segunda-feira, 18 de novembro de 2013

CAMINHANDO, AO AMANHECER

Para variar hoje não vou criticar nada, assim os mais sensíveis podem ler á vontade a mensagem, que só vão ler coisas positivas, bebi esta boa disposição na mesma torneira em que o Governo se abastece, é só saúde, boa disposição e dinheiro para os tremoços, o Povo em que me  incluo, não necessita de mais nada para andar-mos com um sorriso de orelha a orelha, vem este introito a propósito de alguns Amigos andarem um bocado insatisfeitos com as minhas «crónicas de levantar alguma lebres» isto é, ir observando algumas coisas que deviam ficar no «segredo dos Deuses», tenho muita pena de os decepcionar, acontece que no primeiro dia que escrevi num blog, já lá vão alguns anos, alertei que: "Sou pessimista militante" entre outros defeitos que constam do meu perfil, e não vou mudar, aliás não era capaz de mudar, é impossível observar algo que mexa com todos nós e ficar calado.

Assim, como ontem escrevi no Facebook estive em Vila Verde e estando lá e não tendo parceiro para caminhar, (o Vicente está de «espinhela caída» que o impede de dar á perna, vê lá não te habitues a ficar no sofá que isso só faz azia, cura-te depressa que na próxima ida aí tens de estar fino) dizia quando caminho só, invariavelmente faço-o no Montejunto, e hoje não fugi á regra, cheguei junto á casa do guarda ainda lusco fusco, fui andando e desta vez fiquei surpreendido por ver muitas aves, não sei o que se terá passado para hoje aparecerem tantas e diversificadas, ao contrário do habitual, ainda bem pelo menos não ando só.
Ainda não tinha visto cogumelos, hoje estavam lá alguns á minha Espera, e não os deixei defraudados, trouxe-os comigo, e daqui a pouco a «Patroa» vai prepará-los para o jantar.

Nesta caminhada aproveitei para apanhar umas ramagens que habitualmente nesta época de Natal costumo usar nas jarras cá de casa, mas a coisa está a ficar pobrezinha, encontrei poucas e de mau aspecto, há quem pense que se trata de azevinho, mas não, esse é protegido e não se pode apanhar, pois está em extinção, por falar em Natal já tenho a minha Árvore aqui na rua iluminada, como moro num local elevado, habituei-me, primeiro a montar uma estrutura no ponto mais alto, mais tarde com uma ameixeira aqui mesmo á porta com tamanho já razoável comecei a fazê-la aqui, entretanto os anos foram passando, a ameixeira envelheceu, e só ficou praticamente o tronco, agora ressuscitada mas ainda pequena já levou a iluminação, a que fica dentro de casa ainda não está, porque é o meu Neto mais novo que a vai decorar, e espero que durante a semana passe por aqui para a montar e decorar..

Como se vê ainda não critiquei nada até agora, o que não deixa de ser um quase milagre, então aqui vai, já escrevi sobre o assunto mas volto á carga, foram cortados a eito os grandes pinheiros na vertente Sul da serra de Montejunto, que foi atingida há mais de um ano por um incêndio, acontece que havia vários pinheiros que embora tivessem sido «lambidos» pelo fogo na base,  devido á sua grande altura a parte superior manteve-se intacta, aliás como se pode ver na grande montanha de ramagem que lá está, ainda mais verde que as camisolas do Sporting, ora passados 14 Meses após o fogo, é sinal que ainda estariam ali para as curvas, e o que mais me intriga, é terem levado os troncos, e que troncos! (que a esta hora já estão a ser vendidos como tábuas, barrotes, ripas e outras miudezas), e terem deixado as ramas, quem sabe á espera que alguém lhe pegue fogo, para não terem trabalho de as transportar dali, é apenas suposição minha, mas aqui há mistério!
Na nova Escola lá continuam a encher placas de betão, cada visita que faço, lá estão camiões- betoneiras uns atrás dos outros a descarregar betão, já sei entretanto que afinal não é uma Escola mas sim um Bunker que estão a construir para o caso de uma guerra atómica os Vila-Verdenses terem abrigo, pois como raça apurada que somos não nos podemos extinguir! Vamos ficar cá para semente!

5 comentários:

Tintinaine disse...

Cuidado com os cogumelos!
Tens a certeza que os conheces bem?
E como é que aconteceu isso ao Vicente? Andou a levantar pesos que não devia?
Que melhore depressa para te fazer companhia são os meus votos.

Observador disse...

Tintinaine
Os cogumelos conheço-os bem, mas com as falsificações que andam por aí nunca se sabe, a A.S.A.E. devia andar no terreno para ver se são mesmo genuínos.
O Vicente está com problemas nas cruzes, mas parece que a coisa já é crónica e de vez em quando dá-lhe forte, mas passa depressa!
Obrigado
Um abraço

Isabel disse...

Nos tempos que correm, estar a construir uma escola desse tamanho, até parece coisa impossível... talvez seja mesmo aquilo que dizes. Falando mais a sério, sabes que tipo de escola é essa? creche, primária, secundária? Ou será mesmo uma universidade? Bjis

Observador disse...

Isabel
Como sabes eu sou praticamente uma ave de arribação, vou e volto, não me demorando muito, pelo que não tenho informação privilegiada, mas pelo volume da coisa, pelo tempo despendido, e o custo previsto (que não o definitivo) mais de dois milhões e seiscentos mil Euros, diria que tem todas as valências, desde Berçário, passando por Creche, Escola Primária e Liceu, Universidade, Centro de Dia, Lar, e quem sabe Crematório, digamos que serviço completo!
Beijinhos

Edum@nes disse...

Caminhando, ao amanhecer
De manhã se começa o dia
Faz bem, não o deixes de fazer
Viver bem com saúde a alegria.

Melhor na relva
Ou na estrada de terra batida
Para não castigar a coluna
Dar mais qualidade de vida.

Pessimista militante
Fazem parte do teu perfil
Deste mundo, passageiro caminhante
Que se torna cada fez mais difícil!

Boa noite para ti amigo Virgílio,
uma abraço
Eduardo.