quinta-feira, 29 de agosto de 2013

PORQUE ARDE PORTUGAL?

É certo que não sei dar resposta ao titulo com que encimei esta mensagem, mas tenho as minhas ideias, que não quero guardar só para mim, assim, regresso ao inicio dos anos 60 do século passado, e recordo que nesse tempo já havia fogos, Florestais, em Cearas, ou Habitações, sempre ouve fogos, e não é possível evitar todos, mas isto que tem acontecido no nosso Pais parece-me ser demais, haverá interesses, fala-se em madeireiros, pastores, caçadores, lojas de venda de materiais contra incêndios, alugueres de meios aéreos etc. mas de concreto e pelas noticias que nos vão chegando sobre os indivíduos que vão sendo apanhados, a grande maioria, é o álcool  o culpado, ora antigamente dizia-se; "se queres conhecer um amigo, embebeda-o" se o ditado está correto, quer dizer que os gajos que incendeiam o País, já são pirómanos encartados, só lhe falta a coragem que o álcool lhes oferece, assim sendo, o melhor é as nossas Policias começarem a distribuir pinga selectivamente, hoje aqui, amanhã ali, e depois ficar com olho nos copofones, vai ser uma limpeza.

Mas voltando ao tempo da outra senhora, comparando o incomparável, diria, que os terrenos eram na sua grande maioria cultivados, e em consequência limpos, havia a obrigatoriedade de limpar cursos de águas, que atravessassem as propriedades, hoje o mato ocupa grande parte daquilo que conheço, e que é a minha região, e aquela onde habito, devido á falta de limpeza o que acontece é que o incêndio se espalha com mais facilidade visto não ter barreiras a impedi-lo, mas não será essa a razão dos fogos, estes acontecem por maldade, ignorância ou descuido, e depois encontra o terreno propicio à sua propagação, é certo que os meios de combate de hoje nada têm a ver com os de antigamente, na minha Terra quando havia fogo vinha um autotanque dos Bombeiros de Alenquer, distante cerca de vinte quilómetros, com curvas e mais curvas, que nunca mais acabavam.

E era sobre o combate ás chamas que gostava de deixar dalgumas palavras, é certo que no meu tempo não havia televisões para andarem  a mostrar as desgraças alheias, aquilo até parecem abutres, cheira-lhes a sangue e aí estão eles, mas tem as suas vantagens, esta sofreguidão de noticiar desgraças, vemos nas imagens que nos são mostradas, «montanhas» de gente a observar os incêndios, e os Bombeiros no seu combate, ora antigamente quando os «Soldados da Paz» chegavam, muitas vezes já o Povo tinha debelado o fogo, ou na pior das hipóteses tinha-o circunscrito, evitando males piores, recordo que no fogo do Moinho do Albino cheguei a casa com as costas todas furadas dos pingos de alcatrão que me caiam em cima, pois a cobertura (Capelo) do Moinho estava em chamas, mas salvei bastante trigo e farinha, e não fui só eu, velhos e novos toda a gente fazia alguma coisa, agora são simples expectadores, e só os vejo actuar se for a sua própria casa, quando esta está em perigo, devido muitas vezes há falta de limpeza pois têm mato até á porta.
Algo tem de mudar rapidamente, se ainda queremos continuar a respirar com alguma qualidade.

4 comentários:

Tintinaine disse...

Também eu fico com os olhos arregalados a olhar para os espectadores dos incêndios e especialmente para aqueles artistas muito bem fardados e de boina a imitar os fuzileiros que aparecem a cagar leis sempre que a televisão lhe aponta a câmara. Não deveriam ajudar os bombeiros a arrastar as mangueiras ou de qualquer outro modo?
Não querem sujar a farda e no fim esperam que alguém lhe ofereça uma medalha pelo seu esforço.

António Querido disse...

Sou do tempo que falas, e lembro-me perfeitamente que, quando um proprietário dum pinhal, precisava da caruma seca dos pinheiros para acender as lareiras, tinha que atar várias canas verdes aos pinheiros, para os vizinhos não mexerem, o mesmo acontecia com cavacos secos ou mato, tudo isso era aproveitado, agora com as mãos sem calos, já não se pode mexer nessas coisas, é mais fácil ligar o botão do gás, da eletricidade, aquecimento central,etc. O estado manda limpar as matas dos particulares, mas não dá o exemplo, nem comparticipa para a despesa das máquinas, tudo isto é muito complexo meu amigo, enquanto houver mentes como aquela: Ai trocaste-me por um bombeiro, vou atear fogos por tudo quanto é sítio. Tenho imensa pena dos nossos bravos bombeiros e das pessoas que perdem os seus bens.
Daqui te envio o meu abraço

Edum@nes disse...

Portugal está a arder, por que não deixam trabalhar os bombeiros. Eles, os bombeiros estão treinados para combaterem os incêndios. Todavia, aqueles senhores de boina na cabeça bem colocada, deveriam ir como refere o Tintinaine, cagar leis para longe dos incêndios porque só atrapalham o trabalho dos bombeiros. Quanto mais poder têm para mandar mais impedem o trabalho de quem foi treinado para o executar eficazmente. Quanto à limpeza das matas, uns têm a obrigação de fazer, não o fazem, outros querem fazê-lo, mas os ambientalistas não os deixa fazer.
"Um polícia disse para um indivíduo, o senhor está autuado, perguntou ele, porquê senhor guarda, por causa do seu cão, mas eu não tenho cão. Respondeu o polícia não tem mas devia ter"!

Boa noite para ti amigo Virgílio,
um abraço,
Eduardo.

Valdemar Alves disse...

De acordo com o Tintinaine. Parece que agora é moda usar boina à Fuzileiro... Na minha opinião isto de andar a brincar com a natureza tem que se lhe diga e acho que devia sêr proibido plantar àrvores estranhas ao solo português... Qualquer dia também começam a criar Koalas em Portugal... Para o ano a saga continuará!