quinta-feira, 22 de novembro de 2012

A VOZ DO DONO !


Meu caro Carlos, fiquei muito satisfeito com a tua ideia expressa ontem numa reunião de ilustres da nossa praça! Dissestes tu, que Portugal tem que despedir 100 ou 200 mil Funcionários Públicos, porque dizes; o P.I.B. Português é equivalente ao da General Electric, e esta empresa funciona bem com 360 mil Funcionários, tenho ouvido muita coisa relacionado com os proscritos Funcionários do Estado, mas esta tua tirada é de mestre, de facto ainda ninguém se tinha lembrado de fazer esta analogia, e não há melhor comparação que esta que acabas de nos mostrar, é praticamente a mesma coisa um eletricista apertar um parafuso numa batedeira eléctrica da G.E. ou o Cirurgião substituir um coração que deixou de bater, por outro que ainda bate.

Ou ainda o Mecânico da G.E. que coloca um rolamento na máquina de lavar roupa, pode ser comparável com o Professor que trabalha com Crianças com Trissomia 21, ou também duas áreas comparáveis, e que são o operador de robô da G.M. que faz praticamente o mesmo serviço que uma Educadora de Infância, ou uma Funcionária dum Lar de Terceira Idade, limpando o cu ás Crianças ou aos Velhos, já para não falar num  Juiz ou num Militar, que podem ser comparáveis aos capatazes da General .Electric, és uma ás a pensar, não confundas com asno, que não estou aqui para elogios.
Não sei se ao fazeres esta comparação estarás a brincar ou a sério, é que tratar de Pessoas não é o mesmo que tratar das máquinas da G.E. ou da Siemens, espero que não esqueças este pequeno pormenor sem importância, outra coisa ainda, também penso que há Pessoal a mais na Administração Pública, mas como não tenho responsabilidades de espécie nenhuma até o posso dizer., mas tu, que tens grandes responsabilidades em especial (mas não só como veremos) na empresa da dona Merkel tens que pesar bem as tuas opiniões, vai por mim que já tenho calo no cu como o macaco.

 

Sabes sinto-me quase um condenado pelo facto de ter trabalhado para o Estado, não há dia que não
se fale  nesta classe de proscritos que levaram o Pais á falência, e fico muito feliz quando aparecem pessoas esclarecidas como tu para me defender, sabes bem que caí no Estado por mero acidente, e que no tempo que por lá andei, dei o litro, e agora com toda esta senha contra mim sinto-me verdadeiramente um traste, vê bem que até tenho andado a pensar se não me enfiarão numa cela para fazer companhia ao meu consócio Vale e Azevedo, com tantas acusações só me faltava ir passar o resto dos meus dias ao Linhó, ou a Monsanto.
Espero que se isso vier a acontecer que uses os teus bons ofícios para me tirar de lá, chegastes a Administrador-Delegado da Siemens, portanto deve ser um tu cá tu lá com a Merkel, que por sua vez é tu, cá tu lá, com o Passos, e os três juntos ou separados, não me vão deixar apodrecer  por lá.

Fico muito contente por saber que continuas com os teus negócios agrícolas de vento em popa, lá conseguistes que a tua região (que no fundo é a minha) fosse classificada como zona demarcada de aguardente, e poderes usufruir dessa classificação para melhor preço e escoamento dos teus vinhos e aguardentes, a propósito fui ao Corte Inglês para comprar uma garrafa da tua aguardente e pediram-me 50 euros, não achas que seja um pouco exagerado este preço? há é só para Gente de posses1 também sei que recebestes uma boa maquia da plantação de pinheiros naqueles terrenos que não serviam para nada, continuas um espertalhão, é assim mesmo, o dinheiro na tua mão está melhor que para pagar aos Funcionários Públicos, que são uns mandriões, mãos rotas e gastadores, alguns quem sabe, gastam-no nos teus vinhos e aguardentes, são uns borrachões estes Gajos.

