quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

O Cinquentenário da Sagres

Ontem o Navio Escola Sagres fez 50 que está em Portugal, embora tenha sido construído em 1937 na Alemanha, só em 1962 Portugal o adquiriu ao Brasil, para substituir a velha Sagres de boa memória, pois lá estive uma temporada quando fiz o I.T.E. na minha estadia na Armada, nesta que agora está de parabéns só lá entrei uma vez em visita de estudo estava ela ancorada na Base do Alfeite, já lá vão 47 anos, como dias de aniversário são sempre muito concorridos, pensei passar hoje por Alcântara onde está ancorada para tirar umas fotos e mostrá-las aqui em especial para a Rapaziada que andou pela Armada e que tem este bonito Navio como referência.

Pois queria tirar fotos mas nem sombra da Sagres vi. Apeei-me na Estação de Alcântara, segui até o mais próximo que pude do Rio, ( as vedações não permitem que um gajo esteja muito perto da água) olhei para a esquerda e direita e nada, dirijo-me a um Varredor que por ali andava se me sabia informar onde estaria o Navio, o Homem que não dizia uma palavra de Português ao fim de algumas tentativas apontou-me para um local onde se viam uns mastros, ainda era lusco-fusco e á distância não dava para ver que Navio era, dirigi-me para lá agradecendo a informação, e quando me consegui aproximar para aí uns 100 metros do Navio, deu para ver que não era a Sagres, como se pode ver nas fotos é maior e a bandeira que vi na Ré, embora meio enrolada pareceu-me ser a Espanhola, assim desanimado e cabisbaixo, lá fui caminhando mas de Sagres nem sombra, não sei o que se passa comigo, mas não acerto uma.

Vi entretanto ancorado próximo o Príncipe Perfeito, não o Paquete que tantos Jovens transportou para as Guerras em África, muitos só com viagem de ida! mas este um veleiro comprado á França em 2001 com o nome de LARS TORE, construído em 1949 e reconstruído nos nossos estaleiros Navais e rebaptizado de Príncipe Perfeito, serve para dar uns passeios pela Costa do Estoril tanto quanto consegui saber. Serve esta informação para recordar a nossa antiga Sagres no meu tempo Santo André e que ao contrário deste que agora falei, não houve o bom senso de preservar esse Navio, está neste momento no Porto de Hamburgo na Alemanha como Navio Museu e com o nome de RICKMER  RICKMRES, mostro uma foto deste Navio, para quem não conhece, é o Veleiro Verde com a linha de água a vermelho, (ou aparentado pois sou daltónico e não é de fiar quando me refiro a cores), se por acaso algum Leitor/A for a Hamburgo vá fazer uma visita ao Navio, que merece a pena.

Caminhei depois por essa Lisboa, tendo passado por Santos, Bairro Alto, desci as Escadinhas do Duque até ao Rossio, abasteci na Praça da Figueira, desci até ao Rio passando pelo Terreiro do Paço e daqui ao Cais do Sodre, onde embarquei no «dr. Cascais» até Paço de Arcos.










5 comentários:

Tintinaine disse...

A fotografia da Casa do Alentejo suponho que é para desafiar o Eduardo a soltar a língua. Acertei?

Edum@nes disse...

Bom dia Amigo Virgílio, estou chegando ao "cais" do Observador. Nunca será demais desejar para ti um louvor. Porque bem o mereces e para que não te esqueças que o Alentejo tem valor!
Colocaste a imagem
Mas, não falaste do Alentejo
Não tiveste tempo ou coragem
Para ti, um bom dia desejo

Com medo do calor do sol ardente
Só junto da casa passares
O Alentejo, terra de boa gente
Que vai dizendo as verdades com seus cantares.

Foste Fuzileiro
À procura do navio escola Sagres andaste
Correste o cais inteiro
E dizes que o não avistaste.

Depois de ter lido e feito as minhas criticas, ao teu trabalho merecedor de ser louvado como acima referi.

E para terminar:
Remando vão os remadores
Barca de grande alegria
O patrão, que a guiava
Filho de Deus se dizia.

Bom fim de semana.
Um abraço
Eduardo.

Observador disse...

Acertas em cheio, Tintinaine, embora tenha outros Amigos Alentejanos, foi dele que me lembrei quando disparei a máquina para tirar uma foto á Casa do Alentejo, e ei-lo aí com a sua prosa, não falha, é mais certo que o Carteiro, pois este em dias de chuva não sai do casulo, e o Eduardo aparece com chuva, sol ou geada.
Um abraço
Virgílio

Edum@nes disse...

Tiro certeiro,
Tintinaine, acertou
Mais pontual que o carteiro
Eduardo, com chuva, sol ou geada apareceu
De imediato respondeu
O Virgílio aceitou!
Entre amigo, o que aconteceu
Nenhum deles prejudicou!

Edum@nes disse...

Tenho andado a pensar
Será que o Virgílio é caçador?
Parece uma arma no ombro transportar
Talvez, seja para se defender dalgum
falso pregador?
Seja para o que for
Ele saberá o que anda a fazer
A vida tem mais valor
Vamos esta crise vencer!

Bom domingo.