terça-feira, 31 de dezembro de 2013

FELIZ ANO NOVO

Final do ano, altura apropriada para fazer o meu balanço deste que chega ao fim, e que poderei salientar? Só coisas más? Talvez não, embora internamente essa seja a generalidade das opiniões já no plano externo aconteceu pelo menos uma coisa de grande significado, e que me apraz registar, refiro-me á nomeação do Papa Francisco, de facto para mim que há muito não frequento a Igreja, portanto talvez veja o fenómeno mais desapaixonadamente que os praticantes mais assíduos, vejo neste Homem algo que, ou muito me engano, ou vai ajudar a desanuviar algumas mentes mais fanáticas ligadas á Igreja Católica, e quem sabe trazer de volta algumas «ovelhas tresmalhadas» as primeiras ou mudam agora, ou vão perder o comboio definitivamente, quanto ás segundas, penso que serão bem vindas, assim sejam bem recebidas pelas estruturas locais, caso contrário, adeus até mais ver, bem haja ao Papa pela clareza de ideias e acções, sem meias tintas como era  norma nos seus antecessores.

Ainda no plano externo e pela negativa, a morte de Mandela, um lutador anti-apartheid, que na companhia de outros, como o Bispo Desmond Tutu, este menos badalado, mas também muito importante na transição pacifica da Africa do Sul, que se espera prossiga sem sobressaltos após o desaparecimento do primeiro, e a idade avançada do segundo.
Por cá, tenho-me esforçado até ao limite para ver se me recordava de algo de bom que se tenha passado, mas nada, só me saem duques, só me assalta a ideia dos fechos, não daqueles metálicos usados para fechar portas e janelas, mas fechos de Serviços Públicos

De facto, tem sido uma avalanche de «fechaduras» dos mais diversos Serviços, sejam na área da Saúde como Hospitais, Maternidades e 15 Centros de Saúde, são Tribunais, fala-se em fecho de 57 para o ano que começa amanhã, Escolas Primárias fechadas ou a fechar são 536 Lojas dos C.T.T são 205, Repartições de Finanças vão fechar ou já fecharam 40% , agora para terminar o ano em beleza foi o fecho da Loja do Cidadão dos Restauradores, aqui a razão apontada, foi o aluguer das instalações muito elevado.
 
Acredito piamente que assim seja, basta ver as rendas que o Estado paga por esse Pais fora de imoveis, quando os da sua propriedade estão ao abandono, em Lisboa há dezenas ou centenas nessa situação, então porque não usar um desses ao abandono, em vez de os deixar cair de maduros? Quem passou pelos Restauradores viu, como eu vi, filas intermináveis de utentes, sinal evidente que milhares de Pessoas ali acorriam para resolver os seus assuntos com o Estado, e agora? Vamos regressar ao antigamente que para tratar de algum assunto tinha de se visitar uma meia dúzia de instituições até acertar naquela que nos podia resolver os problema burocráticos  a que o Estado nos obriga?

 
 
FELIZ ANO NOVO, PARA TODOS OS AMIGOS,  LEITORES/AS E RESPECTIVAS FAMÍLIAS

4 comentários:

Tintinaine disse...

Não se pode negar que a lista de coisas negativas é de meter medo, mas há uma boa notícia que me vem à memória e é a melhor de todas, o nosso funeral não faz parte dessa lista.
Boas entradas e tudo de bom para ti e família!!!!!

Edum@nes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Edum@nes disse...

Amigo, tudo o que me desejas,
Para ti, também desejo
Onde quer que estejas
Vamos dizer adeus ao ano velho
E dizer ao Ano Novo bom dia
Tudo de bom para ti desejo
Muita saúde, paz, amor e alegria.
Abraços, amigo Virgílio
Feliz Ano Novo para ti e tua família.
Eduardo.

António Querido disse...

Cá está o rapaz da Figueira e a caminho da Páscoa!
Na rua das 22H às 2 da manhã, sei que não gostas, mas eu não posso ficar em casa e por isso não falhei, o São Pedro ajudou.
Abraço e boa continuação