meu Filho me veio dizer o resultado, eu como não sou de vitorias morais fiquei com vontade de dizer o que me ia na alma, mas fica para a próxima, só espero na próxima época não ter de levar com o Jorge, a quem chama Jesus, só por graça, nem a Diácono chega.
Um abraço

Tintinaine disse...

Eu vou dar uma volta à Calçada dos Barbadinhos com o Google Street View.
Alguém quer vir comigo?

Albertino da Costa Veloso disse...

Ó Virgílio, já pareces o Hermano Saraiva, (re)descobrindo e historiando Lisboa. Poderás não te aperceber disso, mas vou dizer-te que os relatos que fazes sobre os teus passeios são, para além de elucidativos, bastante interessantes. Como eu, muita gente apreciará o que nos trazes. Continua que nós gostamos. Um abraço.