Sei que tens andado a lutar por  um subsidio para a tua aguardente, com a desculpa que o produto leva uns anos a envelhecer nos cascos de carvalho, nada mais justo meu amigo, quem não pede não mama, mas olha, com essa de despedir funcionários vê lá se não vão á vida alguns daqueles ligados á agricultura, e que tão bom trabalho têm feito em especial nas avaliações dos subsídios para arranque e plantação da vinha, ou na plantação dos pinheiros que tanto jeito te tem dado, não fales muito alto porque se os gajos dos Jornais te começam a investigar, nem a Merkel te salva.
Também andas com a mania da construção do novo aeroporto, dizes que a Siemens ajuda, olha que o Sócrates caiu da cadeira muito por culpa dessa mania das grandezas, não faças muitas conversas sobre isso senão ainda te cai algum avião na cabeça.

Para terminar que a conversa já vai longa, queria pedir-te um favor, como sabes a grande maioria dos meus Amigos são ou foram Funcionários Públicos, resultado de muitos anos na função, e como temos umas coroas que sobraram das compras de Natal estávamos a pensar organizar um banquete, uma coisa assim em grande, como tens lá na quinta dois salões que costumas alugar para estes eventos, era para ver se fazias um preço assim em conta para a Rapaziada, não tenhas receio que nós pagamos, somos só Funcionários não somos Políticos, convidava-te para nos fazeres companhia e aproveitavas para esclarecer bem essa tua ideia de despedir 100 ou 200 mil  porque entre estes dois números há uma pequena diferença de 99.000 Homens e Mulheres, podíamos até falar de coisas como organizar o Estado, que está aos frangalhos, acabar com as empresas Municipais, que só serviram para lá enfiar os amigos, Institutos Públicos e Fundações,  e toda a corja que vive á grande e á Francesa á sombra destas instituições, há! também podíamos falar dos subsídios á Agricultura, que são um grande filão, e que conheces bem! Enfim como não paga imposto falávamos de tudo e de nada, mais para passar o tempo que outra coisa, pois já temos um governo que está ocupado com tudo isto que aqui estou a falar, e que se está a sair muito bem, como sabes!

3 comentários:

Tintinaine disse...

Que susto me pregaste!
Quando comecei a ler, julguei que era a mim que estavas a apontar o dedo.
Por acaso, não assisti a essa conversa nem li nada sobre o assunto, nem tão pouco conheço este melro.
Mas parece que não se tem safado nada mal, pelo que contas.

Observador disse...

Tintinaine, está descansado que tenho muito onde bater antes de chegar á tua porta, aliás só sinto aquela pica se der porrada em quem tem poder, o que no teu caso se vai limitando ao poder da palavra e da escrita, o que já não é nada mau nos dias que correm, e que aliás sabes fazer muito bem.
Somos do tempo em que só havia um caminho a seguir, e quem não o quisesse utilizar, estava feito ao bife, hoje podemos discutir ideias e projectos, e não é pelo facto de alguém pensar falar ou escrever diferentemente de mim que me chateio, a não ser que esse alguém tenha poder, como é o caso deste melro como lhe chamas.
Pois o melro é presidente do grupo Siemens em Portugal, é um milionário nascido em berço de ouro ali para os lados da Lourinhã, nada me move contra a sua riqueza ou pelo facto de ter nascido em berço de ouro, tanto assim é que nunca me dei ao trabalho de falar nesta avestenga, mas ao vir publicamente comparar o nosso País a uma empresa multi-nacional, aí deixou-me margem para o desancar, democraticamente como devem fazer as Pessoas educadas, quando falou que a tal empresa funciona bem com x funcionários e que o nosso Pais também podia funcionar com o mesmo número de servidores, leva-me a pensar que é a "voz do dono" que fala por ele, pois um tipo que dirige uma grande empresa, que trabalhou nos Estados Unidos, Áustria, Alemanha, que tem ele próprio uma empresa, etc. sabe bem que não pode haver este tipo de comparações, ora se o sabe, e vem dizer esta alarvice só pode ser a tal voz que é mais forte que a sua vontade ou sabedoria, isto de ter coluna vertebral na vertical não é para todos, e não é este o caso seguramente.
Um abraço

Albertino da Costa Veloso disse...

Ora aí está como, com ironia, se podem dizer coisas acertadas, dom que escapa a muita gente que, falando muito a sério e com convicção, se ocupa (e preocupa) a dissertar àcerca de conceitos errados ou no mínimo tendenciosos.
Um abraço e bom fim-de-semana.