quinta-feira, 1 de agosto de 2013

OUTRA VEZ AS COREANAS

Pois é, hoje temos novamente Coreanas, as minhocas assim chamadas, não sei se por serem naturais das Coreias, ou se será alguma alcunha, ainda não investiguei a origem do nome, ma isso  agora não interessa, então foi assim, no passado Domingo fui comprar mais um pacote das ditas na espectativa de no dia seguinte ter cá os meus Netos, e ir com o mais velho á pesca, afinal este agora dedica-se a outro tipo de «pescaria» é mais do tipo «garoupa» e é pescada noutros Mares mais terrenos, (fazes bem, aproveita que a vida são dois dias), e assim deixou-me com as Coreanas na mão, ou melhor no frigorífico, visto que ainda ontem cá esteve comigo, mas pesca foi chão que deu uvas, lá foi de tarde «pescar» mas sem isco, ou melhor sem isco de Mar, e assim, ontem ao fim do dia fui ver ao frigorífico se as minhocas ainda respiravam, e notei que estavam tristes e se as deixasse ali mais um dia iam desta para melhor.

Assim para evitar a mortandade que se avizinhava, hoje pelas seis e tal da matina arranquei direito ao Guincho para dar utilidade ás Coreanas, e assim foi, vou poucas vezes á pesca, e por norma trago a grade, hoje não sei se foi por as minhocas já estarem mais para lá que para cá, assim que estas caíam na água, tinham logo um peixe de boca aberta á sua espera, foi de tal maneira que em pouco mais de meia hora, acabei com as minhocas, e trouxe meia dúzia de peixes: sargos e um bodião, nada mau.
 
Entretanto esta viagem estava programada para no caminho de regresso que previa por volta das nove horas, passar pela loja Decathlon próximo de Alcabideche, para comprar calçado, afinal mesmo aproveitando para fazer uma caminhada pela zona do Guincho, ainda eram pouco mais de oito e meia e já estava despachado, embora ainda tenha ficado por ali parado um pouco para ver se via passar algum carro da Câmara de Cascais para lhes dar nota dum animal que vi acabadinho de ser atropelado e morto, e que me pareceu ser um Ginete, mas como não passava nenhum fui á minha vida.

Como o meu forte não é fazer cera á espera do que quer que seja, arranquei direito á Malveira da Serra, na ideia de passar por outra loja da Decathlon que há ali na zona de Mem Martins, mas a coisa não correu bem, desde que fizeram obras de novas estradas na zona do Autódromo do Estoril, passei por lá três vezes, e destas enganei-me na estrada que pretendia ir por duas vezes, é obra, e hoje foi uma delas, claro que desatinei comigo por estar cada vez mais parvo, e não andar com atenção na sinalização, e assim em vez de estrada passei por auto-estrada (paga e não bufa) mas de qualquer modo ainda fui desaguar no IC19 como pretendia, só que já ia em brasa por causa do engano e fui logo direito a casa, e vou aguardar uma próxima oportunidade para me deslocar á tal loja, ou a outra que o que não falta são sapatarias por aí.

4 comentários:

António Querido disse...

Falavas em coreanas e pensei que te andavam a perseguir, mas afinal é o contrário e pelos vistos o peixe graúdo gosta delas!
Quanto ao neto, está no tempo de não precisar de isco, lança a cana e estão-lhe no papo, o avô também já teve essa facilidade, agora é a vez deles, boa pescaria, boas caminhadas e boas fotos.
O meu abraço

Edum@nes disse...

Cada um pesca como sabe e pode. Em conformidade com as careanas de que dispões. Para a pesca das sereias não são precisas careanas. Basta ter habilidade e inteligência para as conquistar quando deitadas ou não na areia. Elas andam por todo o lado, à espera que algum pescador lance o anzol. De preferência jovem com certeza. Tem cuidado lá no Guincho, olha que as ondas são traiçoeiras. Não avisam quando chegam nem quais são as suas intenções. A distracção pode causar danos irreparáveis no pescador artista! E sem querer navegar na crista das onda gigante, que ninguém consegue parar!..
Boa tarde para ti amigo Virgílio.
Um abraço
Eduardo.

Agostinho Teixeira Verde disse...

Então, vamos às coreanas!
Não daquelas de olhos em bico
Que sem terem mamas
São um bom petisco
Para atrair a pesca
Pondo os pescadores disso
Numa grande festa.
A sua cor atrai e chama
O peixe para o isco
Pela cor se diz coreana
Não para fugir ao fisco...

Tintinaine disse...

No fim de tudo tiveste sorte com a pescaria e isso é que interessa.
Bodião não sei o que é, mas pelas imagens que mostras a pescaria vai ficar na história.