segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

COMBOIOS A «DESCARRILAR»

Agora que eu estava a tomar o gosto ás caminhadas por Lisboa, querem ver que estes gajos me vão acabar com o gozo? tive anos que só lá ia em serviço, reformei-me e andei a ver como resolvia o problema de tantas horas para preencher, e encontrei aqui uma maneira de uma vez por semana apanhar o «dr. Cascais» aproveitar o desconto (enquanto não acabar) que fazem aos velhotes, e ir palmilhando essa Lisboa porca, mas ao mesmo tempo bonita.
Não costumo ir á Segunda Feira, mas hoje tinha consulta Médica em Oeiras, e como já me sinto como novo fui lá desistir da dita, e ao mesmo tempo aproveitar a viagem, até Paço de Arcos (que a gasolina está pela hora da morte) e dar a volta semanal pela Capital.

Logo á ida o comboio veio atrasado, já tinha validado o bilhete senão tinha feito uma retirada estratégica, assim aguentei e lá fui, no regresso a mesma coisa mas aqui pior, não havia comboios, dirigi-me aos seguranças perguntando-lhe se estavam em greve, que não, o problema é que não havia comboios, claro que perguntei se os teriam vendido para algum sucateiro, que não, estavam avariados, eles não estavam para muitas conversas e também não teriam as respostas, mas não é difícil adivinhar que após aqueles dois acidentes que aconteceram há dias, os gajos agora terão com medo que o próximo magoe alguém e não os deixam circular, como estão todos a cair de maduros está-se mesmo a ver que não demorará muito acabam com aquilo, porque dinheiro para adquirir novos já era.

Bem, mas a caminhada fez-se na mesma, estava com esperança de ver por lá os nossos «amigos da Troika, mas pegaram ao serviço tarde e nem rasto deles lá pelo Terreiro do Paço, segui até ao Castelo passei pelo Limoeiro, onde está uma árvore com raízes que davam para fazer uma casa como mostro aqui, subi até ao Castelo, passando pela antiga Escola do Amigo Valdemar Alves que labuta lá pela longínqua Austrália, desci a Costa do Castelo onde está o Chapitô, fui descendo até ao Poço da Cidade, onde encontrei o Funcionário da Merendinha que foi vendida aos Chineses mas que vai reabrir no mesmo ramo, Snack Bar depois de amanhã, para a semana lá estarei na reinauguração, (se ainda houver comboios) passei junto á Igreja de São Domingos, que agora tem uma verdadeira guarda de honra á porta, hoje eram quatro Romenos e Romenas.

Somos de facto um Povo de brandos costumes, primeiro os arrumadores de carros, que enxameiam as Vilas e Cidades, agora são estes grupos de Romenos e Companhia Limitada., que abancaram junto das Igrejas, e nós lá vamos aguentando com um sorriso, e umas moedas, não vão os gajos riscarem-nos o carro, ou estes fazerem ainda pior, ainda não há muito que recebi um E-Mail a falar destes pedintes Romenos que estão um  pouco por toda a Europa, e que serão comandados por verdadeiros patrões do crime organizado, enfim coisas da modernidade, falta pulso a quem manda, mas também nós devíamos de zelar mais para que isto não se transforma-se numa «Republica de Bananas».
 

4 comentários:

Edum@nes disse...

Os comboios a descarrilar
E a gente a pagar as favas
Por causa da canzoada que não pára de ladrar
Muitas coisas andam descontroladas
E sempre assim irão continuar!

Por mais quanto tempo
Teremos que os aturar
Aquele a maldito casamento
Fragilizado continua a durar!

Só serve para praticar o mal
Nada de bom sabem fazer
Só visto em Portugal
Que mais nos irá acontecer?

Boa noite para ti amigo Virgílio,
um abraço
Eduardo.

Valdemar Alves disse...

Fiquei maravilhado com as fotos... E pelo que vejo a minha velha escola (rejuvenescida e pintadinha de fresco) está à venda... Gostaria era de saber quem serão os felizardos que ficaram com a minha sala de aula... Também verifico que a velhíssima àrvore junto ao Limoeiro anda bem alimentada. Em tempos idos, havia ali uma guarita da GNR que afastava os fregueses da taberna em frente, de a utilizarem como urinol... Gostei também de vêr a Costa do Castelo (onde vivia um amigo dessa mesma escola a quem durante uma zaragata entre miúdos ficou sem uma vista) e a entrada daquela que para mim é uma das Igrejas mais bonitas de Lisboa... Quanto aos pedintes romenos, estes só existem porque a falta de informação aliada ao autruísmo dos portugueses assim o permite. Se ninguém lhes der "esmolas" seguramente que irão pregar para outra freguesia... Da minha parte os meus agradecimentos Virgílio. É sempre saudável começar o dia com fotos do meu Bairro.

Tintinaine disse...

Deus te conserve as perninhas para continuares a visitar Lisboa e reportar aqui aquilo que vais observando.
A gente agradece. A ti e a Ele!

António Querido disse...

Boa reportagem, boas pernas, boas fotos e má gerência da CP, com as vias férreas a desviarem os comboios por ribanceiras e uns contra os outros, enfim...É o Portugal moderno!