terça-feira, 20 de setembro de 2011

Esclarecimento a Anónimo de Vila Verde


Fui mais uma vez até Vila Verde, desta não tive Companheiro de caminhada (foi fazer uma boa acção) pelo que após o cafézinho da ordem no Victor, fiz-me á estrada e caminhei  pela Serra de Montejunto, regresso a casa fazer mais umas pinturas e caiar o telhado, hoje final mente não havia vento e lá aconteceu, estava a ver que o Verão acabava e não fazia este trabalho que me dizem serve para as telhas não ganharem musgo, está feito, ontem foi guardar a lenha para o Inverno que se aproxima, e por agora chega.
A pequena Capela que mostro numa das fotos, é dedicada a São João Baptista, e fica no alto da Serra de Montejunto, conhecida também por Serra da Neve.
As outras duas Edificações em pedra e sem reboco ou pintura, são um antigo Convento e a Capela da Srª das Neves, também no mesmo local.

Mas queria falar aqui sobre um comentário que foi feito por um Anónimo na última mensagem que escrevi sobre a Terra, faço-o porque quero esclarecer alguma coisa que não terá ficado esclarecido na tal mensagem e ainda porque julgo saber quem é o Anónimo, e, quero esclarecer algumas coisas, para que não restem duvidas das minhas intenções, quando escrevo sobre a nossa Terra.
Quando escrevi sobre as barras azuis na Igreja não foi para criticar estas, tentei fazer um trocadilho com a cor do Céu julgando ter alguma piada, já vi que não é o meu forte o humor, mas se repararem numa das fotos tiradas ontem á tarde verão a semelhança com a cor do céu, mais não digo porque não quero entrar num campo que não é o meu.

Não é verdade que a instalação feita por mim tivesse uma lâmpada de 50 watts, a armadura da mesma só admitia lâmpadas de 25 watts aliás julgo saber que florescentes só havia de 20-25-40 e 60 watts ao tempo que a instalação foi feita, hoje há lâmpadas de baixo consumo das mais variadas, pelo que fizeram muito bem colocar uma dessas, o relógio que instalei não era o melhor sistema, pois tinha que se alterar a hora de ligar no Verão e Inverno, como também não é o melhor aquele que me dizem que instalaram agora, a célula foto-eléctrica (julgo ser isso embora o nome que lhe dão não seja esse) de facto a E.D.P. que tinha a quase totalidade da iluminação Pública com esse sistema retirou-o de quase todo o Pais com excepção de pequenos Localidades, pois quando o tempo escurece mesmo de dia em especial no Inverno, a iluminação acendia e optaram por «telecomandos» por ondas radio-eléctricas para acender e apagar. Repito o que escrevi na outra mensagem, a luz apagava á uma da madrugada, não estava toda a noite acesa, esta opção não foi minha como devem calcular.

As casas que ficaram na fotografia da rua de São Pedro, já foram  retiradas, não percebi os receios, mas é defeito meu, fica a casa e a foto do meu Amigo, que não tem esses problemas, e os Familiares que vivem longe gostam, quanto á foto da Igreja não me merece mais nenhum comentário, considero de todo infeliz a referência que faz. Agora o muro, pois é do muro que se trata, o resto foi apenas para encher espaço, diz-me ( e não precisava de o fazer,  o que agradeço )  que o seu custo será de 8.000 contos, e que a pintura terá custado 10%  desse valor, há aqui outro equivoco, eu não estou contra a pintura, muito menos contra as barras azuis que considero de bom gosto ( e fiquei a saber que esta cor era típica da região, julgava eu que era típica do Alentejo, já aprendi alguma coisa com o comentário, mas dizia que gosto da pintura, mas o que me desespera é outro Inverno sem muro, ou algo que segure as terras, não sabe mas esclareço que o sumidouro que está junto ao «defunto» muro fica obstruído com as terras que caem, pois são terras soltas, foi lugar de enterro noutros tempos,  e  a àgua vai estrada abaixo e entra-me dentro de casa como já aconteceu, felizmente que tenho um Vizinho que vai estando alerta e sempre que chove muito, e eu não estou cá, lá vai ele verificar se entrou água em casa, como pode ver pela foto, a estrada foi construída mais alta que a casa, (esta já existia há muito) e transforma-se num rio, quando os sumidouros não dão vazão á água.


Para terminar, só mais uma palavra no que respeita àquilo que diz: que gostaria que eu promovesse mais a nossa Terra, e para eu falar do que ela tem de bom, já vi que acha que não me tenho saído bem, paciência, mas pode/m crer que tenho feito o meu melhor, gostaria muito de poder  comprar um comprimido quando me dói a cabeça, e tenho que me deslocar ao Vilar,  levantar dinheiro ou fazer um pagamento no multibanco, idem, abastecer a viatura, igualmente, ou então como sou um sexagenário, ter um Centro de Dia, mas como não tenho nada disto, fico triste, provavelmente já terei escrito sobre isso e dirão que estou a dizer mal, são maneiras de ver diferentes, estou simplesmente a dizer a verdade, é certo que pouco tenho contribuído para que as coisas fossem doutra maneira, mas a vida levou-me para outras paragens, de qualquer modo estarei sempre disponível para dar a minha colaboração quando para isso me for solicitado independentemente de quem a solicitar, ao afirmar que vejo tudo negro, olhe que não, veja bem o que tenho escrito e mostrado, e vai ver que não.
E mesmo para terminar, diga-me em que foro divulga a nossa Terra, que terei todo o gosto em visitar, já que eu falhei rotundamente como divulgador da nossa terra, pode ser que aí aprenda alguma coisa, fico á espera. Se quiser de deixar de ser Anónimo, tem o meu E-mail aqui no perfil, fique bem.

6 comentários:

Edum@nes disse...

Caiaste o telhado,
As paredes também
O Verão está acabado
O Inverno ai vem.
Vila Verde, Montejunto
Tua Terra Natal
Guarda bem o presunto
Para comeres não faz mal.
Fizeste mais uma caminhada
Pelas serras lá próximo
Evita de andares pela estrada
Não faças muito esforço!
Continua, não pares
Para não ficares gordo
Não faças disparates
Caminhar é um gozo?

Boa caminhada até Dº. Abade,
Um abraço
Eduardo.

Anónimo disse...

Olá Virgilio! continua, ignora os comentários negativos por vezes são despeitosos.Eu divirto-me com eles. Tua Amiga

Anónimo disse...

E mais acrescento que essas pessoas nem sequer têm inteligência para te igualarem. Tua amiga Um Abraço

António Querido disse...

Estou d´acordo com esta tua amiga que tamb entrou como anónimo, é um direito que a pessoa tem, quando aceite pelo dono do Blog, mas na minha opinião quando se trata de críticas destrutivas, é sempre um coelho escondido com o rabo de fora!

Edum@nes disse...

Nada tenho a ver com isso,
Quase adivinhava o anónimo
Não acredito no feitiço
Ser feliz e viver sem ódio!
O amigo António tem razão
Responde com teu reportório
E aproveita a melhor ocasião!
Responde também no anónimo
Para que ninguém fique a saber quem são!
Abraços para todos sem anónimos
Eduardo.

Anónimo disse...

Esta amiga (anómima) para ele, vai deixar de o ser a partir deste momento.(Para ti Virgilio que nos reencontramo-nos ao fim de 40 anos +- um Grande Abraço. PS Fico a aguardar a tua visita. Será que pode ser este fim de semana?