terça-feira, 11 de março de 2014

"IDA Á TERRA ATRIBULADA"


Vida de reformado não é pêra doce, para quem suspira que chegue a sua vez de arrumar de vez com o levantar cedo e deitar tarde, vão ver que ainda se vão arrepender, não, não estou a pensar na guerra que o actual governo tem feito  a estes, (aos reformados e aos que estão para o ser) estou a pensar no que um pobre reformado tem de se sacrificar para arranjar com que se entreter nas vinte e quatro horas que tem o dia, no que me diz respeito tem sido uma luta sem tréguas, nunca aprendi a fazer renda ou bordados, não tenha pachorra para fazer sala em cafés ou similares, não vou á bola nem ao chinquilho, no Verão não vou á Praia, no Inverno não vou á neve, na Primavera não faço colheita de flores silvestres, e no Outono estou desejoso que chegue o Inverno para me aquecer na salamandra, a melhor descoberta do século 15 (antes de Cristo)!


Mas que raio de conversa fui eu buscar agora? Há já me lembro, é que hoje fui arranjar lenha para a dita, mas o melhor é começar do principio: Saí ás 5h35, cheguei a Queluz de Baixo e vejo dois carros da Policia parados na faixa da direita, pirilampos acessos assim como os quatro piscas da ordem, há um Policia na rua junto aos carros, que ao ver-me aproximar me faz sinal para abrandar, devagar já eu vinha pois os carros eram visíveis á distância, reduzo ainda mais e chego á velocidade do caracol, faço sinal de ultrapassagem e passo, andei 50 metros e observo um dos carros que estavam parados arrancar em grande velocidade, encosto á direita pensando que este ia acudir a algum acidente, mas o carro para ao meu lado, abro o vidro dou os bons dias, (embora ainda fosse noite) e o Policia pendura sem se digar responder ao meu cumprimento, interpela-me assim,; senhor condutor, não viu o meu colega manda-lo parar?


Não, o que vi foi «mandar-me» ir devagar, mas era para parar diz o cívico, então as minhas desculpas, estarei a ficar gagá e já não distingo os sinais, o carro patrulha arranca, anda mais 100 metros e atravessa-se na estrada, mas que merda é esta? Os gajos vão-me barrar? Não camarada, estás sempre como o teu pessimismo latente, é que mais á frente havia uma batida de dois carros, então está bem, está bem o caraças, então os gajos não me podiam, deviam informar do que se passava, e dizer-me para inverter a marcha? Fiz marcha trás, ainda pensando que os homens viessem atrás de mim, pois não esqueço que a marcha atrás é uma manobra de recurso e eu fiz para aí 70 ou 80 metros assim, o outro Policia que estava na rua ainda olhou para mim mas não me fez qualquer sinal pelo que segui por uma caminho alternativo, comecei bem o dia, e eu que andava seriamente a pensar ir á próxima manifestação dos cívicos para os apoiar na sua justa luta, assim já tenho de pensar duas vezes, a arrogância com que continuam a demonstrar não me vai convencer a vestir a sua camisola, pergunto-me até, porque razão não estaria o Policia com uma lanterna a regular o trânsito? Pois era noite, e á noite todos os gatos são pardos, talvez a crise já não permita usar esse auxiliar luminoso!


O que é que um aposentado faz a uma hora destas? É a pergunta que farão, pois ia a caminho de Vila Verde, onde cheguei por volta das 6h45, direitinho ao Montejunto para a caminhada da ordem, finalmente ao fim de vários Meses consegui fazer o percurso de terra batida, já sem água ou lama a manietar-me, depois a descida e a visita ao Victor do Cafezada onde «matei o bicho» e de seguida mãos á obra, tinha uma nogueira no quintal que não dava uma para a caixa, devia ser brava, (agora está mansa que nem um cordeirinho) e tinha  sentença lida já algum tempo, mas com o trambolhão que dei o ano passado fiquei com a asa direita deitada abaixo, e para azar meu é a única que me serve para alguma coisa.


Tenho adiado a execução da sentença, mas de hoje não podia escapar, e assim foi, enchi-me de brios e lá vai disto que amanhã não há, foi bota abaixo, fica para  a próxima o cortar em pedaços que caibam na salamandra, o que me vai permitir não desembolsar uns Euros na compra de lenha para este ano, casa arejada e regresso a Vila Fria, e mais um dia ganho, no final do Mês o Passos irá dizer que estou  viver para além das minhas possibilidades e vai fazer-me mais um corte, que se lixe, já estou por tudo, desde que não me chateiem a cabeça, já passei bem pior e resisti, não vai ser este aprendiz de feiticeiro que me vai derrubar, como bem, mas sou de boa boca, se o gajo está convencido que me lixa pela boca está enganado, aprendi com os Alentejanos a sobreviver da terra, a conversa já vai longa fico-me por aqui.

4 comentários:

Edum@nes disse...

Vida de reformado não é boa,
Cada dia que se passa está mais próximo do fim da vida
É só isso que a toda a hora nos ouvidos me entoa
Quanto resto sei como passar o tempo sem correria.

Basta não pensar na canalha,
Que muito mal governa o país
Não tenho nenhuma tralha
Nem em cima nem debaixo do nariz,

Por isso faço tudo para não me chatear,
Porque se o não fizer
O prejudicado sou eu sim, e não se calhar
Por isso procuro sempre o melhor para viver.

Com quem se despede!
De uma triste despedida
Fica por cá a saudade
Com a morte acaba a vida.

O que é que adianta,
Andar tão preocupado com ela
É melhor não ter pressa
De idade da reforma porque a vida é bela.

Quem pensar ao contrário,
Pode ter a certeza de que está enganado
Cheguei ao fim deste meu comentário
Assim é a vida de um reformado!

Um abraço para ti amigo Virgílio.

Tintinaine disse...

Deixa-me dizer-te que a madeira de nogueira não presta para aquecimento. Arde em 3 tempos e só faz é cinza.
Mas se não dá nozes é melhor queimá-la. A minha também não dá, só serve de pau de bandeira. Daqui a 2 meses já vou içá-la para ver se nos traz sorte!

António Querido disse...

O relvado do teu quintal está um pouco alto, queres que leve aí as minhas ovelhas um dia, para aparar a relva?
São só 5€ à hora, muito menos que o GNR preso ao barão uma noite.

Observador disse...

Ó Amigo Páscoa, o meu quintal fica num ponto muito baixo, o chão é barro, e precisa pelo menos mais uma semana de bom tempo para se conseguir trabalhar nele, de qualquer modo o meu Hortelão, disse-me que para a semana já começa a tratar dele, mas isso não invalida que possas mandar não as ovelhas, mas algum borrego, que é bem vindo, tem espaço e comida com fartura. Um abraço